Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o veganismo vai muito além de uma dieta alimentar, como é o caso do vegetarianismo, por exemplo. Trata-se de um verdadeiro estilo de vida.
Quando falamos em veganismo, imaginamos que não há a necessidade de explorarmos os animais para comermos, nos vestirmos, para trabalharmos, para nos locomovermos, para nos divertirmos, nem mesmo nos perfumes que usamos. E muito mais.
Uma outra questão muito importante a respeito do veganismo também é que ele visa pela total ausência do trabalho escravo.
O Que é um Sapato Vegano?
Uma dúvida que as pessoas costumam ter é sobre o que é um sapato vegano. Na realidade, ele consiste em nada menos, que um sapato sem qualquer tipo de material de origem animal. A maior preocupação dos fabricantes de sapatos veganos é com o meio ambiente e com os animais.
Todas as etapas do processo de fabricação dos sapatos veganos são devidamente supervisionadas, de maneira a garantir que não seja usado nenhum produto de origem animal, e nem que seja utilizado trabalho escravo em sua produção.
Doze Marcas de Sapatos Veganos
A moda também tem aderido ao veganismo, e está se empenhando muito em cuidar do meio ambiente, e em conscientizar a população sobre a importância de optar por produtos veganos.
O veganismo tem ganhado uma enorme visibilidade nos últimos anos. E tende a crescer ainda mais. Existem inúmeras marcas que já produzem sapatos sem utilizarem o couro de animais. No entanto, elas não passam essa informação para o público. São exemplos a Via Mia, Dakota, Arezzo, dentre outras.
Não são todos os calçados de couro das grandes marcas que são veganos. Pois elas usam um tipo de cola de origem animal, que é produzida a partir de cascos de boi e de porco.
Para demonstrar como as marcas estão empenhadas nesse propósito, listamos abaixo 12 fabricantes de sapatos veganos que talvez você ainda não sabia. Confira!
1 – Vegano Shoes: essa marca é um exemplo que se preocupa demais com a sustentabilidade. Tanto é que, para confeccionar os seus sapatos, eles optam por lona de caminhão, câmaras de ar e demais matérias-primas recicláveis.
Como se não bastasse, a Vegano Shoes também está atenta a toda a sua cadeia de fornecedores, e preza pelo bem-estar dos seus funcionários.
2 – King55: essa marca fabrica sapatos e roupas veganos. Além de garantir uma sustentabilidade na produção, sem que esta gere poluição, ela ainda fabrica artesanalmente os seus itens. Isso demonstra o carinho e cuidado com cada peça produzida. A King55 produz sandálias, tênis, chinelos, botas e roupas.
3 – Vegalli: mais uma marca que preza muito pela sustentabilidade. Eles não utilizam couro e nenhum outro produto de origem animal em sua produção. A Vegalli usa material reciclável, e também se preocupa em economizar o máximo de água possível.
4 – Kasulo: uma marca que se preocupa não só com a sustentabilidade, usado menos possível materiais que possam agredir ao meio ambiente, mas se preocupa também com a originalidade dos seus calçados.
Ela busca cada vez mais produtos que agridam menos o meio ambiente, ao contrário do que acontece com o couro sintético feito do plástico.
5 – Ahimsa: o significado dessa palavra é “sem-lesões”. Essa foi a primeira a fabricar calçados 100% veganos no mundo todo. A Ahimsa trabalha com uma enorme variedade de sapatos, e com inúmeros materiais diferentes, como é o caso do couro sintético, por exemplo.
Como se trata de um produto derivado do plástico, a empresa se compromete a orientar o consumidor na hora de descartar, para que esse processo também seja o mais sustentável possível.
6 – Piccadilly: apesar de essa marca não deixar bem claro em nos meios de comunicação que utiliza, ela é 100% vegana. E não se preocupa apenas com a origem da matéria-prima usada em sua produção, mas também está sempre apoiando projetos como a Fundação Tênis e a Fundação Abrinq.
7 – Heleve: essa marca está localizada em Belo Horizonte. E fabrica modelos lindos de sapatos veganos, que podem ser encontrados em lojas online, em Salvador e São Paulo e em Trancoso.
8 – Inkkas: essa fábrica se localiza no Peru. Porém, ela conta com vários pontos de venda aqui no Brasil. O seu projeto de reflorestamento chamado OneShoeOneTree causa impacto positivo em todos os países onde ele existe, bem como nos artesãos peruanos também.
9 – Projeto Base: os sapatos dessa marca são produzidos de forma sustentável, e contam com um design ideal para o dia a dia.
10 – Urban Flowers: essa marca trabalha tanto com sapatos, como com outros produtos veganos também. A produção dessa marca é a partir de produtores locais, contribuindo para o fortalecimento da economia local.
11 – Será o Benedito: os sapatos dessa marca são fabricados a partir de materiais reciclados. É o local ideal para quem está à procura de botas para trilhas e para caminhadas.
12 – Insecta Shoes: essa marca foi criada em 2014, em Porto Alegre, e fabrica calçados veganos o mais ecologicamente corretos da linha. Ela utiliza borracha de calçados triturados, plástico reciclado, tecido reciclado e também o ótimo têxtil que ela mesma produz. O resultado são os calçados super confortáveis e lindos de verdade.
Materiais Usados na Produção de Calçados Veganos
Confira abaixo alguns exemplos de matérias-primas usadas na fabricação de calçados veganos:
- Lona de algodão com PET: no caso das lonas de algodão, elas são 100% recicladas. As PET’s são reutilizadas. Enquanto que o algodão pode ser obtido por meio de sobras das indústrias têxteis. Essa lona é feita com 70% de algodão, e com 30% de PET.
- Fibra de juta: um tipo de fibra vegetal que podemos encontrar na juta. É extraída de forma natural. Essa fibra promove um estilo bem rústico às peças, devido ao seu efeito.
- Câmara de ar de pneus: algumas marcas usam esse produto como uma opção de matéria-prima. Esses materiais seriam direcionados para o lixo, mas se tornam novos produtos, e com muita qualidade.
- Laminado vegetal: esse produto é feito a partir de látex natural, que é um tipo de matéria-prima totalmente renovável, que é extraída da seringueira.