Moda Alta Costura

O segmento de moda de alta costura (haute couture em francês) tem passado por dificuldades nos últimos tempos devido a mudanças no processo produtivo e crescimento do prêt-à-porter (pronto para vestir). O desejo pelo acesso imediato as peças desfiladas pelas principais grifes do mundo tem tornado cada vez menor o setor dedicado ao fabrico artesanal dentro das principais marcas, contudo, ele ainda persiste.

Moda Alta Costura

Moda Alta Costura

O Que Significa Alta Costura?

O termo se refere à produção artesanal modelos exclusivos e feitos sob medida quase sempre adornados por detalhes como pedrarias e bordados. Essas peças possuem grande valor agregado devido à complexidade dos processos de confecção e a habilidade que exige dos artesãos. Aliás, uma das dificuldades que esse setor tem enfrentado diz respeito exatamente à falta de renovação dos profissionais capacitados para fabricar essas peças.

Na França há proteção legal do termo haute couture, apenas empresas que seguem um determinado padrão podem se autodenominar dessa maneira. No resto do mundo o termo é usado para se referir a produção de grandes nomes da moda, isto é, os considerados grandes costureiros. A alta costura pode ser produzida em diferentes partes do mundo como Paris, Roma, Nova York, Londres, Milão entre outras.

Moda de Alto Padrão e Alto Valor

Uma das principais características das peças de alta costura é ter preço elevado pela exclusividade com que são produzidas além de utilizar como base tecidos e insumos de grande valor agregado. Peças de alta costura feitas por iniciantes no mercado custam em torno de US$ 100 mil dólares, peças de maisons consolidadas podem chegar a custar mais de US$ 800 mil dólares. Para se ter uma ideia há uma estimativa que atualmente apenas cerca de 100 mulheres no mundo sejam clientes assíduas de alta costura com destaque para as chinesas que tem investido mais em suas roupas.

Origem da Alta Costura

A história da alta costura surgiu em 1858, quando Charles Frederick Worth, um estilista inglês abriu um ateliê em Paris e convidou nomes ilustres da sociedade local e integrantes da nobreza para conhecer suas criações apresentadas por modelos, ou seja criou os primeiros desfiles de moda e também a alta costura. Passados alguns anos, Worth criou junto com seu filho a Câmara Sindical e estabeleceram os requisitos e critérios para quem tivesse interesse em integrá-la.

Conheça as Principais Maisons de Alta Costura

Chanel

Provavelmente a marca de alta costura mais famosa do mundo é a Chanel devido a imagem forte de sua fundadora Gabrielle Bonheur Chanel (Coco Chanel). Atualmente, essa que é uma grande empresa privada divide a sua atuação entre o segmento de alta costura, prêt-à-porter, acessórios e bens de luxo, maquiagens e itens de perfumaria.

Quando entrou no mercado de alta costura Chanel quebrou paradigmas devido a sua visão de que a mulher elegante moderna deveria deixar de lado a opulência de amplos vestidos para vestir calças e ternos bem cortados. Nas primeiras décadas do século passado Coco Chanel ganhou destaque por trabalhar com desenhos de peças mais simples observando as dificuldades deixadas pela Primeira Guerra Mundial e o novo estilo de vida feminino que passava a incluir trabalhar fora.

As peças esportivas despontam como as mais lembradas da grife junto a introdução de modelagens e tecidos do universo masculino para o guarda-roupa feminino. Após 1930 Chanel passou a se dedicar a criação de vestidos que propunham uma silhueta mais alongada para as mulheres e ganhou o mercado de perfumes. As bolsas e sapatos confeccionados a mão ainda impulsionam boa parte do faturamento da maison.

O período mais profícuo da alta costura da maison certamente foi a era em que a estilista foi a designer-chefe que durou até 1971 quando ela faleceu. Atualmente, a empresa se divide entre o setor moderno que oferece peças prontas para vestir e o tradicional setor de alta costura.

Dior

O estilista Christian Dior entrou para a história pela definição do conceito de New Look que propunha uma nova silhueta para as mulheres na fase pós Segunda Guerra Mundial. Vestidos que antes seriam feitas com apenas 5 metros de tecido passaram a ser confeccionadas com mais de 40 metros. Sua maison foi criada em 1946.

As peças imaginadas por Dior e concretizadas devido a um patrocinador que acreditou em seu talento tornavam as mulheres mais oponentes e em alguns casos beiravam ao exagero. Foi devido aos vestidos produzidos por Dior que o mundo passou a deixar o conceito de racionamento no passado. O sucesso foi tão grande que Dior produzia seus modelos extravagantes para mulheres do mundo todo desde esposas de generais nazistas até para as francesas.

A maison fundada por Dior cresceu se tornando uma das mais poderosas empresas do segmento de alta costura. A Christian Dior S.A detém os direitos de produção e distribuição das peças da grife Dior assim como o controle da empresa LVMH Moët Hennessy (Louis Vuitton). Uma curiosidade é que a Dior foi a primeira maison internacional de luxo a se instalar no Brasil nos anos 1950.

Valentino

O estilista Valentino Garavani começou cedo no mundo da moda, quando era apenas um adolescente em 1950 se mudou para Paris para dar início aos seus estudos. Uma das características mais marcantes dos desenhos de roupas de Valentino é manter um estilo extremamente feminino indo de encontro a propostas como a de Coco Chanel. Sobre esse tema Valentino já disse que acredita que nenhum homem deseja sair com uma mulher que se veste como um homem e por isso desenha looks bem femininos.

No ano de 1959 o estilista que sonhava em desenhar figurinos para filmes abriu seu primeiro estúdio de moda e em 1967 lançou uma coleção que recebeu o nome de “Valentino’s White”. Nos anos 1960 as estrelas de Hollywood começaram a usar suas criações e com isso ajudaram a impulsionar a internacionalização da grife italiana. O processo de expansão se tornou mais intenso com a associação de Valentino a Giancarlo Giammetti.

A empresa de Valentino passou a produzir artigos prontos para vestir em 1972 e nos anos seguintes passou a ter em seu portfólio peças básicas como jeans e acessórios. No ano de 2008 o estilista anunciou que deixaria a criação de roupas e lamentou não ter preparado um herdeiro criativo a altura. A grife Valentino ainda é uma das mais poderosas do segmento de alta costura do mundo.

Yves Saint Laurent

O estilista Yves Saint Laurent nasceu na Argélia que era possessão francesa e entrou para a história como um dos nomes mais importantes da moda de alta costura assim como um dos pioneiros do prêt-à-porter. Com apenas 17 anos de idade o estilista saiu de casa e foi trabalhar com Christian Dior tornando-se o herdeiro da maison Dior após a morte do seu fundador.

Tendo apenas 21 anos de idade Saint Laurent precisou salvar a Dior da ruína e quando conseguiu novamente recebeu um desafio da vida, ele foi convocado pelo exército francês para defender a França durante a Guerra da Independência. Foram necessários apenas 20 dias para desenvolver estafa que levou o estilista para um hospital psiquiátrico no qual passou até mesmo por tratamento de eletrochoques.

No ano de 1962 Saint Laurent voltou a ativa saindo da Dior definitivamente e iniciando sua própria marca junto com o então companheiro Pierre Bargé com que foi casado até 1976, mas sócio durante décadas. O período mais marcante da grife se deu entre as décadas de 1960 e 1970 com o lançamento do smoking feminino que democratizou o uso de calças para mulheres.

Em 1966 novamente Saint Laurent ganhou destaque por introduzir o conceito de prêt-à-porter em sua marca permitindo que seus produtos estivessem acessíveis para quem não podia pagar os preços elevados da alta costura. A marca se tornou um ícone da moda, em 2002 Saint Laurent anunciou que estava deixando o papel de estilista da grife. No ano de 2008 ele faleceu devido a um câncer cerebral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *