O que Significa a Numeração Usada nos Calçados

Entenda como surgiu a numeração dos sapatos

A necessidade de padronizar a medida utilizada em calçados foi sentida já no século 17 na Inglaterra. Como conseqüência, em 1688 foi publicada uma descrição oficial para sistematizar o tamanho dos sapatos.

O manual The Academy of Armory and Blazon descreve que os sapateiros fizeram um acordo para que todos utilizassem a mesma medida como padrão. A unidade escolhida foi a polegada, e a associação dos sapateiros convencionou que um quarto de polegada, ou 0,635 cm seriam a unidade de medida do sapato.

Polegada

Cerca de cem anos depois os ingleses adotaram outra medida, equivalente a um terço de polegada. Esta medida equivalia a um grão de cevada e era usada por Eduardo I, rei no século 14. Este sistema durou e foi o primeiro padrão usado nas fábricas de calçado depois da revolução industrial.

Medidas

Esta medida foi denominada como “ponto” e é utilizada até hoje em diversos países, adotando pequenas variações.

No Brasil a medida utilizada é conhecida como ponto francês, onde cada “ponto” equivale e dois terços de um centímetro (ou cerca de 7 milímetros).Este sistema é semelhante ao padrão utilizado em países da Europa Continental.
O país mais simplista com relação à medida do “ponto” é o Japão, que convencionou que cada ponto equivale a um centímetro.

As diferenças de contagem nos principais países do mundo

Inglaterra: existe uma diferenciação entre a medida infantil e a medida adulta. Embora ambas começam do zero, esse “zero” não é exatamente o início do pé da pessoa. O zero começa quatro polegadas após o calcanhar, e somente depois disso que a contagem dos pontos (que valem cerca de 0,85 centímetro) é iniciada. Até o ponto treze a numeração é infantil. Se passar disso, começa a numeração adulta, que reinicia a partir do 1.

França: os franceses adotaram um ponto equivalente a 0,66 centímetros (dois terços de centímetro). Essa numeração ganhou a Europa durante o século 19, devido à expansão perpetrada por Napoleão. No sistema francês o zero é contado a partir do calcanhar e continua até a ponta do dedo polegar.

Brasil: nosso ponto é igual ao francês, medindo 0,66. No entanto, a nossa contagem é diferente da contagem francesa, pois os brasileiros começam a contar a partir do -2. Por exemplo, se um brasileiro que calça 36 for para a França, ele terá que comprar um sapato de tamanho 38, pois os pés brasileiros são geralmente mais largos do que os franceses.

Estados Unidos: o ponto americano equivale a cerca de 0,85, semelhante ao ponto inglês. Mas os americanos começam a contagem a partir do um, ou seja, um sapato que é 38 nos Estados Unidos será 37 na Inglaterra.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *