Qual o Salto Alto Mais Alto do Mundo? Qual o Recorde Atual do Mundo?

O recorde do Guinness Book (livro dos recordes) de maior salto alto do mundo pertence a um sapato com 1,85 metro de altura e 1,95 metro de comprimento. A peça que não encontraria uma Cinderela para chamar de sua, já que é gigante, foi fabricada pelos norte-americanos Jill Martin e Kenneth Cole.

Esse é realmente um sapato de salto alto que impressiona por seu tamanho exagerado e nos faz pensar nas mulheres que são adeptas de usar sapatos que desafiam as leis da física. Uma das mulheres que se tornou conhecida por esse gosto excêntrico e desafiador com certeza é a Lady Gaga. Que tal relembrar alguns dos sapatos mais extremos usados pela cantora e ficar a par de dicas para usar saltos de forma mais saudável?

Os Sapatos Altíssimos de Lady Gaga

Durante muito tempo o nome de Lady Gaga em tapetes vermelhos esteve associado a exageros que não ficavam restritos as roupas como o icônico vestido de carne. Os sapatos com superplataformas e saltos que muitas vezes a levaram a cair diante das câmeras geravam grande expectativa para a sua chegada.

E não era somente em tapetes vermelhos que Gaga apostava em saltos altos até demais, certa vez em Nova York ela foi vista com um salto de nada menos do que 25,4 centímetros. Em 2016, no baile do MET (Metropolitan Museum of Art) a cantora surgiu com uma bota impressionante com uma plataforma gigantesca e um salto fino que nos fazia pensar em como ela estava conseguindo andar.

No Grammy do mesmo ano mais uma vez a estrela apostou num sapato com uma megaplataforma e um salto bem fino, um modelo que se fosse o tamanho exagerado seria bem comum. Além das alturas impressionantes dos saltos a estrela do pop gosta de apostar em formas inusitadas para os seus calçados. Alguns desses calçados oferecem grande desafio para o deslocamento, mas Lady Gaga nunca se recusou a passar pelos tapetes vermelhos com eles.

Sapato Altíssimo de Lady Gaga

Sapato Altíssimo de Lady Gaga

Até em premiações de moda como o CFDA Fashion Awards de 2011 a cantora apostou num modelo de sapato no mínimo diferente. Os chamados ‘saltos fantasma’ foram levados para outro nível nos looks de Lady Gaga. Os sapatos receberam esse nome por ter apenas a plataforma sem o salto mantendo o pé como se estivesse sobre um salto. Gaga além de ter o desafio da falta do salto também apostava nas gigantescas plataformas.

Alguns Criadores dos Sapatos Épicos de Lady Gaga

Na época em que Lady Gaga atravessava tapetes vermelhos tropeçando e gerando gifs devido aos seus sapatos que impossibilitavam a sua caminhada havia um nano-glomerado chamado Haus Of Gaga em que alguns estilistas trabalhavam para criar as verdadeiras ‘montações’ da artista.

Um dos nomes de destaque desse grupo foi Noritaka Tatehana, um jovem estilista japonês que criou um dos sapatos que fez a cantora a levar um tombo em 2010. Os sapatos de Tatehana custavam na época entre R$ 5 e R$ 8 mil, mas para Gaga eram de presente.

Haus Of Gaga

Haus Of Gaga

No clipe da música ‘Alejandro’ a cantora usou um sapato que segue nessa mesma linha do estilista Alexander McQueen e outros modelos extravagantes do estilista aparecem em momentos de performance e aparições. A média dos saltos de Lady Gaga nesse período da carreira era de 25 centímetros.

Qual a Altura Máxima de Um Salto?

O salto alto faz parte da vida de muitas mulheres que adoram o ritual de se equilibrar sobre plataformas e saltos finos. Se você está no time de Lady Gaga e ama um sapato exagerado deve ficar atenta ao tamanho do desafio as leis básicas da física, afinal não é legal ficar caindo na sua ida a balada, não é mesmo?

Mas, será que existe uma altura máxima permitida para saltos altos? Os especialistas dizem que não exatamente, porém, é importante saber que os sapatos muito altos podem tornar quase impossível ficar em pé, caminhar e não sentir dor. O professor de física Paul Stevenson foi convidado em 2004 a desenvolver uma equação para determinar a altura máxima indicada para saltos altos.

O cientista usou em sua equação dados como unidades de álcool consumidas pela pessoa com o salto e outros fatores sociais. A resposta da equação dele foi que o máximo seria 12,7 centímetros para uma mulher sóbria e com experiência em andar de salto. Mas, sabemos que isso não é o suficiente para muitas pessoas.

Salto Alto de Gaga

Salto Alto de Gaga

Desconforto do Salto Alto

O ser humano anda reto por um motivo bem simples, o uso de toda a área da sola dos pés. Ao usar um salto a pessoa perde 70% da área da sola do pé em que seria distribuído o peso. Ao reduzir essa superfície o indivíduo está aumentando a força nessa área. Isso significa que uma pessoa que usa saltos altos com frequência está exercendo muito força sobre uma pequena área constantemente. Conforme estudos essa força exercida por quem usa salto sobre o solo é devolvida para o corpo.

Problemas de Saúde Decorrentes do Uso de Salto Alto

É a devolução da força exercida que faz com que o uso de salto possa acarretar em problemas de saúde. As forças devolvidas são direcionadas para o interior e atrás do joelho, onde a artrite se inicia. Mulheres que usam saltos com frequência têm duas vezes mais chances de desenvolver problemas osteomusculares debilitantes em comparação com os homens. Boa parte desses problemas tem início em seus joelhos.

É interessante dizer que os problemas não estão relacionados com o impacto, inclusive há estudos que demonstram que o choque do sapato com o chão pode ter efeitos positivos no tocante a manutenção da densidade óssea. No entanto, devemos ressaltar que mesmo os saltos altos não sendo tão ruins em relação ao impacto não oferecem proteção para o resto da perna numa situação de lesão.

O sapato de salto bloqueia a função do pé que deixa de conseguir absorver forças, logo o resto do corpo precisam compensar o pé e isso desencadeia problemas nos quadris e joelhos. É importante ter alguns cuidados se você usa saltos com frequência.

Dicas Para o Uso Mais Saudável de Saltos Altos

Fisioterapeutas recomendam tentar espalhar o peso, uma forma de fazer correções simples nos sapatos de salto é utilizar palmilhas. Esse item pode ser comprado em separado e colocado dentro do sapato para ajudar a suavizar o impacto do andar. O papel das palmilhas é fazer a redistribuição da pressão ao seu redor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *