O Que É O Fio Egípcio? Quais Suas Vantagens Em Relação A Outros?

O mercado de fibras e tecidos possui diversas opções disponíveis, cada uma delas possui características distintas, algumas possuindo qualidade mais alta para a confecção de determinados produtos que outras, dependendo de qual a função em que ele será empregado.

Uma das opções de fibra disponível para a criação de diversos produtos é o algodão egípcio, que no geral é procurado quando se busca itens de alta qualidade e que proporciona um conforto extremo.

O que é Fio Egípcio?

Lençol de Fios Egípcios

Lençol de Fios Egípcios

O fio egípcio é uma fibra de origem egípcia, como seu próprio nome diz, sendo usado principalmente para a confecção de artigos de banho e cama. Esse tipo de fibra ganhou fama nos últimos tempos, sendo associado a qualidade dos produtos, sendo que aqueles que são confeccionados com ele são considerados artigos luxuosos.

O algodão produzido no Egito possui características especiais que o torna muito desejado, e por muitas vezes o faz ser considerado melhor que os demais algodões. Esses fios possuem fibra longa e fina, o que torna ele mais resistente e mais macio quando usado para confecção de tecidos, além disso, por ser um fio fino, possui poucas imperfeições, ou seja, combina resistência, naturalidade e maciez.

Suas fibras medem entre 3,4 a 4,8 cm, chegando em algumas safras a 5 cm, a título de comparação, a fibra do algodão cultivado no Brasil, mede em média 1,2 cm. A colheita do algodão egípcio é feita manualmente, o que é grande diferencial, já que assim é feita com mais atenção, além disso, o solo do Egito é rico em potássio, o que torna as fibras levemente brilhantes.

O Cultivo do algodão é feito com muito mais carinho, tradição seguida pelos egípcios há mais de cinco mil anos, além disso, o clima do Egito é perfeito para o cultivo do algodão, já que conta com um sol muito forte e poucas chuvas, porém, um solo úmido devido ao rio Nilo, já que a maioria das safras é cultivada no delta do rio.

Apesar do cultivo do fio ser muito comum no Egito, ele pode vir também de outras partes do mundo, desde que o local apresente clima deserto, seco e quente, mas no geral, 40% da produção desse tipo de fio é oriunda realmente do Egito. A produção de algodão egípcio corresponde a cerca de 0,5% do algodão produzido mundialmente, por isso, ele é considerado um artigo raro e de luxo.

Por ser um cultivo considerado puro, já que não faz o uso de agrotóxicos, o algodão acaba implicando em baixa probabilidade de alergias para quem possui pele sensível, além disso, ele possui uma capacidade excepcional de absorver líquidos.

Caso haja interesse em comprar algum produto fabricado em fio egípcio, é necessário saber diferenciar se ele realmente é um “algodão egípcio” ou é somente “algodão fabricado no Egito”, já que há diferença entre eles, sendo que o primeiro irá entregar muito mais qualidade no produto final, e o segundo aproveita da boa fama do país devido ao fio egípcio e acaba vendendo um produto de menor qualidade.

As peças mais comuns criadas com essa matéria prima são as roupas de cama, como lençóis, cochas e fronhas, mas, além disso, os artigos de banho, como toalhas e roupões feitos com esse fio fazem muito sucesso.

Qual É a História Do Fio Egípcio?

Desde os tempos do Egito do Antigo já eram produzidos tecidos no país, o algodão chegou ao país vindo da Índia, a cerca de mil anos atrás, antes era cultivado somente o linho. Com isso, os povos empregaram seus conhecimentos no cultivo do linho para cultivar também o algodão. Claro que os conhecimentos foram alinhados ao solo fértil do país e também às boas condições climáticas, o que acabou tornando o fio mundialmente famoso.

Quais São as Qualidades Do Fio Egípcio?

A fibra de algodão egípcio é conhecida pelas diversas qualidades que possui, não havendo muitas desvantagens em relação a peças criadas com ela, exceto pelo fato de que produtos feitos com ela podem possuir um valor mais alto que do algodão comum. Confira abaixo os principais benefícios do fio egípcio:

  • Fibras longas e finas: Essa é a principal característica desses fios, conferindo alta qualidade e resistência a qualquer peça que for produzida com tais fibras. Os fios são adquiridos a partir do processo de fiação, pela forma que são colhidos, que é manualmente, eles possuem alta qualidade, criando produtos com poucas imperfeições e um visual mais liso.
  • Alta resistência: Diversas peças são produzidas com esse fio, como roupões, lençóis, toalhas e colchas, e, devido ao fato das fibras serem mais longas e finas, as peças ganham maior resistência e também durabilidade, com isso, é compensado o preço mais alto, conferindo a tais peças um ótimo custo-benefício. Apesar de serem resistentes, os produtos feitos com tal fibra merecem atenção na hora de lavar e de secar, já que devem ser lavados somente com peças feitas no mesmo material, e secarem em local com sombra.
  • Conforto, praticidade e sofisticação: Um dos principais fatores que faz com que as pessoas escolham adquirir peças em fio egípcio é o conforto que as peças trazem para a sua vida. Essas peças são aconchegantes, passando uma ótima sensação de bem estar, tanto na hora de dormir, como na hora de se secar após o banho. O conforto é unido a qualidade quando se evidência que as fibras permitem maior circulação de ar entre suas tramas, oferecendo peças arejadas e que oferecem bem menos chances de causar alergias, ou no caso de toalhas, uma melhor absorção da água e também de secagem.

Quais Suas Vantagens Em Relação Aos Outros?

Que os itens confeccionados com fios egípcios são de alta qualidade é fato, mas quais são as vantagens desse algodão em relação aos outros? Confira abaixo outros dois tipos de algodão utilizados para a confecção dos mesmos artigos, e compare as vantagens e desvantagens de adquirir peças feitas com o algodão egípcio:

Algodão Orgânico

Também chamado de algodão natural, ele é cultivado de maneira orgânica, ou seja, de uma maneira que cause um baixo impacto no meio ambiente. Esse tipo de algodão é feito a partir da seleção de plantas que não sejam geneticamente modificadas, além disso, durante o cultivo são usados somente processos naturais, sem produtos químicos, como fertilizantes ou pesticidas.

O algodão orgânico, assim como o algodão egípcio, é menos propenso a causar alergias ou irritações na pele quando usado em roupas de cama ou artigos de banho, já que não possui produtos químicos, com isso, mantêm suas características naturais. Ainda sobre os produtos químicos, ele possui uma textura mais macia e ao mesmo tempo mais pesada, além disso, reflete e absorve muito bem a luz em produtos para o lar.

Algodão Orgânico

Algodão Orgânico

Comprado ao algodão egípcio ele possui menos resistência e macias, já que os fios cultivados no Brasil são menores, porém, ainda é vantajoso que se adquira produtos feitos com esse tipo de algodão ao invés do algodão regular.

Algodão Regular

Todos os outros tipos de algodão entram nessa categoria, já que há uma grande variedade de espécies de algodão, onde cada uma possui suas características e particularidades, porém, a maioria não possui muita durabilidade e nem maciez quando comparados ao algodão egípcio.

Isso ocorre desde o processo de cultivo até os cuidados tomados durante o uso do produto. A maioria é realizada com o uso de produtos químicos, feitos em larga escala, sem muita atenção para a qualidade do que está sendo produzido. Devido aos produtos químicos, pessoas de pele muito sensível podem adquirir alergias devido ao uso contínuo de produtos confeccionados com o algodão regular.

Em comparação com o fio egípcio esse tipo de algodão possui diversas desvantagens: não é tão macio quanto o outro, assim como perde em questão de durabilidade e resistência, apesar disso, as peças produzidas com ele possuem uma boa absorção de líquidos, e se comparado a outras fibras sintéticas, ainda é um produto macio e resistente. O maior diferencial fica no preço, já que os produtos confeccionados em fio egípcios são considerados artigos de luxo, eles são bem mais caros que os produtos feitos com o algodão regular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *