Quais São os Tipos de Malha? Quais as Mais Comuns do Mercado?

Assim como acontece com os tecidos e com as texturas, existe uma enorme variedade de malhas também. Elas são feitas em algodão, cacharrel, helanca, poliéster, e etc. Atendendo às necessidades dos mais variados tipos de clientes. Alguns tipos de malhas são mais apropriados para um tipo peça do que outras. Por isso, na hora de decidir qual malha usar, é importante saber para qual finalidade você precisa.

Nesse post, vamos conhecer os principais tipos de malhas e quais são as mais comuns no mercado. Continue lendo

Tipos de Malhas

Para saber identificar a qualidade do material, é preciso analisar a espessura do fio da malha. Dessa forma, o tecido será mais fino quanto maior for o número da sua espessura. E, dessa forma, ele também será mais caro, pois se trata de um produto de melhor qualidade.

Abaixo, selecionamos os principais tipos de malhas e os mais comuns no mercado. Acompanhe:

  • Malhas Mercerizada e Cardada: esse tecido é feito totalmente em algodão. Ele permite que aconteça uma troca de calor melhor. E é muito indicada para ser usada em épocas mais quentes do ano. Esse tipo de malha é o mais comum para uso em uniformes escolares em geral. No entanto, como tem as fibras mais curtas, eles criam bolinhas (pillings) com mais facilidade. A espessura desse fio costuma entre 24.1, 26.1 e entre 28.1. Isso contribui para uma retenção maior de suor e também permanece mais fresco no dia a dia.

A malha mercerizada consiste em uma melhoria da malha cardada, fazendo com que o tecido fique com uma resistência melhor, sem irregularidades e sem bolinhas. Além do mais, ela tem um brilho mais intenso também. Também é um tipo de malha ideal para ser usado em uniformes e em camisetas mais básicas. A espessura do fio dessa malha é de cerca de 30.1. É um pouco mais do que a malha cardada. No entanto, tem um toque mais áspero um pouco.

  • Malha fria (PV): essa malha é produzida a partir de 66% de poliéster e de 33% de viscose. Essa junção faz com que o tecido fique bem confortável, que ele dure mais e não desbota. Como retém pouco suor, o PV é ideal para se usado em dias frios.

    Malha Fria

    Malha Fria

  • Malha penteada: trata-se de um procedimento que faz o tecido se tornar uma das melhores alternativas para a confecção, de qualidade, de camisetas básicas e uniformes. Durante o procedimento, a malha passa várias máquinas com “pentes”, que servem para retirar todas as impurezas presentes no tecido. Esse procedimento tornar o tecido mais maleável, com uma maior durabilidade e mais confortável.

    Malha Penteada

    Malha Penteada

  • Dry Poliéster: é o tipo de malha ideal para a prática de esportes. É muito confortável, mesmo com muita transpiração. Esse tecido absorve o suor. Dura muito e tem um caimento muito bom também.

    Blusa Slim Dry Poliéster Azul Bic

    Blusa Slim Dry Poliéster Azul Bic

  • Helanca ou cacharrel: esse tipo de malha é feito totalmente em poliéster. É muito usado em abadás e em camisetas de eventos, por exemplo, pois tem muita facilidade de aderência. O seu maior problema é a durabilidade. Não é um tipo de malha que dura muito.

    Cacharrel

    Cacharrel

  • Malha Piquet PA: constituída de algodão com poliéster. Tem uma boa durabilidade e menos encolhimento. É muito comum em uniformes sociais, em eventos e uniformes corporativos.

    Camiseta Polo em Malha Piquet PA

    Camiseta Polo em Malha Piquet PA

  • Dry Poliamida: é um tecido feito em poliamida. Ele é melhor do que o Dry Poliéster. Absorve a transpiração, contribuindo para a movimentação do atleta e para o seu rendimento.

    Camiseta Dry Poliamida

    Camiseta Dry Poliamida

Esses são os principais tipos de malhas encontrados no mercado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *