As Sapatilhas de Ballet

No balé, o sucesso da performance bailarinos depende do seu conforto na execução de cada movimento que o bailarino tem que fazer na apresentação. Nesta forma de arte, o sapato dos bailarinos é tão importante que faz parte do ofício. O sapato e a profissão coincidem. O triunfo da arte depende muito do dançarino e do sapato.

Sapatilhas Usadas

O sapato velho geralmente é utilizado apenas para uma performance. Os bailarinos costumam optar por substituí-lo depois de um ato para não sofrer lesões se continuassem a utilizar pares gastos.

Nos primeiros anos, as sapatilhas eram rústicas, com aspecto até mesmo de mal feitas. Eles não tinham proteção para os pés e nem para para os tornozelos dos bailarinos que as utilizavam.

Curiosidade

Por esta razão, os bailarinos eram propensos a diversas lesões nos pés, como fraturas por estresse, unhas pretas e tendinite. Cerca de 80 por cento dos dançarinos profissionais, durante os dias de ativa na dança, feriram seus pés e tornozelos.

Pads

Os pads estavam sendo usados pelos dançarinos para tentar aliviar a dor durante esses tempos. Mas por causa disto, os calçados se tornaram muito espessos, causando sons altos de batidas enquanto o dançarino terminava de realizar um salto.

O barulho estava sendo criado por causa do sapato e até parecia difícil sua performance com eles, porque os bailarinos pareciam ser mais pesados do que realmente eram. Esta técnica anulava o desempenho e contribuía no fracasso das pessoas envolvidas em dar o seu melhor.

Dançarinos

Na verdade, os dançarinos queriam que seus sapatos agarrassem no seu lugar, e para isso amarram fitas em seus tornozelos, em posição cruzada, para manter os sapatos na posição ideal, que é o chamado full-point.Além das fitas, elásticos também foram usadas durante esses tempos.

Estes tipos de sapatilhas de bailarinas antigas foram autografados por dançarinas famosas da época e foram altamente valorizados, sendo estimados como obras de arte.

A Sapatilha de Ponta Nova

Graças à tecnologia, as bailarinas de hoje não têm em mente a falta de conforto, porque as versões de hoje da sapatilha de ponta lhes fornece isso.

Já não têm que confiar na criatividade para manter os sapatos no lugar porque permitem que o dançarino se levante e dance na ponta dos pés por um longo período de tempo.

Mas mesmo que os sapatos sejam feitos para um ajuste perfeito, a pessoa que irá utilizá-los deverá ainda ter a formação adequada para ser capaz de executar os movimentos e posturas que lhes permitam sobressair no ofício.

Conforto

No balé, as crianças estão sendo desencorajadas a dançar na ponta dos pés. Todos no salão devem primeiro passar pela educação e teoria necessária antes que possam realmente escolher o sapato que se encaixa melhor no seu modo de dançar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *