Se você pensava que o par de sapatos mais caro do mundo é um dos modelos da grife Christian Louboutin ou do famoso estilista Manolo Blahnik, resposta errada. Os modelos adorados pela personagem Carrie Bradshaw no seriado Sex and the City são caros sim, mas são bem mais acessíveis a simples mortais do que outros sapatos que têm por aí. O preço de um par de sandálias do grande estilista francês não é nada se comparado com o Eternal Borgezie Diamond, uma criação de um designer de joias chamado Christopher Michael Sellis. A preciosidade foi desenhada para a grife The House of Borgezie.
Christopher Michael Sellis
O número 1 da nossa lista dos sapatos mais caros do mundo, criado por Christopher Michael Sellis é feito inteiramente a mão em ouro maciço e possui nada mais e nada menos do que 2.200 diamantes puros, somando 30 quilates. Essa maravilha custa em torno de 160 mil euros e, até então, é considerado o sapato mais caro do mundo. Não podemos afirmar se esse par de sapatos foi vendido ou não.
Harry Winston’s Ruby Slippers
Claro que, com um preço tão alto como esse, não podemos encontrar um outro par de sapatos, mas encontramos vários com valores absurdamente surreais, pelo menos para pessoas, digamos, normais. O nosso número 2 custa 2 milhões e 300 mil euros e é uma criação da grife Harry Winston’s Ruby Slippers, desenhado por Ronald Winston. Pelo menos nesse caso não se trata de um simples par de sapatos, Winston criou o modelo para comemorar os 50 anos de aniversário do filme O Mágico de Oz. Se trata de uma cópia dos sapatos usados por Judy Garland que eram feitos com paetês e que Ronald usou rubis para decorar a sua versão. Foram usados 4.600 rubis, cerca de 1350 quilates.
Le Vian
O nosso número 3 da lista dos sapatos mais caros do mundo, custa nada mais nada menos do que 1 milhão e meio de euros. É uma sandália da Le Vian, feita em couro prateado e decorada com mais de 200 quilates de várias tipos de pedras preciosas. Ela tem uma tornozeleira e somente para enfeitá-la foram usadas 185 quilates de pedras, sem falar, nos 28 quilates de diamantes utilizados para cobrir as tiras frontais.
Stuart Weitzman’s
Descobrimos mais um modelo que supera 1 milhão de euros, exatamente 1 milhão e meio de euros. O par de sapatos em questão foi criado por Stuart Weitzman’s e foi chamado de Cinderella Slippers. A sandália foi usada pela cantora Alisan Kraus, em 2004, e possui exatamente 565 diamantes cravados. A criação de Stuart pode ser admirada em um museu de Beverly Hills na Califórnia, Estados Unidos. Chegando ao valor de 1 milhão de euros, descobrimos mais um criação de Stuart Weitzman’s. O par de sandálias foi inspirado também nos sapatos da protagonista do filme O Mágico de Oz. Na decoração foram usados 642 rubis com um peso total de quase 124 quilates.
Manolo Blahnik
Agora chegando um pouquinho mais perto da “realidade”, dos milhões passamos para casa dos mil, não poucos, mas exatamente 11 mil euros. Estamos falando de uma bota preta de cano alto e salto fino criado por Manolo Blahnik, outro queridinho de Carrie Bradshaw. Manolo é reconhecido mundialmente pela sua capacidade de criar sapatos únicos, e também, pelos preços altíssimos de cada uma das suas criações.
Louis Vuitton
Vamos continuar, com outra grife badaladíssima, e que todo mundo sabe que tem preços de deixar os cabelos em pé. Estamos falando da marca francesa Louis Vuitton, que nasceu em 1854, com a primeira loja em Paris e ficou consagradíssima pelas suas malas de couro. A sua marca registra é o monograma “LV” nas bolsas, carteiras e cintos, porém, a grife apresenta todos os anos grandes novidades de vestuário e calçados. Uma das suas criações mais caras de sapatos foi o par de botas chamado de Vienna Minimalisa, com o preço de 3 mil e 500 euros. Nem tanto se comparado aquele criado por Manolo Blahnik.
Chanel
Ainda entre as grifes mais famosas do mundo, podemos encontras outros pares de sapatos caríssimos, como por exemplo, na francesa Chanel. Dá para imaginar que se trata de uma marca com preços acessíveis a um pequeno grupo de pessoas, um par de sapatos de bico fino e salto baixo (modelo pumps), feito em couro de crocodilo custa em torno de 2 mil e 300 euros.
http://www.youtube.com/watch?v=br5Bv6kV3BwSalvatore Ferragamo
E claro, que na lista de sapatos mais caros do mundo não poderiam faltar aqueles italianos. Afinal de contas, a Itália possui uma grande parte dos estilistas mais famosos do momento e uma história importante no setor da moda. Um dos modelos mais caros que encontramos, foi da consagrada grife Salvatore Ferragamo, uma sandália prateada por 1.900 euros. A verdade é que esse valor é mais ou menos aquele de outros sapatos da grife.
Roger Vivier
Continuamos nossa pesquisa e achamos alguns sapatos bem caros da grife Roger Vivier, nada mais nada menos, a marca que criou os sapatos para atriz Catherine Deneuve no filme Belle du Jour, em 1967. Uma boa referência, o que não podemos dizer o mesmo do preço, em torno de 1.700 euros um par de sapatos.
Jimmy Choo
E vamos fechar a nossa lista de sapatos mais caros do mundo com chave de ouro. Não poderia faltar a marca Jimmy Choo, uma das preferidas das celebridades. O estilista é reconhecido não só pela qualidade que faz questão que tenham os seus produtos, mas pela sensualidade que imprime na forma das sandálias e sapatos. Para ter um Jimmy Choo no guarda-roupa você precisa estar disposta a gastar muito. Alguns modelos chegam a custa 1.500 euros. Como vocês podem ver, existem sapatos com preços que não podemos nem imaginar e outros com valores altíssimos, mas acessíveis a uma minoria de pessoas. E abaixo dessas duas categorias estão aqueles que superam sempre os 300 euros. Na verdade, para se comprar um bom par de sapatos na Europa, principalmente os homens, é preciso estar disposto a desembolsar pelo menos 300 euros. É o valor que se paga pela qualidade e também pela o nome da grife que assina o modelo. Sem falar, que basta que uma celebridade escolha uma marca para desfilar no tapete vermelho com um par de sandálias, para que está fique mais famosa e em consequência mais cara.