Os grandes representantes da moda são capazes de reinventar os estilos únicos que passaram por gerações e gerações, claro que determinadas coisas receberão certa releitura, porém, quase sempre esses fashionistas deixarão sempre sua marca da mais especial maneira possível. Exemplo de tudo isso é Coco Chanel, que ainda após muito tempo de seu falecimento, deixou um incrível reinado e que até os dias atuais é uma das mais famosas e valiosas grifes de todo o mundo.
Dentre suas mais maravilhosas criações, Coco Chanel, deixou uma em especial, o sapato do tipo Chanel: esse elegante calçado fora criado por encomenda a um artesão, um sapato que carregava o modelo de scarpin com salto baixo, que possuía abertura no calcanhar, preso atrás por finas alças e que podiam se ajustar perfeitamente aos pés, proporcionando assim maior liberdade de movimento para todas as mulheres que o usassem.
Aqueles que apresentavam ponteira contrastante, especialmente no preto e branco, eram as marcas registradas de Chanel, já que a mesma o usava com a ideia de minimizar a dimensão dos pés. O clássico calçado Chanel, está sempre ganhando uma nova leitura, apresentando materiais diferentes, saltos maiores e bicos menos finos. Na verdade, a principal característica desse sapato fica por conta das laterais presas por apenas uma alça.
A Grife Chanel
A Chanel S.A. é uma famosa empresa privada da França que pertence a Gerard Wertheimer e Alain, que são netos de Pierre Wertheimer, o sócio de Gabrielle Bonheur Chanel. A empresa é capacitada em prêt-à-porter, alta-costura, acessórios de moda e bens de luxo e acessórios de moda.
Quando ainda era moça, Gabrielle Chanel foi apelidada como Coco em razão de sua atuação como cantora. Passando ao mundo da moda, Chanel queria dar às mulheres peças elegantes de roupas, como ternos e blusas, vestidos e calças, joias (joalharia e pedras preciosas) de simples aparência, para fazer uma troca ao opulento, roupas mais arrojadas e acessórios relacionados ao século 19.
A grife já contou com elegantes e famosas modelos como Catherine Deneuve, Anna Mouglalis, Inès de la Fressange, Vanessa Paradis, Carole Bouquet, Lucía Hiriart, Nicole Kidman, Audrey Tautou, Hope Portocarrero, Keira Knightleye e a espetacular Marilyn Monroe. Nos dias atuais o mais importante rosto da marca é a atriz protagonista da série Crepúsculo, Kristen Stewart, tida como a musa da grife.
Na empresa, a era Gabrielle Chanel foi de 1883-1971 sendo, com certeza, marcada como a mais memorável em razão dos vestidos estilosos e caros que modificaram a indústria mundial da moda cheia de originalidade. Desde o começo Chanel era a ocupante do cargo de Designer Chefe e isso se deu até sua morte, em 10/01/71.
Reconhecimento e Início (1909 até 1920)
Em 1909, Coco Chanel inaugurou uma loja junto a seu apartamento Balsan, na cidade de Paris, e este foi o marco do que iria ser um dos grandes impérios da moda mundial. No local onde Chanel abriu sua loja encontravam-se os políticos e burgueses franceses junto às suas amadas, e por isso, era uma oportunidade para que Chanel vendesse seus famosos e decorados chapéus. No decorrer desse período Coco teve um relacionamento com Arthur Capel, que fazia parte da elite de Paris.
Arthur pode enxergar em Chanel uma mulher visionária nos negócios e, em razão disso, ajudou-a a comprar um imóvel num lugar mais interessante, a Rue Cambon, em 1910. Como já se encontrava no lugar uma alfaiataria, Coco não conseguir confeccionar seus trajes de alta costura. Já em 1913, a grife Chanel passou a confeccionar trajes esportivos femininos em suas nas novas lojas nas cidades de Biarritz e Deauville. Coco Chanel não era fã do modo de se vestir das mulheres de então, especialmente daquelas que visitavam aquelas cidades nos meses mais quentes do ano, usando peças que eram da Belle Époque.
Na época da I Guerra Mundial, o carvão estava bastante escasso e as operárias necessitavam de vestimentas de qualidade e que pudessem ir ao encontro às suas condições de serviço. Os desenhos feitos por Coco, naquele tempo, foram comprometidos pelo conceito novo de desporto feminino. A época da Primeira Grande Guerra, Chanel abriu ainda uma loja grande em Paris, frente ao Hotel Ritz e assim pode fazer suas saias e casacos.
A moda de Chanel tornou-se famosa em todo o mundo a partir de 1915 em razão da simplicidade de seu traçado. Entre os de 1915 até 1917 a publicação Harper’s Bazaar deixou a grife Chanel entre aquela que mais vendia à época. Coco Chanel conseguiu sua reputação por ser uma estilista excelente de uma moda cuidadosa.
Dando vazão às tendências surgidas na década de 1920, Chanel fez seus vestidos frisdos e deu entrada no mercado de seus ternos três peças que, mesmo muito tempo depois, ainda ditam a moda na Inglaterra. Após todo o sucesso, em 1921 houve a criação de uma das mais famosas fragrâncias, o perfume Chanel nº 5, talvez sendo ele um dos maiores motivos da ascensão de Chanel.
Chanel na Atualidade
Com Alain Wertheimer à frente da presidência da Chanel a empresa passou por uma reviravolta em se tratando da produção modernizada, como por exemplo, em 2002 quando aconteceu o lançamento do relógio J12, uma peça unissex, tido como algo revolucionário, acompanhado do perfume Chance, com um aroma de glamour e surpresa.
A Casa da Chanel ainda promoveu a fundação da empresa “Paraffection” que uniu seus 05 ateliês:
“Lemarié” de camélia e penas
“Ateliers d’Art”: “Desrues” voltado à ornamentação
“Massaro” de sapatos
“Lesage” de bordado
E finalmente, “Michel” dos chapéus.
Para buscar trazer para perto os mais jovens seguidores, a Chanel colocou em 2003 o “In-Between Wear”. Isabella e Joana foram as inspirações para o início de “In-Between Wear”, e se tornaram exemplos de maravilhosas jovens. Ainda no mesmo ano, contando com grande popularidade, a grife inaugurou uma grande e nova filial bem na região central de Paris. Posteriormente abrindo lojas em Tóquio e Hong Kong.
Já no mês de novembro de 2009, no Brasil foi feito o lançamento do filme Coco Antes de Chanel que narra a trajetória de Coco Chanel, iniciando nos tempos de sua juventude pobre até chegar à burguesia como uma das mais essenciais estilistas de toda a Europa.
–
São muitos os modelos de sapatos sociais femininos, porém, o clássico Chanel, que lembra muito o Carmen, é um dos mais procurados pelas mulheres. Com um bico alongado e fino, protege os dedos, enquanto o calcanhar fica aberto, fazendo com que os pés fiquem mais arejados, nos dando aquela sensação de conforto. Todo Chanel traz ainda uma correia que o prende ao calcanhar, trazendo mais firmeza e estabilidade ao caminhar. E o mais cômodo é que a correia sempre pode ser ajustada ao tamanho do pé, aliviando possíveis calos nos dedos. Todas as marcas de calçados femininos oferecem algum modelo Chanel, variando nas estampas, tecidos, saltos e estilos de correias.
Isso além das solas ultraflex, que são um item de conforto a mais. O salto completa o visual desse modelo, que pode ser encontrado em tamanhos pequenos, médios e altos, dependendo da marca. O modelo combina bem com calças, vestidos, saias e até mesmo com calças legging. Por ser aberto atrás, pode se usar durante o ano todo, tanto na primavera quanto inverno, com ou sem meia. Como podem ver, é um modelo muito versátil e que sempre pode ser usado como um coringa nos looks mais sociais e formais.