Roupas em Estilo Vitoriano

Sabe aquelas roupas modernas, mas que sentimos um toque mais clássico no modelo? Saber usá-las no seu dia a dia faz toda diferença para que você se mantenha sempre na moda e sem erro. Existem diversas tendências clássicas no mundo inteiro e uma delas é a moda vitoriana. Você saberia identificar esse estilo de roupa e principalmente combiná-la para seu cotidiano? Essa tendência ainda é uma dúvida entre muitas mulheres que mesmo gostando desse estilo, ainda têm receio de usar certas peças e ficarem com a aparência de “velhas” ao invés de clássica.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto aprendendo a usar o estilo vitoriano sem medo. Essas peças são bem bonitas e dão um toque muito requintado ao seu look, por isso tão adorada entre as mulheres mais clássicas e principalmente as que exercem um papel mais forte e destacado na sociedade.

Clássico Não é Velho

Essa é uma confusão muito comum entre mulheres porque muitas confundem aquele estilo mais clássico achando que vão acabar usando roupas de “gente velha”. Há alguns anos poderíamos até dizer que existiam roupas para cada fase da vida de uma mulher, hoje em dia isso raramente existe e uma mesma roupa já pode ser usada por uma menina de 15, uma mulher de 30 e uma senhora de 60 sem problema algum, desde que passem por adaptações como corte, cor e comprimento.

Então como acontece muito com o estilo vitoriano, ele não é um estilo velho e sim clássico. Você vai encontrar peças verdadeiramente modernas com um toque de uma determinada época, tal que as mulheres usavam roupas mais estilizadas e se preocupavam muito com os detalhes que iam em suas peças. A maioria das peças dessa época eram feitas exclusivamente para uma mulher, mas hoje você já encontra roupas em estoque e pode montar um guarda roupa super moderno com esse toque mais “antigo”.

O Que Foi a Era Vitoriana e Como Surgiu Esse Estilo

A época vitoriana abrange basicamente o século XIX e recebe esse nome porque a moda surgiu na durante o reinado da rainha Vitória. Nessa época as mulheres utilizavam roupas mais volumosas, com mangas mais fofas, um certo abuso de babados, rendas e a maior característica de todas, a gola alta. As roupas também eram em sua maioria em tonalidades de cores mais escuras e com uma sobriedade do preto.

A era vitoriana teve início em 1837 e foi até 1902 e nessa época as mulheres eram obrigadas a passar uma imagem mais impotente à sociedade e isso deveria começar a partir de suas roupas, por esse motivo as vestes eram tão cheias de tecido e muito pesadas. Se você já viu um filme ou novela de época, com certeza vai lembrar desse estilo, onde as mulheres tinham que usar um espartilho desde pequena que muitas vezes incomodava a ponto delas não conseguirem respirar de tão apertados que eram e os cabelos eram sempre moldados em cachos .

Após a morte da rainha Vitória, o estilo ainda permaneceu por um tempo, mas as roupas passaram a ter mais liberdade com alguns decotes e cores mais diferenciadas. As saias também reduziram o tamanho e ficaram mais justas, assim como os espartilhos e a quantidade de tecido também reduziram, dando uma aparência maior do verdadeiro corpo da mulher, o que não era permitido mostrar até então.

Quando veio a 1ª Guerra Mundial em 1914, as tendências deram uma reviravolta muito grande. A partir de então, aquele estilo mais clássico e elaborado perdia lugar para roupas mais leves e objetivas. A cultura mudou muito com a guerra e consequentemente a moda sofreu um impacto muito grande. Alguns detalhes ainda eram mantidos, mas aquela imagem de mulher retraída não era mais aplicada na sociedade.

Características do Estilo Vitoriano Moderno

Estão entenderam um pouco como surgiu essa moda e como ela foi se modernizando? O estilo vitoriano se tornou uma tendência elegante, romântica, dramática e chique, mas claro, sem perder nunca aquele tom clássico mesmo que em pequenos detalhes. A maioria das mulheres podem usar esse estilo mas atente-se apenas para a finalidade, pois não adianta você compor um visual mais vitoriano para curtir uma rave, por exemplo, porque passará uma imagem um pouco desapropriada. Esse estilo é mais indicado para reuniões de trabalho, estilos de roupas que você pode usar para ir trabalhar, festas mais clássicas e encontros mais formais.

O estilo vitoriano que é usado por mulheres mais atuais possuem algumas características que pode ajudar você a compor um look perfeito para o seu dia. Uma das principais característica desse estilo é o tecido que são mais finos e fechados, o que devem ser evitados se você estiver em um ambiente com temperatura mais elevada. Laços, rendas, drapeados são como lei para o estilo vitoriano, então se você não gosta desses detalhes, com certeza o estilo não cairá bem para você. As cores que predominam geralmente é o branco e o preto, assim como suas variações.

Como e Onde Usar

Como citamos mais acima, você pode compor um look com peças vitorianas para ocasiões que exigem um estilo mais clássico e formal. Ambientes de trabalho e festas mais elegantes como casamentos e formaturas são ideais para você usar e abusar dessas peças. Caso queira, pode e deve compor um estilo misto com peças vitorianas com outras mais modernas, mas evite o exagero e um contraste maior.

Você pode, por exemplo, usar um shortinho que é uma peça muito moderna, com uma blusa drapeada que fica muito bonito. A mesma blusa em comprimento maior ou então vestidinhos mais simples, podem ser combinados com calças leggings ou meias compridas mais opacas. Se você gostar de cores mais fechadas como o preto, o vinho, o azul, com certeza vai acerta em cheio nessa combinação.

Os acessórios também fazem toda diferença no resultado do seu look. Evite peças com muito brilho, muito vibrantes e principalmente, com toque mais modernos. Peças com pedras caem muito bem. As peças devem ser um complemento do seu estilo e nunca devem ganhar destaque maior do que a roupa que você veste.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *