A Polêmica da Abercrombie & Fitch

Quando uma empresa chega ao mercado, mesmo que não seja tão aparente para todos, elas chegam com um determinado foco de público. Tudo isso faz parte do planejamento que é feito antes mesmo do lançamento. O planejamento de marketing de uma empresa é onde ela se baseia para começar a trabalhar e sempre seguir uma mesma linha, uma mesma identidade.

Acontece que com o tempo algumas marcas tomam um direcionamento diferente e de repente aquele público que não era o alvo da empresa, torna-se o grupo que mais consome seus produtos. É a partir daí que o foco da gestão dessa empresa tem que mudar e readaptar-se. Falando assim pode até parecer simples e podemos achar que é só determinar um público alvo e focar nele, acontece que essa tarefa é muito mais complicada, pois nenhuma empresa deve fechar seus produtos para um tipo de pessoa em específico.

Tanto não pode que recentemente explodiu uma polêmica envolvendo uma marca de roupas muito famosa entre os adolescentes norte-americanos. Devido uma infeliz declaração do CEO da empresa Abercrombie & Fitch, que até maio desse ano era a marca mais desejada por jovens e adultos desse país. A Abercrombie & Fitch era uma espécie de atestado ao bom estilo e bom gosto quanto à forma de vestir, mas nas últimas semanas, uma onda de críticas e protestos vem ganhando a internet ao redor do mundo e fez com que essa marca caísse muito na preferência de marcas de roupas.

Se você ainda não tinha acompanhado esse problema de perto, vamos explicar mais detalhadamente o que realmente aconteceu.

Abercrombie & Fitch – História

A história dessa marca começou com uma loja bem pequena no ano de 1892 na região nova iorquina chamada de Baixa Manhattan. Na época a Abercrombie era apenas uma loja que fabricava e vendia algumas poucas peças, tendo como principais clientes, caçadores e exploradores que andavam pela região. O nome veio da própria proprietária e assim ficou até 1900, quando Abercrombie resolveu investir em uma sociedade com um de seus principais clientes, Erza Fitch. Foi a partir de 1904 que então a Abercrombie & Fitch passou a atuar no mercado como uma das maiores marcas de roupas e acessórios para acampamentos.

A maior atenção sobre a marca veio em 1909 quando a Abercrombie & Fitch lançou o seu primeiro catálogo oficial com 456 páginas e na época, mais de 50 mil cópias foram distribuídas por toda a cidade. Mesmo sendo uma quantidade exagerada, o que rendeu um bom prejuízo à marca, que na época quase foi a falência por esse motivo, logo depois o lucro veio com tudo.

De roupas para acampamento, a Abercrombie & Fitch começou a investir em roupas mais no estilo sport e tornou-se uma marca utilizada somente pela elite norte-americana durante os primeiros anos do século XX. Diversas celebridades tornaram-se clientes como os presidentes americanos Theodore Roosevelt e Gerald Ford, as atrizes Greta Garbo e Katharine Hepburnm além de escritores muito conhecidos como John Steinbeck e Ernest Hemingway.

A popularidade entre os jovens veio a partir dos anos 90 quando passou a confeccionar e vender roupas mais sensuais e informais, que estavam bem próximas aos modelos lançados na Europa nessa mesma época.

E foi assim que a Abercrombie & Fitch passou a ser a empresa mais conhecida dos Estados Unidos e Canadá no setor de roupas e uma das mais valiosas do mundo, acumulando um valor de mercado de mais de 4 bilhões de dólares.

A Polêmica

É importante conhecer um pouco mais sobre a história da Abercrombie & Fitch porque como aqui no Brasil essa loja não possui sede, só vemos mesmo algumas poucas peças e conhecendo a história, podemos ter uma noção de como a empresa carrega uma tradição de roupas fabricadas direcionadas de fato para um público mais selecionado, financeiramente falando, e o quanto uma quebra desses valores pode afetar de fato a empresa no comércio.

A polêmica envolvendo a Abercrombie & Fitch começou em 2006 quando o presidente da empresa declarou que não aceita funcionários feios ou gordos em sua loja, já que a comunicação com pessoas aparentemente bonitas, é o foco de marketing para a sua empresa. Na época, o presidente Mike Jeffries disse ao site Elite Daily que “É por isso que contratamos pessoas bonitas em nossas lojas. Elas atraem outras pessoas bonitas e nós queremos vender para clientes descolados e de bela aparência. Eu não quero nossos clientes vendo pessoas não gostosas vestindo nossas roupas.”.

O fato de a loja vender roupas pequenas é bem opcional já que cada um possui o público alvo que lhe convém. Acontece que as declarações do presidente recentemente fizeram com que jovens, inclusive usuários da marca, passaram a protestar. A última declaração de Mike foi novamente em relação ao seu público alvo, quando disparou na internet que “Toda escola tem os adolescentes legais e populares, e os que não são tanto assim. E sinceramente, nós somos destes que queremos os bonitos, “cool”, que tem uma boa atitude e muitos amigos. Muita gente não serve em nossas roupas e não devem servir. Somos exclusivos? Com certeza!”.

Protestos

Em uma época onde a discussão sobre os mais variados modos de bullying está super em alta, protestos feitos ao redor do mundo para acabar com essa tirania discriminatória da marca. Com a facilidade de acesso a internet, diversos espaços e campanhas foram criadas para regirem a tudo isso.

Isaias Zatz, um jovem brasileiro de 21 anos, criou uma página no site Tumblr, que protesta essas declarações do presidente da Abercrombie & Fitch colocando moradores de rua para vestir as roupas da marca e publica as fotos para todos. O projeto Abercrombie Popular” pode ser acessado por qualquer pessoa e Isaias também aceita contribuições de fotos e ideias para incrementar ainda o site. Você pode visitar a página do jovem no Tumblr, clicando aqui.

Bem semelhante ao projeto de Isaias outro jovem, Greg Karber, lançou o movimento #FitchTheHomeless sendo que dessa vez hospedado no Youtube. Para conhecer esse canal, você precisa acessar o Youtube e buscar pelo nome ou clique aqui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *