Vanessa Montoro é uma estilista paulista que aos 35 anos revolucionou o mundo do crochê e tricô com uma incrível sofisticação de estilo que aplicou aos tradicionais vestidos artesanais. Suas criações foram muito bem vistas por celebridades como Cássia Ávila, Julia Petit, Donata Meirelles e simples mortais em todos os seus estilos diversos, refinados, luxuosos e básicos e charmosos que se tornaram únicos.
Com o conceito de investir em qualidade e não quantidade, Vanessa é apaixonada pela alta costura e conta que desenha o piloto dos vestidos e dos modelos, e então um grupo de 15 costureiras produz as demais peças uma a uma.
As Coleções da Grife Vanessa Montoro
Cada coleção apresenta apenas 20 modelos (acreditem se quiser!). O processo de fabricação é muito complexo, a estilista une as duas técnicas de crochê e tricô com fios de seda especiais sustentáveis, que são fiados com roca, e tingidos manualmente com pigmentos de coloração natural, com tons sempre neutros que é a marca de Vanessa.
Apresentando sempre um resultado diferente, a marca garante a cada mulher a possibilidade de usar uma peça completamente exclusivo e diferente do que já foi visto no mercado. Também faz peças sob encomendas e sob medida, embora sejam roupas um pouco acima do preço do mercado, a estilista afirma que cada etapa é cuidadosamente executada e revisada diversas vezes para que nada saia errado.
http://www.youtube.com/watch?v=ZUT_9Y_6m_8
A Valorização no Brasil
É um trabalho que está começando a ser valorizado, já que no Brasil por ser um trabalho manual, as pessoas ainda acreditam que deve custar barato, muito pelo contrário, produtos feitos com materiais de excelentes qualidades e naturais e produzidos da maneira como é começam a ser valorizados e começam a ganhar o seu valor no mercado.
Quando foi escolher o tipo de matéria-prima que trabalharia, a estilista alega que fez muitas pesquisas de campo pelo país geralmente em comunidades que tinham como principal atividade o artesanato. Atualmente com seu repertório todo pronto, costuma buscar inspirações que encontra nas tendências de blogs e revistas de moda. Um exemplo é a sua coleção do verão de 2013, toda baseada em jardins, parques e carrosséis franceses como referência.
E sua próxima coleção promete ser investida em um mix de texturas como veludo e tule e com o contrastante preto e branco.
http://www.youtube.com/watch?v=te0KuxmlFlw
Como Fazer Um Vestido Vanessa Montoro Inspired
Aprenda a Fazer um Vestido de Crochê
Para fazer um vestido baseado nos da estilista, você vai precisar de:
- Novelo com 1000 m da cor de sua preferência
- 7 novelos também da cor de sua preferência
- Agulha para crochê nº 1 (2,0 mm)
Com esse material você consegue confeccionar um vestido de tamanho 36/38. Os pontos utilizados são os mais comuns que são correntinhas, ponto baixíssimo, ponto baixo, ponto alto, picô (que é a junção de 3 correntinhas + 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha novamente).
Montagem
Todo o vestido é feito usando dois fios juntos do novelo. Para começar a parte da frente e as costas, faça 221 correntinhas, e um ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha (para fechar o anel) dessa forma, trabalhe em volta desse círculo. Repita a 2ª carreira mais 4 vezes e as 3ª, 4ª e 5ª mais 12 vezes.
Quando tiver aproximadamente 45 cm de comprimento, deixe livre 2 cm sem trabalhar, e continue acompanhando a carreira indo e voltando.
Com 50 cm de comprimento, muda o ponto para um que saiba trabalhar bem e que fique bem bonito de acordo com o seu estilo e gosto. Após concluir a 4ª carreira, arremate e finalize.
Já para o lado esquerdo da pala, faça o crochê apenas em 13 cm. Quando tiver 9 cm de comprimento comece a fazer o decote do vestido da forma que escolher. Esse modelo é geralmente feito em forma de U, e possui manguinhas pequenas.
Depois de 71 cm de comprimento finalize novamente. Trabalhe todo o lado direito da mesma forma para que fiquem iguais.
Para a parte das costas, deixe 4 cm para a parte cava e trabalhe só por 32 cm. Quando estiver novamente com 71 cm finaliza novamente.
Durante toda confecção a última carreira, e não menos importante, deve ser presa a parte dos ombros da direita para a esquerda com 1 ponto baixo na correntinha que estiver no meio de cada arco da correntinha no ponto fantasia.
Para fazer as mangas trabalhe com cada cava a 5 cm de comprimento trabalhe o acabamento que pode ser acompanhada pela 2ª carreira de correntinha. Depois finalize normalmente.
Acabamento
Prenda o fio na abertura da frente e trabalhe acompanhando a 4ª carreira. Depois prenda o fio do decote e trabalhe a gola acompanhando a mesma carreira e finalize.
Ao redor da gola, trabalhe uma camada de pontos baixos para fazer a abertura da gola na parte da frente. Na barra, prenda o fio e trabalhe ao redor de todo o vestido 2 motivos diferentes, depois de concluir toda a carreira arremate para finalizar.
Trabalhando o acabamento nas frentes da direita para a esquerda entre as duas primeiras carreiras e entre a terceira e quarta para finalizar. Você pode aproveitar o mesmo modo de fazer para confeccionar vestidos cavados ou de alcinhas, você só vai precisar mudar um pouco o modelo e os pontos para finalizar a parte de cima, que terá a gola maior, ou alcinhas que devem ficar bem firmes, e ainda você economiza tempo e material por não ter q fazer as mangas.
Um modo mais fácil de fazer vestidos de crochê também pode ser através de quadrados com medida de 5 X 5 cm feitos com os pontos ou desenhos de sua preferência, que depois podem ser emendados entre si. As agulhas usadas podem ser as mesmas para crochê nº1, usando 12 pontos em 5 carreiras com pontos altos.
Para confeccionar vestidos de crochê é exigido um mínimo de criatividade e saber fazer o crochê, que não é muito complicado. Dá pra aprender pela internet em vários tutoriais que você encontra na rede, ou até mesmo através de revistas especializadas. Além de essas revistas ensinarem através de fotos ilustrativas cada tipo de ponto, elas também trazem diversos tipos de modelos de vestidos que você pode aproveitar para copiar, ou tirar idéias para criar o seu.
Posts Relacionados
Veja dicas de como usar roupas em crochê de uma forma sofisticada e elegante. Saiba como usar colete de crochê de uma forma criativa para compor os seus looks. Uma blusa de crochê colorida pode compor visuais muito bonitos para eventos no verão, como as festas em piscinas e praia, por exemplo.
gostei muito dos vestidos pois eu amo muito o croche e meu artesanato preferido
Os vestidos são magníficos ,qual o preço de um vestido ( comprido ou curto ) aguardo resposta cumprimentos .
Gostaria de receber o grafico deste vestido bordo.
gostaria de receber grafico vestido caveira branco cinco moça loira e se possivel o quatro azul moça ao celular.