Quando recebemos o convite para uma festa que tem dress code definido podemos ter algumas dúvidas a respeito de qual é a peça correta para usar nessa ocasião. Um dos tipos de estilos que mais causam dúvidas é o famoso cocktail dress. Para quem não conhece consiste basicamente num vestido elegante que é feito de um material sofisticado como musseline, seda ou crepe.
Esse vestido tem a sua barra em geral até os joelhos e pode ser usado em festas além de eventos formais que não exigem trajes de gala. O cocktail dress é o traje feminino que é equivalente ao traje passeio completo. Esse vestido deve ter como complementos sapatos de salto alto e meias finas.
Conhecendo o Cocktail Dress
O vestido definido como cocktail dress tem o seu comprimento variando de pouco acima dos joelhos até os tornozelos. Depende da ocasião, das tendências da moda e dos costumes do local em que se vai. Nos casos em que a barra do vestido fica em torno de duas polegadas acima do tornozelo o seu nome passa a ser tea length.
Já se a barra do vestido fica bem perto do tornozelo passa a se chamar ballerina length. Contudo, se deve observar que em geral os vestidos que tem esse comprimento normalmente são vestidos que entram na categoria de vestidos de noite. Para as ocasiões em que existe semiformalidade é possível usar um cocktail dress mais curto, os cavalheiros devem então usar ternos escuros.
Cocktail Dress Curto
Esse vestido mais curto recebia o nome de late afternoon até o começo do século XX. Nas ocasiões com mais formalidade é possível usar um cocktail dress mais comprido, contudo, nas décadas de 1960 e 1970 a moda era de vestidos desse estilo mais curtos mesmo nas recepções que tinham como dress code traje de gala. A partir de década de 1980 os vestidos passaram a ser classificados como cocktail dresses muito mais pela sua suntuosidade do que propriamente pelo seu comprimento.
Usando o Cocktail Dress
O primeiro cocktail dress é algo bem marcante na vida de uma mulher, pois se trata de um vestido sofisticado e que carrega uma elegância natural que nos faz lembrar da bela atriz Audrey Hepburn. Esse vestido foi inventado pelos norte-americanos e consiste num vestido elegante para ser usado em ocasiões como coquetéis diurnos.
Quem gosta de uma elegância simples e com certo conforto vai gostar de saber que os cocktail dresses estão em alta novamente nas tendências. Um vestido clássico e que apresenta uma sensualidade discreta que pode ser usado em diferentes ocasiões. Um tipo de vestido que se tornou popular a partir da década de 1920.
Vestido de Inverno, Vestido de Verão
Em geral os vestidos definidos como cocktail dresses são curtos até os joelhos ou abaixo deles feitos com tecidos sofisticados como cetim, seda, lã ou veludo. As peças podem ainda ser feitos de tecidos mais sofisticados sendo uma opção bem interessante para o inverno.
O verão também pode ter os seus cocktail dresses, em geral essas peças fazem uma releitura dos vestidos dos anos 1950. São vestidos que tem um visual mais esportivo e que em geral são feitos de tecidos como algodão. Esses modelos são acinturados e muitos partem para o estilo evasê tendo pequenas pregas ou uma saia no formato tulipa. Também podemos encontrar uma versão mais moderna de tecidos como o jeans com uma lavagem mais clara.
Vestido Especial Para a Noite e Para o Dia
Os modelos que seguem o estilo cocktail dress foram bastante vistos nas passarelas das principais grifes de luxo e também nas festas e premiações de tapete vermelho. Esses vestidos podem ser usados tanto de dia quanto de noite, a dica é saber como escolher o comprimento, tecido e estampas com o momento do dia.
Para o dia as melhores estampas são as florais e para a noite são as geométricas. A noite também pode pedir um vestido total black. Um vestido bem interessante para ocasiões como almoços e festas. Para as festas você pode optar por um modelo com decote tomara-que-caia e mais curto. Vestidos que podem ser usados de maneira bem interessante com scarpins e sandálias de salto alto.
Complementos
Para deixar o seu look perfeito para a ocasião é importante saber escolher os complementos certos. As ocasiões que exigem mais formalidade pedem acessórios mais sérios como clutchs discretas. Se o vestido que você escolheu é de um modelo mais tradicional é possível optar por uma bolsa mais divertida, mas cuidado para não exagerar.
Os sapatos devem ser básicos como um scarpin, por exemplo, mas você pode adicionar um toque de cor para o visual nos pés. Escolher um sapato colorido pode ser legal para quebrar a seriedade de um vestido preto. Para as ocasiões menos formais a dica é opções por sapatos básicos, pode até ser uma sapatilha. Se a festa for na praia você pode escolher bolsas e acessórios de materiais como palha.
Acessórios
Eles dão um toque bem especial ao seu look, mas atenção para não exagerar escolhendo peças muito grandes ou com muito brilho. Em geral as ocasiões que tem como dress code o cocktail dress são ocasiões com menos formalidade em que não são bem-vindos exageros então escolha brincos menores e só use colar se não estiver de brincos.
Estilo Casual
Os cocktail dress são vestidos que ajudam a trazer mais feminilidade para o seu visual e podem ser usados em momentos mais casuais do dia a dia. Para levar esses vestidos para essas ocasiões a dica é apostar em sapatos mais simples como alpargatas e sapatilhas. Usar um cardigan ou uma jaqueta jeans por cima do vestido também ajuda a quebrar o estilo formal.
Vestidos que podem ser peças-chave do seu guarda-roupa sendo usados para ocasiões formais e também nos momentos de descontração. O segredo é saber escolher os complementos corretos para cada ocasião. Nos momentos mais simples opte pelo mais simples, nas ocasiões mais sérias opte por complementos mais sérios.
O que são vestidos para coquetel? Vestidos mais ou menos na altura do joelho, sem muitos detalhes, acompanhados de sandálias e bolsas pequenas. Maquiagem mais natural e suave e cabelos sem super-produções e você está pronta.