Cuidados com as Roupas no Inverno

O clima quente pode ser ótimo para você depois do calor intenso do verão, mas não é tão bacana assim para as suas roupas. O inverno traz para seu guarda-roupa fatores prejudiciais as suas peças de vestimenta que devem ser combatidos. Esteja preparado para fazer alguns ajustes em seu cuidado com o closet sempre já a partir do outono, quando o tempo se torna mais frio e por isso as roupas já podem demonstrar os primeiros sinais de que vão sofrer um pouco ou ficarem impossíveis de usar a qualquer momento.

Proteja Suas Roupas de Lã das Traças

Traças são inimigas de todas as roupas de lã, o tecido mais usado para combater o frio. Suas larvas são inofensivas, mas uma vez chocadas, mas elas gostam de colocar seus ovos em lã e outros fios naturais e fibras, e as larvas que eclodem dos ovos vivem nas próprias fibras. O resultado é encontrar furos no tecido em peças até mesmo nunca usadas que não podem ser corrigidos. Inverno não é um tempo de segurança para as traças no tecido. Na verdade é um grande momento para elas, que curtem fazer ninho em roupas que são quentes e protegidas durante todo o período de frio. O frio lá fora não é problema roupa enquanto elas estão penduradas, pois elas querem um ambiente quente. Todas as roupas de lã e de fibra natural estão em risco no inverno e por isso devem ser protegidas.

Os cuidados para proteger roupas de lã são simples. Limpe toda a sua lã e roupas de fios antes de guardá-las por longos períodos. Limpeza a seco mata os ovos e larvas de mariposa de forma eficaz. Feche roupas raramente usadas em sacos com uma mariposa repelente (ou um óleo natural como lavanda ou cedro, ou as convencionais naftalinas).

Roupas regularmente usadas como ternos e jaquetas podem ser protegidas com uma rápida escovação quando você tirar a roupa e devem ser armazenadas com algum espaço entre as roupas. Pendure todas as peças de lã com espaço entre elas para evitar a propagação de larvas ou ovos. Roupas muito juntas criam um espaço bacana para as traças, principalmente as dobradas e usadas por muito tempo.

Aspire o chão do guarda roupa e rodapés. Poeira muitas vezes inclui cabelos humanos e animais de estimação, o que incentiva as traças a pôr ovos em ambientes empoeirados. Um guarda roupa limpo é um guarda roupa à prova de mariposa. A maioria das bolas de naftalina contêm produtos químicos perigosos, incluindo neurotoxina, por isso sempre se certifique de armazená-los fora do alcance de crianças.

Combata a Umidade no Guarda Roupa

O perigo maior de um guarda-roupa de inverno é a sua tendência natural para ser úmido. As roupas no inverno acabam sofrendo mais do que no verão com isso. E quanto mais frio é o espaço maior será a umidade, que precisa ser combatida. O pior violão da umidade é o mofo, que impregna de mau cheiro as roupas e é nocivo ao homem, causando alergias e infecções respiratórias.

Existem dicas simples para combater a umidade tanto em seu guarda roupa como em suas roupas. A primeira delas é deixar o closet respirar em momentos de sol abrindo as portas, em especial se as portas forem de frente para uma janela. Deixe as portas do guarda roupa aberta para que possam receber o calor e luz solar, combatente natural do mofo. Pendure suas roupas mais antigas no sol e bolsas em alguns dias do mês para combater o mofo também.

Uma dica é usar retentor de umidade. São pequenas caixinhas a serem colocadas dentro do guarda roupa e retiradas quando a parte solida de tornar agua, sinal de que há muita umidade no espaço. Um saco com sílica gel a ser deixado no fundo do closet produz o mesmo feito, sente este trocado mensalmente. Ou ainda um copo aberto com cal virgem a ser trocado quando os primeiros sinais de bolor se formarem no copo.

Plastifique o Que Você Não Vai Usar

Embale suas roupas de verão em um plástico, fazendo o mesmo se possível com bolsas e sapatos. O plástico retém e protege a peça da umidade. Como vai dar muito trabalho, comece este projeto antes do inverno chegar, pois embalar uma peça com mofo só irá fazer o mofo de proliferar mais. Na duvida cheire todas as peças de roupa e lave as já mofadas ou com os primeiros sinais de umidade presentes.

Cuidado Especial com Peças Brancas Não Usadas

Peças em tom branco de roupa tendem a ficar amareladas com a umidade do inverno. Para evitar este problema, uma dica é envolver cada peça com um papel de seda branco. São comprados em papelaria por baixo custo. Pode dar um pouco de trabalho mas ter suas roupas conservadas ainda branca é uma forma bem eficiente de ter um lindo guarda roupa.

 

Sapatos e Bolsas de Couro Também Merecem Cuidados

A maneira mais fácil de evitar qualquer tipo aos calçados é dar aos sapatos de couro uma limpeza cada vez que você pensar em sair com ele, sempre um dia antes. Use um lenço de bolso, um papel toalha, um pano, ou um pouco de papel higiênico do banheiro para limpar a parte externa e retirar possíveis manchas de mofo.

O inverno é também um bom momento para ser mais rigoroso na sua rotina de condicionamento e de polimento. O uso de sapatos em ambientes frios e em seguida em locais quentes cria um ciclo de imersão e secagem, que pode fazer com que as fibras de couro inchem e se dividiam. Condicionador de couro mantém o couro flexível e o polimento regular dá uma camada extra de proteção que mantém a maior parte da umidade e sujeira longe. Limpar o calçado uma ou duas vezes durante todo o inverno deve ser suficiente. O polimento deve ser mensal ou semanal, dependendo de como você está usando regularmente seus sapatos. O mesmo cuidado vale para bolsas de couro.

O outono está chegando ao fim e o inverno se aproxima, para boa parte dos brasileiros, especialmente os que moram na região sul é hora de fazer a troca nos guarda-roupas, guardando as roupas de verão e meia estação e tirando as roupas de inverno, casacos de lã, cobertores e edredons.

Cuidados com as Roupas no Inverno

Cuidados com as Roupas no Inverno

Mas as roupas guardadas por muito tempo precisam de alguns cuidados especiais antes de serem usadas, pois é muito comum a presença de ácaros e de mofo em roupas guardadas, e que podem desencadear alergias e doenças respiratórias. Nesse artigo selecionamos algumas dicas de como limpar, guardar e conservar as peças de inverno, que são mais delicadas ou difíceis de conservar.

Lavar as Roupas

Limpas

Limpas

Primeiramente as roupas sempre devem ser guardadas limpas, seja logo depois de usar e principalmente de uma estação para a outra, porque as manchas de sujeira, mesmo as mais simples e fáceis de lavar, assim como o suor do corpo, quando secam e ficam no tecido por muito tempo acabam por oxidar e acabam por danificar as peças permanentemente, pois a maioria delas não saem mais totalmente.

Assim, antes de guardar as roupas é importante lavar, mesmo que tenham sido usadas e aparentemente estejam limpas, lave para evitar as manchas amareladas da oxidação.

No entanto na próxima estação, quando for tirar do maleiro o processo deve ser repetido, e todas as peças devem ser lavadas novamente, uma lavagem leve, somente para retirar a poeira, os fungos e ácaros que se acumulam pelo tempo sem serem ventiladas ou mexidas.

Tricô, Lã e Malha

Agora que o tricô e os casacos de lã voltaram a moda, todo o cuidado com as peças que você tem guardadas há muitos invernos é pouco. Essas peças devem ser lavadas preferencialmente a mão, om detergente neutro ou sabão de glicerina, se quiser colocar na máquina use o processo delicado, porem atenção, NUNCA use sabão em pós nas roupas de lã, não seque na secadora, não torça e nem pendure no arame, esses processos vão encolher, endurecer, ou espichar as fibras da lã, ou seja, vão deformar suas roupas.

Lave a mão, aperte as peças e coloque dentro de uma fronha de travesseiro ara pendurar no arame.

Roupas de Couro

Moda

Moda

As roupas de couro também estão muito na moda este inverno, e estas peças na sua grande maioria são peças clássicas e atemporais, ou seja, não saem de moda. o couro é difícil de ser conservado, embolora, cria manchas e deformidades.

O recomendado e que no mínimo uma vez por mês se coloquem essas peças para serem arejadas no vento, depois de limpadas com um pano úmido se for necessário.

Uma dica dos especialistas que trabalham com roupas de ouro é no início da estação passar uma flanela com hidratante nívea nos casacos de couro e arejar na sombra, esse processo renova a peça e não deixa mofar.

Outros Materiais

As roupas de outros materiais também requerem cuidados antes de usar, roupas mais simples e de tecidos mais comuns podem ser lavados na máquina no processo rápido somente com amaciante, para tirar a poeira e os ácaros, já as peças mais delicadas devem ser lavadas a mão com sabão neutro, colocadas a secar na sombra, ou seguindo as orientações do fabricante.

Cuidando bem das suas roupas você poderá tirar muito mais proveito das peças, pois grande parte das tendências vão o voltam, como é o caso dos casacos e blusões de lã, feitos a mão…quem não tem um guardado no fundo do guarda-roupa?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *