Algumas empresas mais formais escolhem a sexta-feira como um dia especial para permitir que os seus respectivos funcionários venham para o trabalho com um vestuário mais descontraído, já entrando no clima do desejado final de semana. O código de vestuário para o casual day é ser descontraído e despojado sem deixar de perder a classe e a elegância. Conseguir transmitir essa impressão de elegância com descontração para as pessoas é uma tarefa que exige mais cuidado, pois o erro nesse tipo de proposta pode causar constrangimentos para você como profissional e, também, para a empresa onde você trabalha.
Tenha em mente a idéia de que o modo como você se veste é como um cartão de visitas, imprime seus dados mais básicos e vai repelir ou chamar a atenção para que te olhar e quiser ou não te conhecer realmente. Em outras palavras, a sua personalidade estará sempre impressa no seu vestuário. Tendo ou não a consciência desse fato, as pessoas irão sempre transmitir mensagens sobre quem são por meio das roupas que estão vestindo. Desse modo, esteja atenta para não fazer um marketing pessoal negativo, em especial no local em que você trabalha.
Caso o local em que você trabalha tenha essa proposta do casual day, confira logo abaixo uma série de dicas elaboradas a partir de perguntas básicas as quais vão te orientar para escolher o figurino que melhor se adéqüe à sua personalidade e ao estilo da empresa em que você trabalha. Leia com atenção às perguntas e as dicas e vá adaptando as sugestões a sua realidade para causar uma boa impressão no casual day da em presa em que você trabalha e, também, para adotar algumas dicas de etiqueta no dia a dia. Então vamos começar?
Dúvidas Iniciais:
- Como vestir as roupas certas para o casual day?
- Como uma mulher, ao mesmo tempo, elegante e feminina se veste para ir ao trabalho?
- Existe algum jeito de se vestir sem ficar com cara de quem vestiu um uniforme?
- Roupas com tecido de jeans podem ser vestidas no casual day?
Essas são as mais óbvias indagações sobre o vestuário no casual day. Como dito anteriormente, o casual day é muito comum em ambientes de trabalho que exigem responsabilidade e a boa postura como pré requisitos de comportamento dos seus respectivos funcionários. Essas exigências acontecem porque essas empresas lidam com clientes importantes e necessitam transmitir uma impressão de confiança e determinação por parte do funcionário. As sextas-feiras são um dia em que uma considerável parte dos funcionários dessas empresas esticam o dia em happy hours e outros compromissos de entretenimento entre amigos. Então ir vestida com um figurino que passe uma boa impressão tanto no ambiente de trabalho, quanto não fique pesado e careta demais para sair à noite é o ideal.
Sugestões de Peças Para o Casual Day com Classe e Descontração:
- Camisa ou calça jeans com lavagem escura, mais especificamente na cor azul marinho.
- Calças pantalona de linho, estampadas ou não.
- Vestidos de alfaiataria com costura moderna e sem decotes.
- Roupas com tecido do tipo sarja
- Saias lápis no comprimento do joelho e que não sejam extremamente coladas ao corpo e, sim, justas.
- O clássico blazer, mas para essa ocasião estampado.
- Vestir roupas sem muitas estampas chamativas ou texturas e com acessórios modernos e de forte impacto visual.
- Colares compridos na altura do umbigo ou braceletes de metal.
- Bolsas coloridas e sem contas para pagar, pelo menos nesse dia.
- Troque os saltos pelas confortáveis sapatilhas.
- Para quem não consegue descer do salto, vale aportar em peep toe coloridas para animar o visual.
- Misture tecidos de diferentes texturas quando não tiver muita segurança de combinação de cores.
- Faça uma maquiagem mais leve para esse dia.
- Deixe de usar aquele rabo de cabelo com os fios super esticados pelo menos na sexta-feira. Opte por um cabelo mais leve, sem tantos produtos para domá-los. Faça o famoso coque podrinho, fica muito elegante.
- Use apenas um detalhe de estampas de bicho, se tiver muita vontade. Pois essas estampas remetem à sensualidade, o que não é a proposta do casual day.
- Evite vestir sandálias abertas.
- Caso seja muito fã de batons escuros, aplique apenas uma camada de mascara para os cílios nos olhos. O ideal é deixar os batons escuros para a noite. Prefira os tons de coral, nude e os rosas claro.
- Evite vestir peças com brilho. O figurino pode até ficar bonito, mas nunca será o ideal
- Se o happy hour for uma certeza ou uma dúvida, garanta o make para essa ocasião guardando pelo menos um batom colorido e um blush na bolsa. Não fica muito pesado levar na bolsa uma nécessaire básica para depois do expediente.
- Caso você vá de carro para o trabalho, deixe nele aquele sapato deslumbrante para depois do expediente e vá trabalhar com algo mais formal. Ou se você tiver a sua própria mesa ou sala no ambiente de trabalho, deixe o par de sapatos para a noite guardados em algum canto escondido e troque de sapatos quando o expediente terminar.
- Jamais vista rasteirinhas ou chinelos.
- Como dito logo acima, os sapatos do tipo peep toes estão liberados, porém desde que as unhas estejam bem cuidadas, saudáveis e de preferência com pelo menos uma base recobrindo as unhas.
- As saias devem ser sempre com o comprimento na altura dos joelhos, nunca mais curto do que isso. Mostrar as coxas não é uma atitude que se deva fazer em ambiente de trabalho, mesmo que você esteja cercada por mulheres no seu setor ou em toda a empresa.
- E por fim, fuja dos decotes. Eles não são adequados para um ambiente de trabalho. Caso ele esteja nas costas, cubra com um blazer e retire esse blazer apenas quando o expediente terminar. Ou se o decote for no colo, cubra bem com um lenço e retire o lenço, também, somente quando o expediente terminar.