Escolher a roupa certa para vestir muitas vezes é motivo de um trabalhão. Algumas mulheres e homens passam muito tempo para decidir que peças utilizar e ficar com uma aparência legal. A roupa diz muito sobre você e por esse motivo o cuidado com a escolha. Os estilos são os mais variados possíveis e a composição de peças pode seguir sempre da mesma forma ou você pode ousar e criar o seu jeito bem particular de se vestir.
Algumas tendências acabam circulando por todos os estilos e tornando-se uma peça chave para todos os jeitos de se vestir. Um bom exemplo disso que estamos falando são as sobreposições de roupas que é algo que nunca sai de moda e pode ser feito com qualquer peça independente do seu estilo. O bom de fazer sobreposições de roupas é que você pode ainda mesclar diversos tipos diferentes de roupas que talvez, usadas individualmente nunca combinariam.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, elaboramos algumas dicas de mestre para você poder fazer as suas sobreposições sem medo de errar mais. As dicas abaixo podem ser usadas para diversas peças e tanto para homens como para mulheres. Claro que a composição vai depender muito do seu gosto pessoal e das peças que você tem em casa. Atente-se principalmente para o seu corpo, pois seu peso e sua altura dizem muito na hora de fazer a sobreposição.
Qual Seu Objetivo?
Se você vai fazer uma sobreposição de peças de roupa, primeiro decida exatamente qual o seu objetivo com o look. Esse detalhe deve ser atentado para qualquer estilo, mas como a sobreposição mistura muitas peças de tipos diferentes, se você não souber exatamente a mensagem que deseja passar com o seu look pode ter um resultado diferente daquele que você busca.
Misturando As Estações
Existem pessoas que dividem o seu guarda roupa de acordo com as estações do ano. Claro que algumas peças que você usa no inverno, por exemplo, não cairão bem durante o verão por serem peças com tecidos diferentes e cortes adequados para as temperaturas de cada uma das estações. Em contrapartida, sempre temos aquelas peças que não são tão indicadas, mas conseguimos fazer com que ela percorra entre as estações do ano sem parecer estranho.
Uma ótima dica para você nesse caso é combinar uma saia mais curtinha com uma camisa básica e uma jaqueta em uma noite de inverno mais fresquinha ou em uma noite de verão onde o clima deu aquela esfriada. O que você pode fazer para chegar em uma sobreposição perfeita levando em conta as estações é separando as roupas que tenham um contraste e combiná-las até perceber que achou um conjunto ideal.
Como a sobreposição nesse caso será entre estações, atente-se sobre o tecido para você não ficar com muito calor ou muito frio por aí. Se o seu vestido for mais justo e você tiver aquela camisa mais larguinha e fazer uma sobreposição mais no estilo largado e fazer um conjunto de saia e blusa.
Uma dica maravilhosa para começar com as sobreposições, é fazer isso durante a primavera e o outono, se você não tem tanta experiência. Essas duas estações possuem tendências bem semelhantes e as peças utilizadas conseguem passar de uma para outra com mais tranquilidade do que do verão para o inverno.
Usando Peças Antigas
Sempre temos aquela peça de roupa que compramos, usamos muito e depois deixamos guardadas no armário porque todo mundo já conhece e não queremos mais repetir para não parecer que só temos um look. Em alguns casos as pessoas doam ou trocam em brechós, mas existem outras formas de você voltar a usar essas peças sem que as pessoas lembrem que ali é aquela pecinha de tanto tempo atrás e que pode até já ter saído de moda.
As melhores peças para esse tipo de sobreposição são as blusas. Elas podem ser incrementadas com uma transparência ou uma jaqueta que darão um ar totalmente diferente ao seu visual. Uma boa dica é colocar um lindo colete por cima daquele seu vestidinho que já foi muito visto por suas amigas.
Se você gosta de brechós esta é a chance de você renovar o seu guarda roupa não gastando muito, já que as sobreposições permitem isso.
Dicas Importantes
Se você atentar para alguns poucos detalhes, perceberá que fazer sobreposição de peças de roupa pode ser algo muito mais simples do que você imagina. Vejamos alguns detalhes:
- – As peças que você deve usar têm que compor um visual organizado. Uma boa dica é usar as roupas mais justas sempre por baixo, pois do contrário você irá dar mais volume em seu corpo. Com as roupas mais justas por baixo, você ainda conseguirá mais movimento a sua composição.
- – Se você fizer uma combinação de listras por baixo de um casaco de cor única, vai deixar a sua silhueta mais alongada e se você tem problemas de altura esta é uma saída maravilhosa para esse problema.
- – Todas as cores que você vai usar no seu look com sobreposição devem combinar. Sabemos que existe a ideia do color blocking, mas se você não tiver segurança e conhecer bem a técnica pode acabar pecando na mistura.
O Que Evita Com Nas Sobreposições
Como qualquer estilo você precisa ter um certo limite para não errar na escolha da sua composição. Vejamos alguns casos.
- – Evite sobrepor muitas peças em seu corpo para não criar muito volume, principalmente se você estiver acima do peso. As sobreposições escondem sim os seus quilinhos a mais desde que você coloque algo mais justo como “base” do seu corpo.
- – Como citamos mais acima, você pode usar o color blocking para compor as suas sobreposições, mas precisa ter um cuidado muito especial com as cores para não dividir demais o seu corpo.
- – Se a sua sobreposição for para disfarçar mais o peso, evite colocar peças em cores escuras sobre peças em cores mais claras.
- – Mulheres com os seios maiores devem evitar as camisas escuras sob peças mais claras, pois você vai deixá-los ainda mais volumosos.