Qual é a Composição do Tecido Suplex? Quais Suas Vantagens?

Há uma grande variedade de tecidos utilizados na indústria têxtil para confeccionar diferentes tipos de roupas. Alguns são mais indicados para peças destinadas a ocasiões sociais enquanto outros se adaptam melhor a atividades fitness. O tecido suplex é um bom exemplo de tecido utilizado em peças de moda fitness devido a sua durabilidade e flexibilidade. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre a sua composição e as vantagens que oferece quando usado em roupas de academia.

O Que é o Tecido Suplex? Qual é a Composição do Suplex?

O suplex é um tecido bastante usado em moda praia e moda fitness. Há uma grande variedade de sungas, biquínis e maiôs assim como leggings de academia desse tecido. Trata-se de um tecido que pode ser confeccionado a partir de diferentes componentes de maneira que existe o suplex poliéster, suplex poliamida (os dois feitos através da combinação de fibras sintéticas), o suplex peluciado e o suplex mescla.

Suplex Poliamida

Dentre os tipos de suplex o mais indicado para roupas de academia é o poliamida. Um tecido leve, de boa resistência e excelente elasticidade. Algo interessante a respeito desse tecido é a sua capacidade de esticar junto com o corpo conseguindo voltar a sua forma original sem ter nenhuma deformação. Essa habilidade é que torna o suplex um tecido com boa durabilidade.

Além disso, o suplex poliamida é mais macio quando comparado com outros tipos de suplex. Em termos de transparência esse tecido costuma ser satisfatório por mais encorpado, no entanto, isso depende da sua gramatura. O ideal é que o tecido tenha gramatura superior a 300. Por ter nylon como matéria-prima, o suplex de poliamida, torna-se mais sensível a lavagens e com maior possibilidade de formar bolinhas.

Suplex Poliéster

Legging Suplex Poliéster

Legging Suplex Poliéster

Por ter mais firmeza que o suplex de poliamida, o poliéster, oferece melhor sustentação para o corpo. Essa versão de suplex também é mais resistente, no entanto, tem menos elasticidade que o de poliamida. Como é uma malha mais fina tem maior transparência que a de poliamida.

Por ser um tecido com derivados do petróleo em sua composição pode apresentar brilho e ser mais liso. Essa matéria-prima faz com que esse suplex seja mais fácil de lavar e tenha menos facilidade para grudar pelo. Pode ser algo relevante para quem tem animais de estimação em casa.

Suplex Mescla

Versão do tecido suplex que também é confeccionada a partir de poliéster, no entanto, tem ainda mais firmeza e resistência. Geralmente calças feitas de suplex mescla têm cortes nas laterais para valorizar mais as pernas. É interessante para quem pratica montaria.

Suplex Peluciado

O suplex peluciado é feito a partir de poliéster, porém, possui também uma leve pelúcia que lhe confere um visual foto do lado de dentro da peça. Bastante indicado para ser usado no interno ou para a prática de esportes em baixas temperaturas.

Suplex x Lycra: Qual a Diferença?

Tanto a lycra quanto o suplex tem boa durabilidade e maciez, no entanto, os dois tecidos tem algumas diferenças palpáveis entre si. Um dos pontos cruciais de diferença entre ambos os tecidos é que o suplex tem capacidade de esticar em todas as direções enquanto a lycra estica somente na largura. Além disso, o suplex seca mais rapidamente e oferece menor retenção de odores, logo é melhor para a transpiração.

Suplex é Um Tecido Grosso?

Tecido de Suplex

Tecido de Suplex

A resposta para essa questão é que depende do tipo de suplex, pois como mencionamos existem algumas diferenças entre as peças de poliéster e poliamida. A versão de poliamida tendo a ser mais grossa. No entanto, a gramatura do tecido é fundamental para determinar o quão grosso e maleável ele será.

Quais São as Vantagens do Tecido Suplex?

Certamente a vantagem mais perceptível desse tecido está na sua maleabilidade e conforto, independente de ser de poliamida ou poliéster. Outra grande vantagem do suplex é o fato de esticar acompanhando o corpo e depois retornando a sua forma original, isso faz com que a peça dure muito mais tempo.

Os cuidados com roupas de suplex também são bem mais simples, o processo de lavagem e secagem é rápido. Um tecido com grande capacidade de absorver o suor e que não precisa ser passado. Independente do tipo de suplex é possível encontrar esse tecido com cores e estampas variadas. O suplex ainda se destaca por ser mais barato do que a lycra, um dos seus principais concorrentes.

Crescimento no Mercado de Moda Fitness

O suplex é um tecido que está se tornando base para boa parte da indústria de moda fitness. Sendo assim é possível encontrar muitas marcas que trabalham com essa matéria-prima. Como mencionamos algumas vezes nesse artigo é um tecido que estica junto com o corpo e depois retorna para a forma original contribuindo para que as suas roupas de práticas esportivas mantenham-se como novas por mais tempo.

Se você pratica esportes de inverno pode contar com a versão peluciada desenvolvida especialmente para trazer mais conforto em temperaturas menos elevadas. As peças feitas de tecido suplex são confortáveis e oferecem mais amplitude de movimento. Sentir-se livre para fazer os movimentos necessários é fundamental para que suas atividades fitness sejam bem sucedidas.

Suplex na Moda Praia

Outro setor em que o suplex vem ganhando espaço é o de moda praia podendo ser matéria-prima para maiôs, biquínis e sungas. Esse tecido tem excelente maleabilidade e se modela perfeitamente ao corpo. Além de proporcionar uma experiência agradável pode ajudar a te deixar mais seguro em relação ao seu corpo. Em maiôs pode oferecer mais sustentação dependendo do tipo de suplex e sua gramatura.

Também vale dizer que é um tecido versátil no tocante a cores e estampas podendo ser usado para uma grande variedade de propostas criativas de moda. Por ser mais barato e fácil de cuidar do que a lycra tem se tornado uma das grandes apostas da indústria de moda como um todo. Se você ainda não experimentou uma peça de tecido suplex precisa ter essa experiência para ver por si as vantagens.

Gostou de saber mais sobre o tecido suplex? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *