A moda
O cinema marcam muito nossas vidas hoje em dia, a moda, por exemplo, está presente em todos os momentos, é o que vemos quando andamos nas ruas e também habita o nosso imaginário. Já a evolução do cinema tem causado grandes influências na forma de vestir das pessoas, muitas mulheres e homens se inspiram nos atores mais famosos de Hollywood ou até mesmo nos atores de novelas brasileiras quando vão escolher as peças do seu guarda roupas.
Muitas vezes a moda roupa não significa beleza, e sim novidade, em muitos desfiles famosos os estilistas levam até as passarelas roupas que para nós não são bonitas, e sabemos que jamais usaríamos, mas aos olhos dos compradores do mercado o que vale é fazer um desfile diferente, é inovar. Muitos personagens do cinema de Hollywood viraram ícones da moda, e a maioria permanece em destaque até hoje comprovando que os figurinos do cinema fazem história.
O guarda roupas de Hollywood
A união entre moda e cinema cresce cada vez mais, mas ao contrário do que muitos pensam essa união já é muito antiga, o primeiro destaque do cinema de Hollywood foi o famoso vestido de ombros fartos, acinturado, feito de organza e em cor branca, que foi criado para vestir a atriz Joan Crawford no filme Redimida, em 1931. Na época que o filme era sucesso foram vendidas mais de 50 mil réplicas do vestido, graças a loja americana Macy’s. O sensual figurino de Gilda também foi um hit de moda americano, o sucesso foi muito grande pois o filme foi lançado em 1946, logo após o período de guerra, e o que as mulheres mais queriam era se vestir como ela. Muitos jornalistas e repórteres de Hollywood dizem que o look mais famoso do cinema foi o vestido de Audrey Hepburn, de 1961, no filme Bonequinha de Luxo.
O vestido de alta costura
Ao mesmo tempo sexy, detalhista e sério, fazendo o gênero de menina mulher. Outra peça do famoso guarda roupas de Hollywood foi o vestidinho simples e desejado da famosa personagem que esquentou as telas do cinema, Marilyn Monroe, uma das estrelas que está marcada até hoje e sempre vai ficar na história do cinema de Hollywood. Jennifer Lopez estreou no filme Encontro de Amor, no ano de 2002 e abriu a série dos vestidos que se parecem com contos de fadas, e que são mais populares hoje em dia. Outros tipos de roupas que fizeram sucesso nas telonas foram: Audrey Hepburn no filme Sabrina – 1954, Chanel no filme Esta Noite ou Nunca – 1931, Julia Roberts no filme Uma Linda Mulher – 1990 e as saias da corista de boates feita pela atriz Maria Della Costa, por Dener Pamplona. Já o cinema brasileiro nunca conseguiu um destaque relevante nas telonas, alguns figurinos ficaram bastante famosos, claro, mas nenhum chegou a ser hit da moda.