O Que é Um Sapato Vegano? Quais as Diferenças Para o Comum?

Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o veganismo vai muito além de uma dieta alimentar, como é o caso do vegetarianismo, por exemplo. Trata-se de um verdadeiro estilo de vida.

Quando falamos em veganismo, imaginamos que não há a necessidade de explorarmos os animais para comermos, nos vestirmos, para trabalharmos, para nos locomovermos, para nos divertirmos, nem mesmo nos perfumes que usamos. E muito mais.

Uma outra questão muito importante a respeito do veganismo também é que ele visa pela total ausência do trabalho escravo.

O Que é um Sapato Vegano?

Uma dúvida que as pessoas costumam ter é sobre o que é um sapato vegano. Na realidade, ele consiste em nada menos, que um sapato sem qualquer tipo de material de origem animal. A maior preocupação dos fabricantes de sapatos veganos é com o meio ambiente e com os animais.

Todas as etapas do processo de fabricação dos sapatos veganos são devidamente supervisionadas, de maneira a garantir que não seja usado nenhum produto de origem animal, e nem que seja utilizado trabalho escravo em sua produção.

Doze Marcas de Sapatos Veganos

A moda também tem aderido ao veganismo, e está se empenhando muito em cuidar do meio ambiente, e em conscientizar a população sobre a importância de optar por produtos veganos.

O veganismo tem ganhado uma enorme visibilidade nos últimos anos. E tende a crescer ainda mais. Existem inúmeras marcas que já produzem sapatos sem utilizarem o couro de animais. No entanto, elas não passam essa informação para o público. São exemplos a Via Mia, Dakota, Arezzo, dentre outras.

Arezzo

Arezzo

Não são todos os calçados de couro das grandes marcas que são veganos. Pois elas usam um tipo de cola de origem animal, que é produzida a partir de cascos de boi e de porco.

Para demonstrar como as marcas estão empenhadas nesse propósito, listamos abaixo 12 fabricantes de sapatos veganos que talvez você ainda não sabia. Confira!

1 – Vegano Shoes: essa marca é um exemplo que se preocupa demais com a sustentabilidade. Tanto é que, para confeccionar os seus sapatos, eles optam por lona de caminhão, câmaras de ar e demais matérias-primas recicláveis.

Vegano Shoes

Vegano Shoes

Como se não bastasse, a Vegano Shoes também está atenta a toda a sua cadeia de fornecedores, e preza pelo bem-estar dos seus funcionários.

2 – King55: essa marca fabrica sapatos e roupas veganos. Além de garantir uma sustentabilidade na produção, sem que esta gere poluição, ela ainda fabrica artesanalmente os seus itens. Isso demonstra o carinho e cuidado com cada peça produzida. A King55 produz sandálias, tênis, chinelos, botas e roupas.

King55

King55

3 – Vegalli: mais uma marca que preza muito pela sustentabilidade. Eles não utilizam couro e nenhum outro produto de origem animal em sua produção. A Vegalli usa material reciclável, e também se preocupa em economizar o máximo de água possível.

4 –  Kasulo: uma marca que se preocupa não só com a sustentabilidade, usado menos possível materiais que possam agredir ao meio ambiente, mas se preocupa também com a originalidade dos seus calçados.

Kasulo

Kasulo

Ela busca cada vez mais produtos que agridam menos o meio ambiente, ao contrário do que acontece com o couro sintético feito do plástico.

5 – Ahimsa: o significado dessa palavra é “sem-lesões”. Essa foi a primeira a fabricar calçados 100% veganos no mundo todo. A Ahimsa trabalha com uma enorme variedade de sapatos, e com inúmeros materiais diferentes, como é o caso do couro sintético, por exemplo.

Sapato Ahimsa

Sapato Ahimsa

Como se trata de um produto derivado do plástico, a empresa se compromete a orientar o consumidor na hora de descartar, para que esse processo também seja o mais sustentável possível.

6 – Piccadilly: apesar de essa marca não deixar bem claro em nos meios de comunicação que utiliza, ela é 100% vegana. E não se preocupa apenas com a origem da matéria-prima usada em sua produção, mas também está sempre apoiando projetos como a Fundação Tênis e a Fundação Abrinq.

Piccadilly

Piccadilly

7 – Heleve: essa marca está localizada em Belo Horizonte. E fabrica modelos lindos de sapatos veganos, que podem ser encontrados em lojas online, em Salvador e São Paulo e em Trancoso.

Heleve

Heleve

8 – Inkkas: essa fábrica se localiza no Peru. Porém, ela conta com vários pontos de venda aqui no Brasil. O seu projeto de reflorestamento chamado OneShoeOneTree causa impacto positivo em todos os países onde ele existe, bem como nos artesãos peruanos também.

Inkkas

Inkkas

9 – Projeto Base: os sapatos dessa marca são produzidos de forma sustentável, e contam com um design ideal para o dia a dia.

Projeto Base

Projeto Base

10 – Urban Flowers: essa marca trabalha tanto com sapatos, como com outros produtos veganos também. A produção dessa marca é a partir de produtores locais, contribuindo para o fortalecimento da economia local.

Urban Flowers

Urban Flowers

11 – Será o Benedito: os sapatos dessa marca são fabricados a partir de materiais reciclados. É o local ideal para quem está à procura de botas para trilhas e para caminhadas.

Será o Benedito

Será o Benedito

12 – Insecta Shoes: essa marca foi criada em 2014, em Porto Alegre, e fabrica calçados veganos o mais ecologicamente corretos da linha. Ela utiliza borracha de calçados triturados, plástico reciclado, tecido reciclado e também o ótimo têxtil que ela mesma produz. O resultado são os calçados super confortáveis e lindos de verdade.

Insecta Shoes

Insecta Shoes

Materiais Usados na Produção de Calçados Veganos

Confira abaixo alguns exemplos de matérias-primas usadas na fabricação de calçados veganos:

  • Lona de algodão com PET: no caso das lonas de algodão, elas são 100% recicladas. As PET’s são reutilizadas. Enquanto que o algodão pode ser obtido por meio de sobras das indústrias têxteis. Essa lona é feita com 70% de algodão, e com 30% de PET.
  • Fibra de juta: um tipo de fibra vegetal que podemos encontrar na juta. É extraída de forma natural. Essa fibra promove um estilo bem rústico às peças, devido ao seu efeito.

  • Câmara de ar de pneus: algumas marcas usam esse produto como uma opção de matéria-prima. Esses materiais seriam direcionados para o lixo, mas se tornam novos produtos, e com muita qualidade.
  • Laminado vegetal: esse produto é feito a partir de látex natural, que é um tipo de matéria-prima totalmente renovável, que é extraída da seringueira.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *