Como Combinar Camisa, Terno e Gravata?

É bem comum que muitos homens enfrentem um grande problema na hora de “formar”o conjunto, camisa, terno e gravata, principalmente, quando a produção não faz parte do guarda-roupa habitual dos mesmos.

Além disso, o fato de não ser uma produção do cotidiano de uma grande parte dos homens, hoje em dia, eles se deparam com uma grande quantidade de opções e possibilidades de combinação, o que faz com que a escolha seja ainda mais difícil.

Somado a falta de experiência, a grande oferta de possibilidades, ainda podemos acrescentar o estilo de cada um e o que está na moda.

Apesar de todos esses detalhes que fazem uma grande diferença na hora de combinar camisa, terno e gravata é possível facilitar um pouco as escolhas levando em consideração algumas dicas básicas. Veja como fazer!

1- Regra das Estampas Listradas

  • O homem pode combinar uma camisa listrada com uma gravata listrada sim, mesmo que os inexperientes digam o contrário. Diferente do que muita gente imagina, essa combinação rende e fica excelente, porém, é preciso ficar atendo para alguns detalhes.
  • Quando for combinar listras e mais listras leve em consideração: a camisa listrada deve ser de cor clara e as listras devem ser fininhas, enquanto a gravata deve ser com as listras mais grossas e numa tonalidade mais escura.
  • Ainda falando da mistura listras e listras, gravata e camisa, nunca faça a combinação de gravata e camisa listradas da mesma cor.
  • E ainda, as listras não podem ser da mesma espessura em hipótese nenhuma.
  • Considere a regra da lista para estampa xadrez, se você quiser experimentar usar camisa e gravata.

2- Como Combinar Terno e Gravata com Camisa de Cor Lisa Clara

  • Na dúvida prefira de cara uma camisa lisa clara ou melhor ainda se ela for branca, porque fica bem mais fácil de combinar.
  • Para combinar com uma camisa de cor clara, opte por uma gravata de cor forte e se ela tiver estampa melhor ainda.
  • Camisa clara com gravata estampa, escolha entre as seguintes: xadrez, poá, listras ou qualquer estampa que você goste pessoalmente.
  • Neste caso, da camisa clara com a gravata estampada, use um terno de cor escura.

3- Como Combinar Terno e Gravata com Camisa Lisa Escura

  • Fica muito elegante e está muito na moda usar um terno escuro com uma camisa escura, um tom a menos e a gravata da mesma cor que a camisa.
  • O terno também pode ser claro e a camisa escura ser sempre da mesma cor da gravata.
  • O terno pode ser escuro, com a camisa escura, com a gravata escura, porém, com detalhes mais claros.

4- Como Combinar Terno com Risca de Giz

  • Esse é um terno clássico que nunca saia de moda, às vezes fica mais em evidência e outras nem tanto, fica esquecido, mas pode ser perfeitamente usado sempre com uma camisa lisa.
  • A gravata adequada para usar com uma camisa lisa clara e com o terno com risca de giz é xadrez ou com listras diagonais.

5- Como Combinar Cores de Terno, Gravata e Camisa

  • As cores não podem ser esquecidas, elas devem ser levadas em consideração e a harmonia entre elas é muito importante, principalmente entre camisa e gravata, não menos com o terno, claro.
  • Se você está com medo de errar e prefere não arriscar ou se vai investir em poucos ternos, é melhor investir nas cores básicas e que combinam com tudo: preto e azul marinho. Se tiver que escolher entre uma e outra, prefira ter um terno azul marinho.
  • No caso da camisa, não tenha dúvida, a clássica e que ficará bem com qualquer gravata e qualquer terno é sem dúvida na cor branca.
  • O terno marrom muitas vezes fica muito em evidencia, na moda, porém, saiba que somente camisas de cores quentes são adequadas para usar com ele, como: vermelho, laranja e amarelo. Também dá para apostar na camisa rosa ou roxa.
  • No caso do terno marrom use a gravata fazendo um tom sobre tom com a camisa.

Veja Algumas Dicas Para Usar a Gravata de Modo Correto!

  • Para que as suas gravatas estejam sempre bonitas e esticadas, adequadas para serem usadas com o terno, elas devem ser passadas com um papel grosso, tipo cartolina por dentro. Isso evite que elas fiquem com marcas e mais, o ferro deve ser usado somente em uma única direção. E claro, cuidado com a temperatura. Normalmente, as gravatas são feitas em um tecido que não suporta ferro muito quente.
  • Quando sair de casa e precisar pegar o carro, coloque a gravata por cima do cinto de segurança. É muito comum os homens saírem perfeitos com tudo passadinho e chegarem no compromisso de trabalho com a gravata amassada por conta do cinto de segurança.
  • Se você quer incrementar o look e usar um prendedor saiba que o modo correto de usá-lo é 20 centímetros acima da ponta da gravata.
  • Escolha o nó que você sabe fazer, o clássico simples para o dia a dia, o para ocasiões especiais chamado de Windsor e o semi Windsor que é usado para as gravatas mais moderninhas, aquelas finas.

Você Conhece a Origem da Gravata?

Curiosidades: a gravata surgiu durante a guerra da década de 30 na Croácia. Não era bem a gravata e sim um tipo de xale que era usado no pescoço pelos soldados para protegê-lo do sol e em outros casos para tentar estancar o sangue de ferimentos. Daí, os homens passaram a usar o lenço no pescoço como forma de ornamento, que veio a seguir a dar lugar para as gravatas.

Comprimento da Calça do Terno:

Curiosidades: o comprimento da calça do terno é muito relativo e pode mudar como tudo que está ou não na moda. Atualmente, por exemplo, as grifes de luxo e mais importantes do mundo, produzem ternos masculinos com a bainha da calça feita exatamente no osso do tornozelo e não abaixo dele como são as calças clássicas.

Quando se fala de modismo é bom ficar atento, até porque a moda passa, então, neste caso, é melhor apostar em um terno com a calça no comprimento tradicional, que está sempre em alta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *