Moda do Século XX ao XXI

Conforme os anos passam e os tempos vão se modificando com hábitos mudados, pensamentos e filosofias de vida modificados a moda também vai se transformando e trazendo novas opções  e cortes para nosso guarda roupa. A moda não vem apenas ditar ao mundo qual será as novas tendências e ela nem obriga as pessoas a estarem adotando e aderindo o que um grupo seleto de estilistas dizem. Antes de mais nada a moda é reflexo da sociedade e o seu intuito, antes de mais nada é estar  servindo aos seus consumidores.

A Moda Como Um Reflexo da Sociedade

Ao observar as mudanças nas vestimentas, principalmente, femininas podemos analisar as diversas modificações sociais que acompanharam. Antigamente era comum o uso de longos vestidos cheios de forros que davam volume ao corpo feminino a partir do quadril. Com o início da entrada da mulher no mercado de  trabalho as vestimentas que impediam seus movimentos naturais precisaram modificar para não atrapalhá-las no serviço que precisariam realizar. Assim os vestidos foram diminuindo seus volumes e os espartilhos que não permitiam a expansão pulmonar natural foram retirados.

Então uma das primeiras modificações que podemos verificar no decorrer do século passado foi a necessidade da diminuição do volume de vestimenta feminina, devido sua necessidade social e devido a permissão que foi recebendo de ingressar no mercado de trabalho assim como os homens.

No decorrer do século direitos das mulheres foram sendo conquistados e isso fez com que houvesse a formação de um movimento que discutisse e lutasse os direitos femininos na sociedade. Essas transformações não vinham apenas com as conquistas, mas também vinham refletidas na moda feminina, onde passou a se observar mulheres utilizando peças que até então eram consideradas peças masculinas, como o uso de calças e ternos por mulheres.

Caos Gerado Devido As Modificações Da Moda

A cada mudança que ocorria nas peças de roupa, principalmente femininas, um caos social era gerado e diversas condenações eram feitas por parte da sociedade que não estava acostumada com o novo estilo e que possuía diversos estigmas.

Quando começou a fazer peças de roupas mais finas e que permitia mais movimento ao corpo feminino a igreja passou a reprovar o uso, pois tais peças marcavam mais as curvas femininas. O mesmo ocorreu quando passou a utilizar a decote em “V” por essas mulheres, pois a igreja considerava que essas mudanças iriam favorecer atitudes pecaminosas entre os fieis.

Os Diversos Significados da Mudança Da Moda Nos Dois Últimos Séculos

Um dos significados mais importantes da mudança na moda feminina é a emancipação da mulher. Logo no início do século passado a mulher foi obrigada  a assumir o papel do homem devido a guerra que ocorria na Europa, e por isso acabou adotando partes do vestuário masculino devido sua praticidade.

Depois que finalizou a guerra o significado da mulher continuar a adotar vestimentas masculinas não era mais por necessidade de assumir funções masculinas sociais, mas devido ao seu esforço em querer mostrar sua importância social e a busca em ser vista com pessoas de importância semelhante ao sexo oposto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *