Sapatos Roger Vivier: Obras de Arte

Quando você vê um sapato com um salto curvo ou um abotinado com salto Sabrina logo pensa que é uma novidade. Porém, essas ideias surgiram com o designer de sapatos Roger Vivier que começou o seu trabalho no de 1930. Vivier nasceu na França em 1907 e faleceu no ano de 1998.

O seu trabalho ganhou grande repercussão pelo mundo todo, os sapatos usados pela Elizabeth II na sua coroação no de 1953 são uma criação de Roger Vivier. Além da rainha outra personalidade que admirava o trabalho do designer era Christian Dior. Vivier criou vários sapatos para a grife de Dior e até hoje os seus modelos são referência para muitos estilistas.

Roger Vivier – Uma Vida Dedicada Aos Sapatos

O trabalho de Roger Vivier, desenvolvido ao longo de seis décadas, tem uma forte ligação estética com o século XVIII. Os sapatos criados pelo designer lembram muito os ornamentos desse século, porém, pertencem mesmo ao século XIX. A formação de Vivier foi na École des Beaux-Arts de Paris.

Foi no ano de 1937 que ele abriu o seu atelier próprio e começou a trabalhar com coleções destinadas a grifes de peso no mundo da moda como Delman, I. Miller, Rayne e Bally. Em 1953, Vivier, entrou para a casa Dior e trabalhou durante 10 anos em parceria com o costureiro. Essa época ficou conhecida como a época de ouro na moda do calçado.

Sapatos Roger Vivier

Sapatos Roger Vivier

Salto Inovador

Já comentamos no começo do texto sobre como os saltos diferenciados tem voltado a tona na moda, porém, isso não é uma tendência de hoje. Uma das principais marcas do trabalho de Roger Vivier é exatamente o salto inovador que pode ter a forma de rolo, vírgula, pirâmide, agulha, bola ou até mesmo caracol.

Uma definição interessante dos saltos de Vivier é de Marlene Dietrich que diz que o designer criou um salto delgado com uma ponta que atravessava uma bola de pedras falsas. Os saltos em forma de vírgula ainda são fabricados usando liga de alumínio ultraleve.

O Desenho de Roger Vivier

Em geral quando pensamos nos sapatos de Roger Vivier pensamos diretamente nos ornamentos, não é mesmo? Pois, saiba que para o designer o mais importante era criar a linha do desenho, ou seja, a forma. Para isso Vivier utilizava maquetes de papel como seus modelos.

Somente depois disso ele começava a pensar nos ornamentos e por isso mesmo o trabalho decorativo podia ser tão criativo. Em alguns modelos é possível observar saltos com tufos de penas ou mesmo com bordados de pérolas. A criatividade de Vivier para criar lindas peças sempre ultrapassou o limite do convencional.

Sobre isso o designer declarou uma vez “Os meus sapatos são esculturas. São criações tipicamente francesas, uma alquimia parisiense de moda”.

Criações de Vivier Para Famosos

O trabalho do designer de sapatos era tão inovador que foi difícil que não conquistasse os artistas e personalidades da época. Ao longo de sua carreira Vivier criou as sandálias douradas da Rainha Elizabeth II, os incríveis sapatos de Catherine Deneuve no filme “Belle de Jour”, os boots de John Lennon e de outras celebridades como Josephine Baker e Jeanne Moreau.

O Modelo Mais Famoso

http://7d9e480f619352218b43-8d9eebc612dac153bcc114457bd54adf.r27.cf1.rackcdn.com/wp-content/uploads/2008/08/viver1.jpg

Apesar de todas essas criações citadas acima o modelo de calçado mais famoso criado por Roger Vivier foi o scarpin com bico quadrado de salto de 4,5 cm e uma fivela de enfeite criado em 1965. Com certeza você já viu inúmero calçados que parecem com esse, não é mesmo? Todos beberam na fonte de inspiração e referência de Roger Vivier.

O modelo ficou mais moderno e passou a contar com saltos vertiginosos ou então se transformou em confortáveis flats, mas a verdade é que ainda se trata de um sapato elegante e com informação de moda.

Roger Vivier – O Retorno Aos Holofotes

Por algum tempo o trabalho de Roger Vivier se manteve esquecido, porém, em 2008 (10 anos após a sua morte) eis que as suas criações ressurgem. Bruno Frisoni e Inês de la Fressange resgataram esse trabalho e montaram uma loja em Paris para vender os calçados que voltaram a ser fabricados.

Para ver de pertinho os sapatos de Vivier você deve fazer uma visita ao endereço 29 rue du Faubourt Saint Honoré 75008, em Paris, França.

http://www.youtube.com/watch?v=6bBCimJEqsQ

Mostra do Trabalho de Roger Vivier

Os parisienses têm muito orgulho do trabalho de Roger Vivier e como prova disso realizaram uma mostra da trajetória do designer. A mostra que recebeu o nome de “Virgule, etc.. in the Footsteps of Roger Vivier” foi realizada no Palais de Tokyo. A exposição contou com um total de 140 modelos criados pelo designer que começou a sua carreira em 1930.

Modelos

Modelos

Durante a sua carreira Vivier despertou a admiração de Christian Dior, Yves Saint Laurent e outras personalidades do universo da moda. A grande contribuição de Vivier para a moda foi a criação dos saltos stiletto e virgule. Os sapatos de Vivier são considerados mais do que somente sapatos, são tidos como obras de arte uma vez que tem uma ornamentação incrível.

Ao todo foram mais de 60 anos atuando como designer de sapatos. Quando Vivier faleceu a maison passou para o comando de Bruno Frisoni. A embaixadora da marca é Inès de la Fressange. Dentre as celebridades dos dias de hoje que admiram o trabalho de Vivier estão Carla Bruni, Cate Blanchett e Nicole Kidman.

Roger Vivier – A Opulência Modernizada

Uma das principais características das criações de Roger Vivier é o visual opulento das peças que nos faz voltar ao século XVIII e aos seus exageros. Porém, Vivier nunca se esqueceu de que criava para o século XIX e por isso mesmo os seus sapatos tinham essa opulência modernizada.

Calçados que parecem obras de arte e até os dias de hoje influenciam o trabalho de novos designers. Roger Vivier construiu uma carreira de sucesso e grandes realizações, a sua criatividade e dedicação ao ramo dos sapatos o tornou um dos grandes ícones da moda.

Além de os sapatos serem muito bonitos também tem muita informação de moda e são verdadeiros clássicos para se ter no closet. Um investimento de moda que vale a pena e que você usará por muito tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • I really like your writing style, good info, thank you for putting up mytechnwp-includesimagessmiliesicon_biggrin” . “You can complain because roses have thorns, or you can rejoice because thorns have roses.” by Ziggy.

    elegant evening dresses 27 de dezembro de 2013 16:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *