O tempo em que as roupas serviam somente para vestir alguém, ou para “tampar as vergonhas” (como diria Pero Vaz de Caminha) ficou no passado. Hoje em dia as roupas possuem tecidos inteligentes que ajudam na transpiração, ou não amassam, entre várias outras funções. A revolução começou na tentativa de fabricar roupas que se adequassem mais ao perfil de cada esporte. Pesquisadores lançam novos maiôs para ajudar nadadores a quebrar recordes mundiais, auxiliados por tecidos que não oferecem tanta resistência na água – pode parecer bobagem, mas um detalhe desses pode significar o milésimo de segundos que levará o atleta para a conquista do ouro. Tecidos como microfibra (que não amassam e são mais leves) são bastante utilizados para confeccionar kimonos (roupas especificas para a prática de algumas artes marciais), e até mesmo camisas comuns. Conheça algumas novas tecnologias que estão sendo lançadas:
Tecido Com Infravermelho
Os fios que compõe o tecido possuem minerais em sua estrutura, que possibilitam que o tecido emita ondas de infravermelho longo. O mineral faz isso absorvendo o calor do corpo e o emite novamente com o comprimento da onda alterado. As vantagens que o tecido proporciona empolgam os fabricantes: pode aumentar em até 8% a elasticidade da pele, e colaborar para diminuir o cansaço muscular (diminuindo o teor de acido láctico nos músculos). Além disso, foi comprovado que o uso diante 6 horas diariamente pode ajudar a reduzir a celulite.
Tecido Ajuda Cicatrização
O produto revolucionário saiu da Universidade de São Paulo (USP). O tecido possui enzimas que auxiliam na cicatrização, e foi produzido no departamento de química da universidade.
É possível utilizar componentes antibacterianos e até propriedades calmantes, com fins terapêuticos. A preocupação da equipe que desenvolve o tecido é a durabilidade, já que ele agüenta apenas 50 lavagens – os pesquisadores querem que o tecido agüente o dobro.
Lavar Roupas? Nunca Mais
Alguns tecidos que são fabricados com nano partículas de prata ajudam a reduzir o mau cheiro nas roupas. Assim, a roupa pode ser lavada menos vezes – o que significa uma economia considerável de recursos hídricos. Existe também um tecido chamado Lotus Effect (fabricado pela empresa Tavex) que não suja. Ele foi inspirado na flor de Lótus, que possui uma superfície que repele o barro.
Dificuldades Para a Indústria de Tecidos Especiais
As empresas que fabricam este tipo de produto possuem um grande desafio: adequar o preço de seus produtos, para que fiquem acessíveis. Como a tecnologia empregada é cara, o preço reflete nos produtos.Uma empresa que fabrica tecidos que protegem contra a radiação solar (e pode chegar a um fator de proteção 50) vende dez mil produtos por mês (entre camisetas, bonés e outros acessórios), mas provavelmente a procura seria bem maior se o preço fosse mais acessível.
Andressa Silva.