O Que é o Tecido Modal? Vantagens da Fibra Modal e Onde Foi Criada

O tecido modal tem ganhado cada vez mais destaque na indústria da moda por ser sustentável e de excelente qualidade para o consumidor. Trata-se de um tecido com grande capacidade de absorção de suor e toque bastante agradável. Continue lendo para saber mais sobre esse tecido e porque ele se tornou a base para o desenvolvimento da indústria têxtil do futuro.

Tecido Modal: O Que é?

O tecido modal é feito a partir da madeira de faia e se mostra altamente sustentável. A matéria-prima passa por uma série de processos para chegar ao resultado final. Algo interessante de mencionar é que se trata de um tecido de fibra natural produzido por meio de um processo de fabrico de fibras sintéticas.

A produção do modal demanda alta tecnologia têxtil, porém, é um trabalho que tem como recompensa um tecido de qualidade tanto no que diz respeito a conforto quanto à respiração da pele. O modal é utilizado especialmente em peças íntimas femininas e masculinas, pode ser chamado também de raiom.

Quais São as Vantagens do Tecido Modal?

A seguir vamos apresentar as principais vantagens do tecido modal, o que ajudará a entender porque ele se tornou um dos preferidos pelas indústrias da moda.

Tecido Modal

Tecido Modal

– Maior Capacidade de Absorção do Suor

As fibras naturais apresentam mais capacidade de absorção do suor do que as fibras sintéticas de maneira que são mais indicadas para oferecer conforto ao usuário da peça. Contudo, mesmo entre as fibras naturais existem diferentes escalas de capacidade de absorção do suor, algumas são mais eficazes do que outras. O algodão, uma das fibras naturais mais conceituadas no quesito absorção de suor, tem uma capacidade bem menor do que a do modal.

A diferença está no tempo de secagem, o algodão leva um tempinho para secar de maneira que deixa a pele com aspecto molhado e pode criar as desagradáveis manchas de suor. O modal, assim como a viscose de bambu, é considerado absolutamente eficiente nesse processo de absorção do suor.

Calça Pantacourt Jeans Midi - Tecido Modal

Calça Pantacourt Jeans Midi – Tecido Modal

– Respiração da Pele

Mais um quesito em que o modal ganha em comparação com o algodão, porém, é importante mencionar que ambos os tecidos tem capacidade semelhante no que diz respeito a respirabilidade. O modal é considerado o tecido ideal em termos de respiração da pele sendo altamente eficiente.

– Capacidade Antiodor

Tem coisa mais chata do que estar com uma roupa com mau odor? Nos dias mais quentes mesmo usando desodorante pode acontecer do odor de suor surgir e acabar chamando atenção. Esse é mais um ponto em que o modal se destaca, como seca rápido evita a proliferação de bactérias num ambiente úmido do corpo, o que gera o mau odor.

– Tecido Sustentável

Para a produção de algodão são utilizados 2.700 litros de água além de pesticidas e agrotóxicos. Já para a produção do modal são necessários 700 litros de água e não há o uso nem se pesticidas e nem de agrotóxicos. O uso dessas substâncias prejudica demasiadamente o meio ambiente porque polui o solo e pode fragilizar a saúde dos funcionários envolvidos na aplicação.

– Toque Macio

Um dos diferenciais desse tecido é o toque macio que cria uma sensação de pele sobre pele. Essa característica não se perde mesmo depois de muitas lavagens.

– Brilho

O modal possui um brilho intenso e capacidade de absorção de corantes sejam escuros ou claros. Como essa fibra possui superfície lisa tem um visual sedoso.

Como o Tecido Modal é Produzido?

Tecido Modal de Algodão

Tecido Modal de Algodão

O tecido modal é fabricado por meio de um processo de fabrico de fibras sintéticas, mas é proveniente de fibras naturais. Essas fibras são originárias da casca da árvore de faia. Após a extração da madeira é fabricada a celulose e na sequência se tem origem a fibra que irá gerar o fio e por consequência resultará no tecido.

Boa parte das empresas que utiliza o tecido modal adquire a matéria-prima de uma empresa austríaca que trabalha com madeira de reflorestamento. Os fios que darão origem ao tecido geralmente são confeccionados no Brasil.

Gostou de saber mais sobre o tecido modal e suas vantagens?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *