Qual o Tecido Que Seca Mais Rápido? Qual o Mais Leve?

Os tecidos sintéticos disparam na lista de tecidos com capacidade de secagem em menor tempo. Opções como poliéster, acetato, elastano, nylon, viscose, raion, poliamida e acrílico são boas opções para o guarda-roupa de quem deseja mais praticidade em seu dia a dia, tanto pelo fato de secarem rapidamente após serem lavados como por não amassarem.

No entanto, os tecidos sintéticos não são exatamente a melhor opção para quem deseja mais leveza e frescor para os dias de sol inclemente do verão, por exemplo. Para esse caso a dica é apostar em tecidos naturais como algodão, linho, tricoline e seda. Tecidos de fibras naturais absorvem o suor sendo mais frescos, porém, demoram mais tempo para secar. Agora que você já sabe que tecidos sintéticos secam mais rapidamente e que tecidos de fibras naturais oferecem mais conforto ao toque que tal saber um pouco mais sobre eles?

Poliéster: O Mais Famoso Dentre os Tecidos Sintéticos

Os tecidos sintéticos podem ser um tema polêmico dividindo opiniões, há aqueles que amam e aquelas que só enxergam defeitos. No entanto, é possível fazer um balanço entre os benefícios e os problemas desses tecidos encontrando um meio termo. Para começar é interessante conhecer a origem do poliéster, ou seja, de onde ele vem.

O nome desse tecido é uma derivação de PET (Politereftalato de Etileno) sendo que em sua composição há um grupo funcional éster na cadeia principal – composta em grande parte por termoplásticos. A fibra de poliéster é uma criação dos químicos John Rex Whinfield e James Tennant Dickson que lançaram a primeira versão chamada de terylene no ano de 1941.

Poliéster

Poliéster

Na década de 1960 houve grande aceleração na produção de fibras manufaturadas como resultado de uma série de inovações tecnológicas do mercado. Essas fibras ganharam o gosto do público por terem propriedades mais destacadas de brilho e serem mais resistentes. O poliéster então se tornou um tecido popular e de grande aceitação no mercado em especial após a descoberta de microfibras que deixaram o toque mais agradável e natural.

Usos do Poliéster

O poliéster tem sido bastante utilizado para a confecção de malhas e tecidos para calças e camisas assim como estofados e roupas de cama. As vantagens mais observadas pelos consumidores incluem a durabilidade, resistência a formação de rugosidades e retenção de cor. É possível misturar as fibras sintéticas com as naturais para a confecção de roupas que ofereçam benefícios dos dois tipos de fibras.

Vantagens e Desvantagens dos Tecidos Sintéticos

O ponto que mais dá destaque para esses tecidos é o da secagem rápida e de quase não amassarem. Essas fibras barateiam o custo de produção de roupas e conseguem manter a cor por mais tempo. No entanto, é importante mencionar que esses tecidos podem ter desvantagens como esquentarem demasiadamente em contato com a pele e causar maus odores pelo fato de não deixarem a pele respirar. Devido ao atrito esse tecido pode apresentar bolinhas.

Esses são tecidos bastante práticos para o dia a dia já que secam bem rapidamente após serem lavados e praticamente não amassam. Para tornar o toque mais macio e agradável é possível fazer a combinação das fibras sintéticas com fibras naturais. Uma dica para quem quer aproveitar as vantagens de tecidos sintéticos sem se preocupar com o calor excessivo e possível mau odor é dar preferência para peças em cujas etiquetas haja referência de presença de algodão que contribui para dar mais leveza e frescor.

Tecidos Leves Para Usar Durante o Verão

Para quem achou interessante os benefícios do poliéster, mas quer opções de tecidos mais leves e agradáveis para usar durante o verão apresentaremos algumas boas opções abaixo.

Linho

Tecido feito a partir de fibra natural é muito agradável para os dias quentes e pode ser usado no escritório assim como em momentos mais informais. Uma opção elegantemente rústica que é confeccionada a partir da planta Linum usitatissimum, cultivada no mundo como um todo. O fio do tecido é feito a partir do caule dessa planta (ela pode atingir entre 20 e 40 centímetros de altura).

Linho

Linho

O linho é um tecido de toque natural e confortável, ele permite que a pele se mantenha respirando sob o tecido de maneira que tenha uma sensação de maior frescor. Esse é um tecido milenar, para se ter uma ideia há registros de cultivo de linho desde 2.500 a.C. no Egito. Pode ser usado na confecção de uma grande variedade de peças, geralmente de tons claros. Esse tecido amassa com grande facilidade, mas é exatamente aí que reside o seu charme.

Algodão

Tecido de Algodão

Tecido de Algodão

Um dos tecidos mais usados pela indústria têxtil tem origem vegetal, a fibra do algodão permite que a pele respire sendo leve e bastante indicada para uso durante o verão. Tem capacidade de absorção de umidade de 8% e ainda que seja bastante delicado também oferece boa resistência para camisas, camisetas, vestidos, shorts, lingeries entre outros. É possível lavar e passar com facilidade.

Tricoline

Tricoline

Tricoline

Tecido com segunda maior quantidade de algodão em sua composição, tricoline, é leve e bastante usado para confecção de roupas infantis. Nos últimos anos tornou-se um tecido mais refinado servindo de base para a confecção de vestidos e camisas femininas e masculinas.

Um tecido delicado e leve para o verão, inclusive é uma ótima alternativa para roupas de uso no escritório especialmente em países quentes como o Brasil. Para sofisticar o visual é possível apostar no uso de roupas feitas de tricoline acetinada. A composição desse tecido pode variar, mas sempre terá mais algodão. Pode ser uma combinação de algodão com poliéster ou algodão com elastano.

Quanto mais algodão houver na composição da peça de tricoline melhor para o verão, aproveite que você encontra esse tecido em versões lisas e estampadas sob a forma de camisas, saias, vestidos entre outros.

Seda Pura

Seda Pura

Seda Pura

Tecido incrivelmente leve e que apresenta um excelente caimento deslizando no corpo. Seu fio é nobre e a espessura bem fina sendo um dos preferidos pelos estilistas, bastante indicado para resistir as altas temperaturas. A produção da seda acontece por meio do cultivo do bicho-da-seda dando origem a um material com brilho e toque acetinado.

Pode ser usado para confeccionar diferentes tipos de peças como vestidos, camisas, blusas, lingeries entre outros. Esse é um dos tecidos mais copiados do mundo então é importante ficar atento para não levar uma imitação acreditando ser seda de verdade. A seda possui um brilho único, tem capacidade de absorção de umidade e excelente resistência. Se você cuidar bem dessas peças elas podem durar a vida toda.

Gostou de saber mais sobre tecidos? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *