É praxe o famoso, querido e coringa vestido pretinho básico. No entanto, é válido lembrar que as cores sempre melhoram o astral e podem também servir como coringas em determinadas ocasiões. Por que não?
Os vestidos coloridos estão completamente em alta hoje em dia, sendo que muito mais que os vestidos coloridos lisos, os vestidos que misturam cores ou que contém estampas coloridas também estão em um de seus auges. Isso porque há cerca de aproximadamente três verões atrás os vestidos longos e estampados saíram das passarelas e conquistaram o coração de quase todas as mulheres, inclusive as baixinhas. Antes era um tabu o uso de vestidos longos, principalmente coloridos, por mulheres de baixa estatura. Atualmente isso não existe mais, algumas estampas inclusive proporcionam uma impressão de alongamento da silhueta das mais baixinhas. O importante é sentir-se bem ao usar qualquer peça de roupa, de qualquer cor.
Na realidade, as cores dos vestidos podem apresentar diversas variantes, como a ocasião, o período do dia, a imagem que se quer passar ao utilizar aquela roupa e, principalmente o tom de pele da pessoa. Isso porque tons mais opacos tendem a esconder e “apagar” pessoas que sejam muito brancas ou que tenham o tom de pele levemente rosado. Sendo assim, para essas pessoas, o indicado é apostar em cores que realizem um contraste quando ela for olhada, como azul royal, vermelho, o laranja, ou estampas que fazem o uso dessas cores, ou de tons do tipo terra, que são as variações de marrom e preto.
Já pessoas com tons de pele mais escuro podem usar e abusar de todas as cores. Isso porque quanto mais escuro o tom de pele, melhor o contraste com as demais cores de vestido, o que faz com que essas pessoas não corram o menor risco de errarem ao escolherem uma estampa colorida ou um vestido colorido liso, sem nenhum tipo de estampa.
Os vestidos coloridos estão invadindo inclusive os casamentos! Algumas noivas mais modernas e inovadoras lançaram uma moda que ainda não pegou firme, devido à nossa cultura em que ainda predomina o casamento em sua forma tradicional, com vestido branco, véu e grinalda. Alguns desfiles já apresentaram modelos nas passarelas de vestidos de noiva com alguns toques de cor, seja com um forro colorido por baixo de uma renda bem trabalhada, seja em leves toques da cor preferida da noiva em um tule por baixo de uma saia rodada, por exemplo.
Alguns modelos foram mostrados no NY Bridal Fashion Week e apresentavam características bastante marcantes, como o uso de tons consideravelmente fortes, como o vermelho, o azul marinho e o laranja, por exemplo. Após essa semana, muitas outras marcas aderiram à ideia de lançar vestidos coloridos em versões exclusivamente para noivas, como Elie Saab, Vera Wang e Oscar de la Renta, que são nomes bastante renomados no mundo das passarelas. No entanto, as cores que predominaram na utilização no vestido de noiva foram o rosa chá, azul bebê, nude e menta suave, o que faz com que eles tenham uma maior adesão entre a população geral.