O Que É Um Fio Penteado? O Que Torna Ele Mais Resistente E Macio?

Quando o assunto é escolha de tecido para qualquer peça que precise ser confortável, macia e aconchegante é extremante importante conhecer o que cada tipo e estilo de tecido tem a te oferecer. E ainda, é importante saber qual tipo de tecido é mais adequado para a fabricação de determinada peça. A escolha do tecido ideal é extremamente importante para as roupas de cama e banho, e essa escolha é feita através da quantidade de fios.

Mas agora, surge a pergunta: como diferenciar a qualidade de cada tecido? A resposta para essa pergunta será respondida abaixo nesse artigo, e ainda serão apresentados os tipos de tecidos e cada funcionalidade que ele é destinado. Então se está curioso para saber, é só continuar lendo o texto.

Tipos De Tecidos Para Roupa De Cama e Banho

No mercado, existem uma infinidade de tipos de tecidos que vai de acordo com a preferencia e a necessidade de cada consumidor. No entanto, nem todos possuem ou ate mesmo conhecem cada tipo de tecido e muito menos entendem a funcionalidade dos mesmos.

Existem diversas curiosidades que explicam diversos fatos que incomodam no nosso dia a dia, como por exemplo as toalhas que soltam pelos. Isso ocorre devido ao tamanho do fio daquela peça, quando menor for o fio mais pelos aquela toalha irá soltar e será também menos macia, comparada as peças que possuem fios maiores. Outra diferença é que as toalhas que possuem fios maiores, tem maior capacidade de secar, ou seja, sugam melhor a água do que as de fio curto.

Pensando nisso, serão apresentados alguns tipos de tecidos encontrados no mercado destinados na fabricação de roupas de cama e banho e algumas características mais importantes deles. Serão feitas diferenciações sobre os tipos de tecido e suas respectivas quantidades de fios.

Algodão Egípcio

Esse tecido é considerado uma das fibras que possuem o maior comprimento de todo o mundo. Então como já dito anteriormente, quando maior é o fio mais macia será o tecido. Então o algodão egípcio é um dos tecidos mais macios que pode ser encontrado no mercado e que possui uma durabilidade muito boa também.

Cotton

Cotton

Cotton

O tecido de cotton ou algodão comum, tem sua origem de uma fibra natural vegetal. Esse tecido está dentre os mais utilizados por ser leve, obter uma boa absorção de liquido e ainda possuir uma capacidade de secagem bem rápida. Sua qualidade está relacionada a grossura, brilho, pureza e cor. Esse tecido é muito utilizado na fabricação de toalhas de banho devido a sua característica de absorção.

Nanocotton

Nanocotton

Nanocotton

O tecido nanocotton é quase uma descoberta cientifica. Esse tecido em sua propriedade recebe partículas de amaciante sobre as fibras. Uma curiosidade sobre esse tecido é que não há necessidade de se utilizar amaciante na lavagem do mesmo, graças a sua propriedade. É um tecido extremamente macio e com um alto grau de absorção de líquidos.

Fio Penteado

Fio Penteado

Fio Penteado

Fio penteado ou algodão penteado é uma espécie de tecido que em sua produção os fios curtos são todos removidos, e esse processo resulta em um maior grau de macies ao tecido e lhe dá maior resistência. As toalhas feitas de fio penteado são mais resistentes do que as feitas com outro tipo de tecido.

Fio Retorcido

Fio Retorcido

Fio Retorcido

Esse tecido foi desenvolvido pela torção dos fios, o que resulta em fios extremamente resistentes. No entanto, é mais comum encontrar esse tipo de tecido em toalhas que apresentam desenhos com alto relevo.

O Que Torna O Fio Penteado Mais Resistente Do Que Os Demais?

Para entender o que torna um fio penteado ser mais resistente que os demais são necessários conhecer as propriedades e de que esse fio é feito. Dessa forma, essas informações e diferenciações serão feitas abaixo.

Partindo do princípio que há uma grande variedade de tipos de tecidos presentes no mercado e que cada tipo desse é utilizado com uma finalidade distinta e trazem benefícios diferentes. Dessa forma, é extremamente importante compreender essas diferenças, fazendo com que se obtenha a utilização mais adequada dos mesmos.

Diferente do que muitos pensam não é a quantidade de fios que indica a qualidade do produto, o que garante a perfeição do tecido é justamente a qualidade da fibra que o envolve. Não digo que a quantidade de fios não é importante, mas ela não mais importante do que a qualidade da fibra.

O fio penteado consiste em processo em que em sua produção, os fios são literalmente penteados afim de eliminar as fibras mais curtas que presentes nele. Esse processo torna o tecido mais macio e mais resistente do que os demais. Outra beneficio que esse “penteado” traz está relacionado com o brilho do tecido.

O que irá definir a qualidade dos tecidos está diretamente relacionada com a qualidade que possui a fibra usada na fabricação, o tamanho, e a espessura. E não o número de fios que está em sua composição.

Como Ocorre A Fabricação Do Fio Penteado

A transformação de uma fibra de algodão natural para um fio penteado ocorre através de uma máquina, cuja o nome é penteadeira. Nessa máquina ocorre a retirada de tudo quanto é resquícios do algodão, como cascas, pedras entre outras coisas.

Nesse mesmo processo, também são recolhidos os fios mais curtos, deixando apenas as fibras que possuem maior comprimento e que servirão para a produção dos outros fios. Essa parte do processo que garante a maior resistência do tecido, como já dito anteriormente, os fios que possuem maior comprimento são automaticamente mais resistentes que os demais e possuem a probabilidade menor de soltarem pelos.

Agora sobre a questão do valor comercial do fio penteado, depois de saber sobre como é feita a produção do mesmo, é quase obvio imaginar que seu preço de mercado é maior do que os outros tipos de tecidos. Isso também se dá devido à grande quantidade de fios que são perdidos através do processo de penteado.

No entanto, o custo do produto acaba não interferindo na sua venda. Pelo simples fato de que, as pessoas preferem pagar um valor mais elevado e obter um produto de qualidade e com uma durabilidade maior, do que comprar varias peças que seriam praticamente descartáveis.

É mais comum ver os fios penteado sendo utilizados na fabricação de toalhas de rosto e banho e em jogos de cama, principalmente em lençóis.  A união do tecido com outros algodões de qualidade eleva o nível de qualidade desse produto.

Sobre os lençóis que são produzidos através do fio penteado: eles são os mais resistentes e macios presentes no mercado. Sua durabilidade não se compara com os demais e o conforto que eles trazem é surreal.

Por Qual Motivo Devo Optar Por Tecido De Fio Penteado?

Essa é uma pergunta bem simples de se responder. A escolha desses tecidos que serão utilizados na produção desses produtos está relacionada diretamente com a qualidade e durabilidade que ele irá ter e com o seu valor de mercado.

Agora, ao selecionar o fio penteado como a fibra principal de produção desse produto, você estra garantindo a qualidade e a durabilidade dessa peça. Aqueles consumidores que já conhecem esse tipo de tecido estão completamente assegurados no momento de compra em que ele ver a composição da peça. Usar um produto de qualidade garante o sucesso de vendas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *