Querer estar sempre na moda é um perigo, quase uma cilada. Mesmo quando o conceito de moda está ao lado de quem tem personalidade e prioriza mais o próprio estilo do que a produção feita com base nas tendências das passarelas. E o motivo é simples, é vestir aquilo que não é adequado para o próprio corpo, com base não só nas medidas e formas, mas sem levar em consideração a idade.
A idade é sim, um fator importante que deve ser levado em consideração na hora de criar um outfit. E não se trata de um discurso preconceituoso, aplicado somente a mulheres mais velhas. Uma garota de 20 anos pode ficar horrível, se apostar em uma produção para uma mulher de 40. Na melhor das hipóteses, vai aparentar ser muito mais velha do que realmente é.
E ainda, se vestir de acordo com a própria idade é imprescindível para demonstrar a sua personalidade em um encontro de trabalho, principalmente com pessoas desconhecidas. Veja as dicas que preparamos para você não sair da linha na hora de criar a sua produção!
Como Se Vestir Quando Você Está na Casa dos 20 e Poucos
Comprimento: Essa é uma idade que dá para abusar da variação do comprimento das roupas, proposta constantemente pelo vai e vem da moda. Dá para usar a minissaia, a saia no comprimento clássico (sobre o joelho), a longa até o tornozelo e a mídi. Porém, atenção, tudo depende do tipo de saia ou vestido e principalmente da sua altura.
Baixinhas: As mais baixas devem preferir roupas que fiquem entre o clássico e o mini. Longas demais, só se for com um salto. E, de jeito nenhum, use uma saia ou vestido logo abaixo do joelho, a chance de não ficar bom é de 100%.
Decotes: É para brincar e abusar com os decotes. Tudo sempre com bom senso. Leve em consideração também o lugar para onde você está indo. Tudo bem que você tem 23 aninhos, mas não pode ir para uma reunião de trabalho com um decote “V” profundo. E mais uma informação, o tamanho dos seios também servem para dizer se o decote está bom ou não. Se os seios são pequenos, tá esperando o que para arrasar nas roupas sem alça? Se são grandes, aproveite a ocasião certa para ficar bem sedutora.
Roupas Justas: Dá para ir de roupa justa sim, claro que dá, mas sempre com algum cuidado. Um vestido tubinho preto, com acessórios sérios e a maquiagem errada vai te dar uns anos a mais. Em compensação, a calça de couro justíssima com uma camiseta branca, vai mostrar que você está podendo.
Cores: A escolha da cor é muito importante para manter um visual harmonioso. Com 20 e poucos anos, abuse do colorido, nada de marrom, preto, azul marinho. Deixe o seu guarda-roupa colorido.
Como Se Vestir Quando Você Está na Casa dos 30 e Poucos Anos
Comprimento: Não se preocupe, você ainda pode variar, e até mesmo apostar na minissaia. Um vestido curto e elegante, com decote comportado, para uma festa à noite, com uma maquiagem discreta, e está tudo certo. Para o dia a dia, o comprimento clássico é perfeito e do longo, você pode abusar.
Decotes: As camisas de botões, que estão sempre na moda, não podem faltar no guarda-roupa de uma mulher de 30 e poucos anos. Mas, o que não quer dizer, que as blusas mais soltinhas, camisetas básicas, não sejam bem-vindas. O decote é permitido sim, mas com muito bom senso e um ótimo sutiã.
Roupas Justas: Para as roupas justas, tome um pouquinho mais de cuidado. Tipo uma blusinha mais comprimidinha para dar uma disfarçada. Se não for vestido tubinho, esqueça aquela produção toda colada, deixe-a só para academia.
Cores: As cores estão liberadas, assim como as estampas. Nada de infantil, mas tem tanta coisa bonita! Aquelas étnicas, maxi estampas, jogue com estampas diferentes na parte superior e inferior. E permita-se fazer uma produção elegante e séria, com cores escuras, para um encontro de trabalho.
Como Se Vestir Quando Você Está na Casa dos 40 e Poucos e Até Superou os 50
Comprimento: É a sua grande chance de ser muito elegante. Aproveite o que tem de melhor nas coleções para mulheres nessa idade. É muito coisa mesmo! Se você parar para pensar, a grande maioria das marcas de luxo do mundo, vestem mulheres nessa faixa etária. Por isso, comprimento clássico, belos vestidos longos para noite e nada de minissaia. Também, quem precisa de minissaia quando o mundo da moda te abre tantas possibilidades?
Decotes: Opte pelos decotes discretos para situações formais ou de trabalho e de vez em quando, arrase com um decote sedutor e claro, sempre sem esquecer o sutiã correto. No caso do decote, quem faz a grande diferença é a lingerie escolhida. A quantidade de sutiãs especiais é muito grande, o que te permite usar quase tudo. Porque, por exemplo, roupas sem alça, melhor se tiver um bolerinho por cima ou um maravilhoso xale.
Roupas Justas: Não é preciso esquecer que elas existem. É preciso dosar. Um vestido bem curtinho com uma legging embaixo para um almoço entre amigas, perfeito, com a bolsa certa, um óculos elegantíssimo e uma sandália rasteira. Uma produção que não vai fazer você passar por aquela que se faz de garotinha. O tubinho preto também é sempre uma boa opção. Use com um spencer e com certeza você vai arrasar!
Cores: Evite estampas muito chamativas e as aquelas cores que de vem em quando estão na moda, como o verde limão e o laranjão. Ninguém precisa andar acesa para se sentir bonita. Mescle sempre tons mais vivos com peças mais escuras durante o inverno e para sair à noite. Durante o dia, use estampas elegantes e abandone de vez as camisas, tipo engraçadinha.
Essas são só algumas dicas de como se vestir de acordo com a sua idade. Não se esqueça, que a sua personalidade também é importante na hora de criar um look.