Quem Inventou os Sapatos? E os Saltos Altos?

Quem Inventou os Sapatos? E os Saltos Altos?

Hoje em dia, podemos encontrar sapatos dos mais variados modelos, tamanhos e formas. Mas você sabe quando surgiram os sapatos? Quem inventou? E a origem dos saltos altos?

Saiba que o sapato é um item muito antigo, cuja história começou lá nos tempos dos homens das cavernas.

Origem dos Sapatos

Na antiguidade, os homo sapiens já sentiam que era preciso proteger os pés para não se machucarem, para evitar acidentes com animais peçonhentos, e coisas do tipo.

Em pinturas antigas, que datam de cerca de 10.000 anos a.C., podemos ver que o homem primitivo, do período paleolítico, usava madeira e palha para moldar os seus sapatos.

Depois, já no Egito Antigo, era normal fazem sapatos de papiro, de palha ou de fibra de palmeira. Eles carregavam os sapatos consigo por onde iam, mas só usavam quando era preciso.

Já os faraós usavam sapatos bem mais elegantes, que tinham inclusive adornos em ouro.

Enquanto que nas civilizações gregas e romanas, os sapatos se tornaram um item que determinava a classe social de cada pessoa. Nessa história, os gregos tiveram um papel muito importante, pois eles foram os responsáveis por lançarem vários modelos diferentes de sapatos, o que não havia até então.

Além disso, eles também foram os pioneiros em diferenciar os modelos de sapatos para cada pé. Na ocasião, os escravos não usavam nada para proteger os seus pés. Enquanto que em Roma, o sapato era o que determinava a classe social de cada pessoa, pois cada grupo de usava uma cor diferente de sapatos para se diferenciarem.

Os cônsules, por exemplo, usavam sapatos brancos; os sapatos marrons eram usados pelos senadores; enquanto que as legiões usavam botas de cano curto.

Durante a Idade Média, era normal tanto homens quanto mulheres usarem sapatos parecidos com sapatilhas de couro.

Origem dos Sapatos

Origem dos Sapatos

Quando Surgiram os Saltos Altos?

Durante o séc. XVI, já se usava salto alto. Porém, diferente do que acontece hoje em dia, eles eram destinados aos homens. Na ocasião, o salto alto simbolizava riqueza e ostentação. O rei Luis XIV foi um dos que usaram salto alto.

Os sapatos, como conhecemos hoje em dia, surgiram apenas no começo da Revolução Industrial. Se expandindo ainda mais após a criação da máquina de costura, que diminuiu demais os custos de produção, fazendo com que os sapatos se tornassem itens mais acessíveis para qualquer pessoa.

Dessa forma, no séc. XX, a borracha passou a ser usada no lugar do couro, assim como também passou-se a usar também mais materiais sintéticos na fabricação dos calçados. Até chegarmos aos modelos que temos hoje em dia.

Os Sapatos e a Moda Contemporânea

Hoje em dia, os sapatos de salto alto são considerados itens fundamentais na moda no mundo todo. Eles são usados pelas mulheres que desejam ficar com uma aparência mais elegante, e para ganharem mais alguns centímetros na altura também, com certeza.

Atualmente, os sapatos de qualquer tipo, seja de salto alto ou não, dizem muito a respeito do estilo e da personalidade de cada pessoa. Mas, o fato é que o sapato de salto alto tem o enorme potencial de trazer para a mulher uma maior feminilidade, deixando-a, de fato, muito mais elegante.

Como Combinar os Sapatos Com as Roupas

Depois de conhecermos sobre a história dos sapatos, é hora de aprendermos a combinar melhor esse item com as roupas. Por isso, separamos algumas dicas bem interessantes abaixo para te ajudar. Confira!

  • Calçados delicados

Existe uma enorme variedade de modelos de calçados delicados, dentre os quais podemos destacar as sapatilhas, sandálias de tiras finas, peep toes e os sapatos de boneca, por exemplo.

Esse estilo de calçado é ideal para compor produções mais românticas. Os looks girlie e vintage são bons exemplos. E o legal é que os calçados delicados não precisam ser, necessariamente, lisos. Pelo contrário. Eles também podem ser estampados, floridos, de bolinhas, nudes, rosa-chá, e muito mais…

Eles deixam o visual ainda mais delicado, especialmente se forem usados com vestidos. O que não te impede de serem usados também com outros tipos de roupas, como calças, por exemplo.

Sapatos Com as Roupas

Sapatos Com as Roupas

  • Calçados elegantes

As ocasiões mais formais exigem um calçado elegante, como um casamento, um batizado, uma formatura, ou até mesmo algo relacionado ao trabalho, e coisas do tipo. Por isso, ter pelo menos um modelo é fundamental. Uma dica é apostar no preto, que combina com qualquer produção.

E uma vantagem do calçado elegante, é que ele também combina não apenas com vestidos de festa, como também com calças sociais, jeans, saias, e coisas do tipo.

  • Sapatos estampados

    Sapatos Estampados

    Sapatos Estampados

Seja ele xadrez, listrado, floral, animal print, ou alguma estampa qualquer, o calçado estampado está sempre em alta, e pode fazer total diferença no seu visual. Esses sapatos podem ser tênis, sapatilhas, salto alto, rasteirinha, e qualquer outro.

Mas é preciso ficar atento no momento de combinar o sapato com o restante do look, para não carregar o visual. A dica de ouro é combinar os sapatos estampados com looks mais neutros, monocromáticos.

  • Calçados pesados

Quem gosta de algo mais moderno, sempre tem um calçado mais pesado no armário. As sandálias de salto grosso, com fivelas, tiras mais largas, e algo parecido, compõem um visual mais ousado e elegante também.

Esse tipo de calçado combina muito com produções com shorts, calças, saias, vestidos justos, jeans e roupas mais casuais. Além de também combinarem super bem com produções para a noite ou para o dia.

Além de combinar o modelo de sapato com as roupas, também é fundamental combinar as cores. É preciso manter uma harmonia entre a composição do visual. Por exemplo: se as roupas que você está usando possuem cores mais fortes, o ideal é usar um sapato em tom mais neutro. E vice-versa. Se o sapato é mais estampado ou colorido, a dica é apostar em um visual mais neutro.

Também é importante evitar de usar o sapato na mesma cor do restante das roupas. Você pode até combinar a cor da blusa com a cor do sapato. Mas não o sapato, a blusa e a calça todos da mesma cor, pois não fica legal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *