As conhecidas espadrilles são as sandálias do verão. Porém, mesmo que a tendência só tenha pegado agora aqui no Brasil e também em outras partes do mundo, os sapatos já foram mostrados nas passarelas internacionais há quase dois anos atrás. De origem espanhola mas com o nome francês, as espadrilles são sapatos de tecidos simples feitos com materiais tipo juta, rafia, palha ou com as maravilhosas cordas traçadas para prende-la ao tornozelo. Essas sandálias tão bonitinhas podem ser usadas com salto, mas neste verão, quem quer ficar se preocupando coma elegância se você pode ficar confortável? Portanto, neste artigo, as espadrilles do tipo flats, eu seja, sem salto, vão dominar!
Pegada Rústica
Por causa do material no qual é feita, as espadrilles dão um toque rústico ao visual. Além disso, elas são bastante casuais também por causa da juta ou dos tecidos que compõe o modelito. Por isso, quando se vai usa uma sandália dessas, não precisar estar mega arrumada. Esteja o mais informal possível! Mesmo assim, as espadrilles dão uma cara bastante interessante ao look, até porque elas são bem diferentes do que os estilistas costumam considerar elegante.
Amarrações no Tornozelo
Algumas espadrilles possem amarrações no tornozelo, tanto os modelos de salto quando os baixinhos. Quem possui tornozelos grossos, evite! Mesmo se for lindo, as meninas de canelas grossas podem optar por outras opções de espadrilles, até porque existe milhares. Abaixo, você vai ver que existem uma porção de looks que podem ser combinados com essas lindas sandalinhas.
Materiais e Influências
As espadrilles foram criadas inicialmente com salto. Porém, depois que as alpargatas saíram de moda, alguém tinha que substituí-las, não é? Por isso, muitos dizem que as espadrilles baixas são a mistura e a recombinação das antigas alpargatas. Portanto, é fácil perceber que uma certa influência clássica acabou atingindo as atuais sandalinhas do verão.
Mesmo por ter sido apenas uma reinvenção de outro modelo, as espadrilles estão bombando neste ano. Elas já produzidas em diversos materiais:
- renda
- bordados
- brilhos
- spikes
Como Usar?
Existem diversas combinações que se podem usar com as espadrilles baixas. Por ser um sapato casual feito com material simples, invista nisso também nas roupas. Informalidade é o segredo aqui, mas sempre dá para ficar estilosa.
Elas costumam ficar bem com quase todos os principais looks do verão. Confira:
1. Jeans, tecidos leves, naturais e macaquinhos: Estes três itens estão bombando para o verão. O mais importante é sempre usar jeans com alguma blusa de tecido leve. As sandálias de salto anabela e amarração no tornozelo também fica super bem com esses modelitos, não esquecendo que aquelas sem salto, do tipo flat, são as mais confortáveis para se usar no verão. Portanto, é uma opção muito melhor para quem quer dar um passeio toda fresquinha no shopping ou na orla da praia.
2. Candy color + espadrilles: Essa combinação está a cara do verão. Dá para apostar de noite ou de dia. Uma dica é sempre usar a sandália pelo menos da mesma cor da calça, do short ou da saia que você irá usar. É muito importante não encurtar a perna com as calças dobradas. Para que isso não acontece, preste atenção nas cores!
3. Maxi vestido e navy: O estilo navy é dos que mais combina com as espadrilles sem salto. Por ser um estilo tipo “marinheiro”, a casualidade toma conta do look e nada melhor do que combinar o sapato com ele. Você vai ficar estilosa mas sem fugir da informalidade. Aposte bem nas listras azul marinho, sem esquecer que a cor da sua espadrille deve ser bem neutra nestes casos.
Para o maxi vestido estampado, também opte por uma espadrille baixa com uma cor neutra. Se quiser, podem usar uma colorida, mas tem que ser de uma cor só para combinar com o tom mais marcante do se vestido. Se você já usava os vestidões com rasteirinhas, o foco é o mesmo, mas com as espadrilles fica muito mais diferente e bonito.
4. Pernas de fora: O bom mesmo é abusar das espadrilles sempre que você for colocar um short ou saia, sempre colocando as pernocas de fora. As espadrilles, inclusive, valorizam as pernas e os pés. Elas chamam a atenção para o seu look e também para o estilo casual da coisa. Aposte nos vestidinhos, sainhas curtas, shortinhos, bermudas e tudo aquilo que evidencie bem as suas belas pernas.
5. Tecidos naturais. As cordinhas nos tornozelos geralmente são um acessórios a mais na espadrilles. Elas costumam aparecer nas sandálias com salto, mas ultimamente têm sido encontradas nas flats. Por isso, com o charme que elas acrescentam, aposte em tecidos naturais e mais leves na sua roupa.
6. Estampas liberty e poá: Agora que as peças de roupas que combinam com as espadrilles já foram mostradas, é bom falar de algumas estampas que ficam super bem com o modelito. O poá já é uma estampa delicada, imagina mesclar ela com uma espadrille de cor neutra? Fica super feminino, assim como as estampas liberty. Vai ficar um charme sem fugir da tendência casual e informal da coisa.
7. “All White”: Este é o look que está pegando no verão também. Mesmo que o branco seja a cor para usar no ano novo, ou até mesmo à noite para não seja durante o dia, o estilo todo trabalhado na cor está super em alta. E adivinha? O branco combina muito com as espadrilles neutras, coloridas e até mesmo listradas, até porque o branco é bastante convidativo para diversos tons.
Cuidados
É muito importante perceber que o seu look não poderá te deixar mais baxinha do que você já possa ser. Portanto, tome cuidado com o tamanho das suas saias, shorts e calças. Não deixe que as amarrações encurtem o corpo e nem que as espadrilles se tornem algo que desvalorize a sua silhueta.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva