O tecido
É um tecido de seda trançado, tem origem da Pérsia. É derivado da palavra “Taftah”, surgiu por volta do século XVI, por muito tempo ele foi utilizado apenas pelas mulheres mais ricas, que faziam todos os seus vestidos com o tafetá.
Porém o tempo foi passando e as diferenças econômicas já não eram tão grandes, e então o tafetá passou a ser um tecido popular usado por muitas pessoas em diversas ocasiões.
Seu local de maior produção, durante muito tempo foi a China, mais precisamente em Jiangsu. O tecido é feito de sintéticos, lã e também seda. Ele é muito resistente a qualquer tipo de produtos químicos, ou seja, não tem facilidade para manchar, e se acaso isso acontecer, não possui dificuldades para tirar as manchas.
Além de tudo tem uma ótima durabilidade e dificilmente pode se rasgar, é bastante rígido e não possui muito caimento, por isso é indicado que o tecido seja utilizado em roupas que não necessitem de nenhum caimento.
A textura
Apesar de sua aparência ser semelhante ao cetim, ele não é tão leve quanto o mesmo. É bastante utilizado em vestidos por que não adere completamente a forma do corpo. Mesmo que não seja muito próprio pra isso, o tafetá também pode ser utilizado para fazer colchas e almofadas, além disso também serve para fazer outras peças como calças, vestidos, blusas, casacos, ternos entre outros.
O tafetá é um tecido que tem grande facilidade em ser tingido, ou seja, ele adere muito bem qualquer cor, é um tecido que pode ser bastante aproveitado também para fazer detalhes em roupas como, por exemplo faixas, etc.
Vestidos Longos
Os vestidos em tafetá também estão muito na moda nos últimos tempos, especialmente os longos muito utilizados em casamentos ou até mesmo qualquer tipo de evento noturno.
Os vestidos longos em tafetá ainda são mais indicados para pessoas de mais idade que não gostam de usar vestidos curtos, além de valorizar bastante o corpo, pode ter bordado e também o uso de aplicações como flores, laços e faixas.
Os cortes podem ser bastante variados, e os decotes também. Porém, é mais indicado que o vestido seja estilo princesa, ou seja, mais armado em baixo, de acordo com o caimento do tecido.
Vestidos Curtos
Os vestidos curtos em tafetá são os mais utilizados. Principalmente em festas sociais, bailes e casamentos. As meninas optam por vestidos em tafetá que marquem bastante a cintura para valorizar bastante a silhueta. Os balonês também estão bastante em alta e são frequentemente usados, principalmente combinando o modelo balonê com o tomara que caia.
Os vestidos de tafetá também podem ser sobrepostos, devido a rigidez do tecido e estão sendo bastante utilizados vestidos de tafetá em tons degradê, pois o tecido tem muita facilidade para o tingimento, principalmente se for tom sobre tom.