História dos Zíperes

Zíper

O zíper é uma dos inventos mais simples dos tempos modernos e, possivelmente, um dos menos essenciais, mas é um dispositivo imensamente útil na nossa vida quotidiana. Fechar uma calça, uma mala, as costas de um vestido, um saco de dormir ou uma barraca, é muito mais fácil com um zíper que com botões ou cordões. O zíper é tão eficaz e confiável, que em menos de cem anos, tornou-se de fato o fecho de milhares de produtos diferentes. Neste artigo, examinaremos as diferentes partes que compõem um zíper e ver como esses componentes se juntam com tanta facilidade e segurança. O sistema é engenhoso em sua simplicidade.

História dos Zíperes

A Cunha e o Gancho

Os Zíperes só podem ser fabricados com máquinas modernas, mas elas são construídas em torno de duas das mais antigas e mais simples ferramentas na história da civilização: a cunha e o gancho.

A cunha é apenas um objeto com uma leve inclinação na superfície. Se você empurrar uma cunha para a frente contra um objeto, ele vai empurrar o objeto para a esquerda ou direita. Em outras palavras, a força exercida por uma cunha é sempre perpendicular à direção em que a carga está se movendo. Um batente da porta é um bom exemplo deste princípio: Quando você enfiá-lo em uma porta, que se aplica uma força para cima na parte inferior da porta. Um gancho, é claro, é um pedaço curvo de material que pode ser usado para agarrar um outro pedaço qualquer de material. Os Ganchos têm sido utilizados como dispositivos de fixação por milhares de anos, porque eles são simples e geralmente bastante resistentes. Quando usado como um dispositivo de fixação, um gancho geralmente é acompanhada de uma argola, ou objeto com vão oco, que recebe o gancho.

Infantil

A Trilha

O trilho do zíper é composto de dezenas de dentes, cada um combinando com um gancho e uma cunha. A idéia é que cada gancho trave em cada uma das duas faixas em um buraco na pista oposta. O mecanismo de travamento, chamado de slide, é apenas uma coleção de cunhas. Como o feixe se move para cima, tiras de dois dentes devem entrar num ângulo específico. As tiras são compensadas entre si, de modo que cada cavidade preenche o gancho da seqüência. Para que isso funcione corretamente, cada dente deve ter exatamente o mesmo tamanho e forma, e todos eles devem estar perfeitamente posicionados na pista. Isso seria praticamente impossível sem a tecnologia de produção mais moderna.

Brasil

Em um zíper bem feito, os dentes entrelaçados formam uma ligação extremamente segura, é muito difícil separar os dentes, puxando as duas fitas separadas. Mas o deslize pode facilmente separar os dentes, utilizando-se uma cunha simples. Quando a lâmina é puxada para baixo, empurra a cunha contra as bordas inclinadas dos ganchos, fazendo cada dente sair fora do interior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *