O Que é o Tecido Spandex? Onde Ele é Utilizado? Quais Suas Vantagens?

O spandex é um tecido feito com 95% de algodão, mais 5% de spandex. Esse tecido também é conhecido como Lycra, possui muitos elásticos e usado para a confecção de maiôs, roupas íntimas e jeans.

Esse tipo de tecido foi desenvolvido em 1959, pela Dupont. Ele apresenta uma excelente elasticidade, podendo esticar até 600%, voltando ao seu tamanho original sem sofrer danos. É mais durável e potente do que a borracha. Quando o spandex surgiu, ele trouxe uma grande revolução para a indústria têxtil.

Esse tipo de tecido não é muito usado para a confecção de outros tipos de roupas. Na América do Norte, ele é usado mais na produção de roupas femininas, do que de roupas masculinas, pois as roupas femininas são mais trabalhadas, e exigem uma adequação melhor ao corpo, o que é facilmente obtido com esse tecido.

O spandex pode ser misturado à outros tipos de tecidos, como o poliéster e o algodão, por exemplo.

Onde o Spandex é Utilizado e Quais Suas Vantagens?

Por possuir propriedades específicas, esse tecido é muito bom para determinadas aplicações, como para a confecção de vestuário desportivo, por exemplo. No entanto, com o passar do tempo, as suas fibras podem sofrer desgastes, como acontece com os demais tipos de tecidos.

Antes, as peças íntimas e também para vestuário eram produzidas a partir da borracha. No entanto, ficava muito caro, causava irritação na pele e também era bem difícil de manipular.

O tecido spandex veio como uma alternativa para a borracha em grande parte das aplicações. Assim, o usuário passava a ter um ajuste bem melhor às suas formas, e com um material mais fresco, que não permite que a sujeira e o suor se acumulem na pele.

Por todas as essas vantagens, o spandex logo foi adotado pela indústria de artigos esportivos para a confecção de roupas de mergulho e shorts para o ciclismo. O material também aparece em roupas íntimas, peças de banho e também em roupas de compressão cirúrgica.

Além disso, esse tecido é bem protegido da umidade e do alongamento das fibras. Além de facilitar os movimentos das pessoas.

Quanto aos cuidados com as peças feitas de spandex, esse material não exige grandes cuidados. É bem fácil de cuidar. Ele pode ser lavado na máquina em água de morna a fria. E também pode secar na centrífuga sem nenhum problema.

Mas, para saber a forma mais adequada de cuidar das peças feitas em spandex, basta olhar na etiqueta das mesmas. Quase todas são vendidas com a etiqueta contendo as informações de lavagem, secagem e cuidados em geral.

Vale frisar que o uso de amaciante é contraindicado em peças feitas de spandex, pois ele pode causar a quebra da elasticidade do tecido. Caso seja necessário usar o ferro de passar nesse tecido, o ideal é usar o calor baixo.

Há casos em que o spandex pode causar irritação na pele em certas pessoas, por conter determinados produtos químicos em sua composição. Nesse caso, surgindo algum tipo de irritação na pele, é preciso suspender o uso da peça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *