Evento de Moda Para Deficientes Visuais
A Fundação Dorina Nowill realizou recentemente em São Paulo um desfile de moda básica voltado para as mulheres cegas e com deficiencias visuais. Em parceria com a Faculdade de Moda de São Paulo o evento teve o objetivo de contribuir para a independência das deficientes visuais ao se arrumarem e despertar a vaidade dessas mulheres. Este foi o primeiro evento desse estilo realizado no Brasil e o segundo no mundo, pois o primeiro foi realizado no Canadá, ambos com um grande sucesso, pois vem atender uma clientela que também gostaria de andar na moda, mas não tinha até o momento as ferramentas necessárias para adentrar o mundo fashion e suas nuances.
Estilo, Elegância e Equilíbrio
Estilo, Elegância e Equilíbrio foi o nome escolhido para o evento que teve a participação de cerca de 200 mulheres com deficiência visual, e também da própria Dorina Nowill, que é fundadora da Fundação que leva seu nome e precursora no Brasil do método braile. Marcaram presença no evento também consultores, produtores de moda e lojistas. O evento teve uma programação muito especial, alem do desfile de moda, foram palestras e oficinas de moda, “Workshop” organizados de forma que as mulheres cegas ou com baixa visão puderam conhecer os diversos tipos de tecido através de sua textura e do toque.
Puderam interagir fazendo perguntas e conhecendo muito sobre o processo de criação de produção da moda e os segredos do mundo da alta costura, além de ouvirem muito sobre dicas de moda bastante atuais e que podem fazer a diferença na hora de compor um look, especialmente para quem não pode contar com a visão na hora de escolher. Além das oficinas com roupas também aconteceram com acessórios, bolsas e sapatos, para que as participantes tenham condições a partir de então de conhecer e escolher com propriedade não só as peças do seu vestuário mas todos os complementos.
Desfile de Moda
O desfile de moda foi como os demais desfiles, com o diferencial de que enquanto as modelos desfilavam na passarela, a maioria delas cegas, tudo era narrado por um profissional, que não deixava escapar nenhum detalhe do que estava acontecendo, desde a cor das roupas, dos sapatos, acessórios, o corte, o caimento do tecido, os penteados da moda que as modelos ostentavam e até as piruetas e paradinhas com a mão na cintura que as modelos fizeram foram narradas para a alegria e emoção de todos os presentes.
As participantes do evento Estilo, Elegância e Equilíbrio tiveram a oportunidade de conhecer além dos tecidos e suas texturas, o acabamento das roupas, e os modelos que são a tendência para o verão 2010, e assim com certeza se sentirão mais seguras e aptas para escolherem as roupas da moda. O evento foi um sucesso tão grande e teve uma repercussão tão positiva na mídia e no mundo da moda, que muitos logistas já estão treinando seu pessoal para atender deficientes visuais e os organizadores já estão pensando na possibilidade de organizar o segundo evento dentro do São Paulo Fashion Week.