Quais São os Melhores Tênis Para Caminhada?

 A prática de exercícios é fundamental para o corpo humano, pois ele é feito para regularmente está em movimento e o hábito de se exercitar frequentemente aperfeiçoa as funções básicas dele. Um exemplo é o sistema circulatório, este aparelho é responsável por distribuir os nutrientes pelo corpo e as atividades físicas melhoram muito este ofício. Por sua vez o sedentarismo, que consiste na falta de exercícios, é um grande perigo para a vitalidade corporal e que pode desencadear vários problemas para a saúde, tais como diabetes, hipertensão e o alto ganho de peso.

 As atividades físicas não precisam necessariamente serem feitas apenas com o objetivo de se alcançar uma boa saúde e nem como uma obrigação, também pode ser realizados por puro lazer, pois não é incomum conhecermos pessoas que realmente gostam de praticá-las. Seja caminhando, jogando futebol em um campinho de várzea, fazendo uma partida de vôlei na rua, dançando, indo para uma academia de musculação ou realizando qualquer outro tipo de exercícios, é ideal que as atividades físicas sejam muito prazerosas para quem as pratica, pois já que é necessário praticá-las, que seja do seu gosto pessoal.

Caminhada

  Dentre as atividades físicas, a caminhada acaba por ser uma das de mais fácil acesso a todos, pois para praticá-la não é necessário nenhuma localização em especial, podendo ser realizada em uma rua comum. Além disso ela não necessita de grandes equipamentos e por ser de baixo impacto acaba que pode ser praticadas por todos, não exige nenhuma habilidade que precisa ser previamente desenvolvida, e nos habituamos facilmente a ela. Entretanto ela não é tão simples como parece.

 Mesmo com todos os benefícios que a caminhada pode proporcionar é necessário se ter mente que tanto para iniciar a prática dela é necessário alguns cuidados básicos, pois mesmo que ela seja simples e acessível, não devemos forçar o corpo sem nenhum tipo de cautela. Por essa razão realize consultas ao médico periodicamente, faça alongamentos antes de caminhar, se hidrate constantemente e aumente de forma gradativa a intensidade do exercício.

 A caminhada, assim como vários outros exercícios físicos, podem ser realizadas de modo competitivo. Isso ocorre quando é feita em forma de corrida, esta é nada mais do que uma variação da primeira, mas com a velocidade aumentada, o que exige mais preparo e esforço corporal dos praticantes.

 A maratona é a mais famosa competição de corrida, consiste em vários competidores percorrendo um percurso de exatos 42 quilômetros e 195 metros, e frequentemente é realizado em um tempo que varia de 4 a 5 horas. Outra prova famosa é a Corrida Internacional de São Silvestre, esta é realizada todos os anos desde 1925 no centro da cidade de São Paulo, nela a distância que os corredores devem atravessar é 15 quilômetros, o que geralmente leva menos de 50 minutos para ser feita. Uma corrida famosa que não possui fins competitivos, é a Corrida e Caminhada pela paz, ela se dá na cidade de Fátima em Portugal e acontece anualmente, seu percurso é de 10 quilômetros e mesmo com a participação de atletas, seu maior objetivo é pedir em favor de um mundo melhor.

Quais São Os Benefícios Do Exercício Para O Corpo Humano?

 Como mencionado anteriormente o corpo pede por movimentação e a caminhada é uma excelente forma de responder a ele. Conheça alguns do benefícios que essa prática irá provocar para os que a fazem. 

1- Previne os Ossos da Osteoporose

 A osteoporose é uma doença que afeta os ossos fazendo eles perderem a resistência e se tornarem frágeis, podendo causar dores intensas e até a quebra deles. A caminhada previne essa condição pois impulsiona a melhor absorção de cálcio, um mineral fundamental para a saúde dos ossos.

Osteoporose

Osteoporose

2- Melhora da Respiração 

  A todo momento recebemos oxigênio e liberamos gás carbônico com o ambiente por meio do sistema respiratório, que inclui o pulmão, a traquéia, a laringe, a faringe, o brônquio e o nariz, na caminha isso se intensifica, o que nos permite liberar impurezas que atrapalham nossa respiração.

Melhora da Respiração 

Melhora da Respiração

3- Músculos Tonificados

 O fortalecimento muscular é outro benefício que a caminhada traz, pois eles são muito utilizados nessa atividade o que faz eles ficarem mais saudáveis, menos flácidos e com melhor definição. No entanto, cuidado, a imprudência nessa prática pode levar a distensões e câimbras musculares.

Músculos Tonificados

Músculos Tonificados

4- Melhoria da Saúde Mental

 Não é somente a parte física que é favorecida pela caminhada, a mente também ganha muito com a prática. É comprovado que a atividade melhora nossa aprendizagem, pois afeta positivamente aspectos como a atenção, o raciocínio, a memória e a capacidade de ligar fatos. Além disso libera hormônios que nos permite ficar com uma sensação de relaxamento, felicidade e bem-estar mais elevados, o que ajuda na prevenção de distúrbios psicológicos como a ansiedade e a depressão.

Saúde Mental

Saúde Mental

5- Perda de Peso

 Os que procuram um meio de emagrecer podem encontrar na caminhada uma fórmula eficaz. A prática faz com que haja aceleração no metabolismo propiciando um alto gasto calórico que a médio prazo permite o emagrecimento, além disso controla a vontade de comer desmesuradamente. 

Perda de Peso

Perda de Peso

Melhores Tênis Para Fazer Caminhada

  Para a sua atividade ser mais confortável e segura, confira algumas dicas de tênis adequados para essa prática e escolha de acordo com a sua preferência.

1- Mizuno Superfast

Mizuno Superfast

Mizuno Superfast

 A entressola, peça que se localiza entre a sola e a palmilha, desse tênis é feita de um material especial que permite a ele ser um amortecedor de impactos. Outra vantagem que possui é ser feito de tecido sintético, o que lhe proporciona maior durabilidade. Além de tudo tem aberturas que viabilizam o arejamentos nos pé. Sugere-se que seja utilizado tanto para caminhar quanto para correr.

2- Olympicus Starter

Olympicus Starter

Olympicus Starter

 O conforto é a melhor característica que esse tênis tem a proporcionar, por ser leve e macio, ele é adequado a caminhadas de menor desgaste. A ventilação também é eficiente.

3- Adidas Ultra Boost

Adidas Ultra Boost

Adidas Ultra Boost

 Conta com a tecnologia Boost, um material criada pela própria adidas que oferece conforto e amortecimento. O tênis também é eficaz ao controlar a umidade nos pés e propiciar a ventilação, o que permite um maior bem-estar. Por oferecer todas essas vantagens o  Adidas Ultra Boost é recomendado para corridas mais intensas.

4- Nike Zoom Winflo 4

Nike Zoom Winflo 4

Nike Zoom Winflo 4

  A aderência ao solo que esse produto oferece é o que chama a atenção para ele, também protege contra colisões e proporciona comodidade e pés bem arejados. Ótimo para corridas.

5- Asics Gel Contend 4

Asics Gel Contend 4

Asics Gel Contend 4

 A marca Asics não é tão popular no Brasil, mais ainda sim tem a oferecer muitos produtos de qualidade para sua caminhada. Esse modelo possui amortecedor em gel, o que o diferencia dos outros tipos de tênis que absorvem impactos, ademais tem eficácia nas áreas de conforto e ventilação. Indicado para exercícios mais leves.

6- Reebok Run Supreme

Reebok Run Supreme

Reebok Run Supreme

 A vantagem desse tênis consiste na sua estabilidade e aderência ao chão, isso irá lhe proporciona uma pisada muito mais firme. Outro benefício é sua durabilidade e maciez. Pode ser utilizado para caminhadas e corridas.

7- Skechers Go Run 600

Skechers Go Run 600

Skechers Go Run 600

 Outra marca não tão conhecida no Brasil, nesse modelo a Skechers oferece leveza, comodidade, durabilidade e absorção de choques. É indicado para as mais variadas atividades.

8- Adidas Protostar

Adidas Protostar

Adidas Protostar

 A composição de materiais sintéticos faz esse tênis ser mais durável, também possui uma leveza e maciez que garante mais conforto. Outra vantagem advém da capacidade de absorver impactos fortes. Recomenda-se usar ele em caminhadas e corridas.

9- Nike Revolution 4

Nike Revolution 4

Nike Revolution 4

  Este modelo é bastante flexível e leve, além disso possui eficazes amortecedores e uma boa ventilação. A estabilidade que ele oferece aos pés e qualidades do material são razões para adquirir o produto. Muito útil em caminhadas leves. 

 Dispondo de um bom tênis, uma roupa confortável e alongamento adequado. Não esqueça de fazer uma boa alimentação e se hidratar durante e depois da atividade. Seguindo todas essa dicas você estará pronto para fazer uma excelente caminhada e melhorar seu estilo de vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *