Qual É O Melhor: Poliéster, Algodão Ou Poliamida?

Todas as peças de roupas que usamos são compostas por diversas fibras, que formam o tecido e criam o toque, a elasticidade e a qualidade do tecido, no geral. Todas as peças de roupa contém uma etiqueta interna que diz qual é exatamente a composição daquele tecido, e a partir de então, saber quais são as vantagens e desvantagens daquele tecido, mas, para isso, é necessário entender um pouco sobre cada uma das fibras.

Qual a Importância De Saber a Composição De Um Tecido?

As fibras em um tecido podem ser naturais, sintéticas ou artificiais, sendo que cada uma delas tem suas características e qualidades. A partir das fibras é que se compõe os fios de um tecido, e quando há misturas de fibras, podem haver alterações na qualidade daquele tecido.

Dessa forma, o desempenho e até a aparência das peças podem ser alteradas, ou seja, você pode estar comprando uma peça acreditando que ela seja feita com uma fibra natural, mas na verdade ela tem em sua composição fibra sintética e pode acabar não te agradando.

Ao entender qual é a composição do tecido que estamos comprando, é possível saber se ele adequará ao propósito que você espera, ou seja, se aquela peça irá atender as suas necessidades, além disso, é possível saber se ela se adequará ao clima da sua cidade, aos seus cuidados de lavagem, etc.

Existem muitas fibras para se confeccionar um tecido, dentre elas estão o poliéster, o algodão e a poliamida. Sem conhecer tais fibras, muita gente pode se perguntar, qual é a melhor delas.

Qual É O Melhor: Poliéster, Algodão Ou Poliamida?

Para saber qual é o melhor tecido dentre os apresentados, primeiro é necessário conhecer um pouco mais sobre cada um deles:

Poliéster

O poliéster é uma fibra sintética, composta por petróleo por meio de recursos não renováveis. É uma das fibras sintéticas mais utilizadas, principalmente misturadas a outras fibras para compor um tecido mais leve, macio e que não amasse muito. Em resumo, a fibra feita de polímero é um plástico, portanto, torna o tecido pouco respirável, o que pode ser prejudicial, principalmente para realizar atividades onde se exige esforço físico, já que a transpiração não será muito boa.

Poliéster

Poliéster

A fibra, assim como todas as outras, tem suas qualidades e defeitos, podendo trazer benefícios para algumas situações. Tecidos fabricados com o poliéster oferecem mais conforto durante o uso, além do mais, são bem mais resistentes que algumas fibras naturais e possuem um brilho diferenciado.

Desde que foi inventado, na década de 60, o poliéster se consolidou no mercado da moda, se tornando bastante popular, principalmente após o desenvolvimento de novas microfibras, que o tornaram ainda mais suave e natural ao toque. Ele serve como matéria prima para diversos produtos, como calças, camisas, roupas de cama e estofados.

As principais vantagens são: o seu alto grau de durabilidade, a resistência a rugosidades e a retenção da cor; quando misturado a fibras naturais produz roupas que combinam as vantagens dos dois tecidos. Tem a vantagens de secar rapidamente, ser bem mais leve, e possuir alta elasticidade, além de tudo, normalmente compõe peças com os preços baixos, já que é um tecido de baixo custo.

As desvantagens do tecido são: alguns tecidos possuem a facilidade para criar bolinhas devido ao atrito, esquentam muito, o que provoca cheiros desagradáveis por não permitir uma boa transpiração, são também mais frágeis mediante ao calor ou a movimentos bruscos.

Em resumo, esse é um tecido muito prático, devido as suas características, é ideal para peças no uso do dia a dia ou para levar em viagens, além disso, se combinado a fibras naturais, se torna mais fresco. Com a evolução da tecnologia na criação das fibras, vem se tornando comum em peças de vários setores da moda.

Algodão

O algodão é uma fibra natural, bem resistente e longa, o que garante que as peças fabricadas com ele sejam duráveis e resistentes, com isso, as peças se tornam perfeitas para se usar no dia a dia, já que tem uma boa transpiração e também absorvem a umidade e secam facilmente, evitando que haja suor acumulado.

Tecido de Algodão

Tecido de Algodão

Existem diversos tipos de algodão, cada um com suas características diferentes. O algodão egípcio é um dos mais famosos devido a sua alta qualidade, já o algodão regular, que é produzido industrialmente, acaba saindo em desvantagem em relação ao primeiro, por ser menos resistente, no entanto, peças feitas com algodão regular são bem mais baratas que as que utilizam como matéria prima o algodão egípcio. Além disso, há o algodão orgânico, que é produzido sem produtos químicos, levando em consideração o cuidado com o meio ambiente.

Diversos tecidos tem a fibra de algodão como base, por exemplo: crepe, cetim e o tricoline acetinado. Além disso, há tecidos compostos 100% de algodão, produzindo peças leves e de toque macio. Quando é misturada a microfibra, cria peças impermeáveis e bem resistentes.

O algodão é usado em uma infinidade de produtos, como: roupas, cortinas, roupas de cama, sapatos, etc. Os tecidos de fibras naturais são a preferência de grande parte da população, já que associam a eles diversas vantagens em decorrência das fibras sintéticas.

No geral, as peças feitas de algodão são utilizadas em diversas situações do dia a dia, para prática de exercícios, para eventos mais sofisticados, e em diversos itens de casa. Além de serem peças confiáveis, duráveis e macias, elas também estão relacionadas a sustentabilidade, já que são peças duráveis.

Poliamida

A poliamida é considerada a mais nobre das fibras sintéticas, já que possui uma ótima absorção do suor, um toque gelado e macio, compõe peças leves, com secagem rápida, elasticidade e que transportam o suor para fora do corpo. Essa fibra é que a possui menor retenção de areia n mercado, sendo utilizada normalmente em peças de banho e também para a prática de exercícios.

A fibra é um polímero termoplástico, que é composta por monômeros de amida que são conectados a partir de ligações peptídicas ou outros modelos de grupamentos. Ela foi criada na década de 30, inicialmente começou a ser usada como fibra sintética e depois passou a ter a manufatura tradicional dos plásticos.

Algumas peças compostas por poliamida possuem em sua composição também o elastano, também chamado de lycra, para dar mais elasticidade a peça, se ajustando assim de forma perfeita ao corpo. Peças combinadas de poliamida e elastano são extremamente confortáveis, além disso, a durabilidade e o caimento delas melhoram, além do seu aspecto físico, já que elas parecem ser novas por muito tempo.

As peças criadas com poliamida não esquentam, principalmente por possuírem um toque gelado, que melhora a sensação de calor no corpo. Apesar de absorver menos água que as fibras naturais, ela seca rapidamente quando comparada as mesmas. As peças são fáceis de lavar, não necessitam de que sejam passadas.

A poliamida é usada principalmente na criação de peças do vestuário fitness e em sungas, biquínis e maios, sendo peças perfeitas para o clima quente.

Portanto, Qual É O Melhor: Poliéster, Algodão Ou Poliamida?

As peças de poliéster são usadas para o dia a dia em pijamas e itens de casa, elas não são indicadas para uniformes ou peças para praticar esportes, já que podem causar uma sensação de calor extremo, além de não possuírem uma boa transpiração. Uma das suas maiores vantagens é que são peças com preços baixos.

Já o algodão é indicado para roupas confortáveis, usadas durante o inverno ou verão, em climas amenos. São peças com boa absorção, mas em caso de calor extremo podem acabar aparecendo algumas manchas de suor. Existem peças compostas de algodão com preços bem baixos e outras mais caras, variando de acordo com a qualidade que você deseja.

A poliamida é melhor quando se trata da prática de esportes, trazendo conforto e beleza às peças, principalmente quando combinada ao elastano. Ela também pode compor peças utilizadas me outros momentos, como em vestidos justos ao corpo. Algumas peças em poliamida possuem o valor alto, porém, o custo-benefício é bom, já que tem boa durabilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *