Em Que País Foi Criado o Sapato Alto? Quando e Por Quem?

Os sapatos de salto alto são grandes aliados de quem deseja parecer mais alto, de maneira geral são calçados que deixam o calcanhar do indivíduo mais elevado em relação aos seus dedos. Calçados que elevam calcanhar e dedos para a mesma altura não são considerados salto alto e sim plataformas.

Os saltos altos podem ser encontrados em diversas formas como stiletto, lâmina, bloco, cunha, bomba assim como em diferentes alturas. Saltos com menos 6 centímetros são considerados baixos, os saltos que ficam entre 6 e 8,5 centímetros são vistos como médios e saltos com mais de 8,5 centímetros são considerados como altos.

De maneira geral os sapatos de salto alto são usados por mulheres, no entanto, há modelos que são usados também por homens como as botas. Essas distinções são relevantes para entender melhor a história desse icônico item da moda. A seguir você poderá conhecer melhor a história dos sapatos de salto.

A História do Sapato de Salto Alto

A história do salto alto é bem mais longa e diversa do que as pessoas imaginam começando no século 10. Para se ter uma ideia os cavaleiros da cavalaria persa usavam calçados no estilo de botas com saltos para tornar mais fácil encaixar seus pés aos estribos dos cavalos. O sapato contribuía ainda para que eles tivessem mais precisão para atirar as suas flechas.

No Egito Antigo os açougueiros costumavam usar calçados com salto alto para conseguir caminhar sobre o sangue dos animais sem sujar os pés. Tanto na Grécia quanto na Roma Antiga eram bem populares sandálias plataforma que recebiam o nome de kothorni – na Renascença passaram a ser chamados de coturnos. Esse calçado se caracterizava por ter uma sola de madeira ou cortiça alta, atores de teatro se valiam dos saltos para interpretar personagens de diferentes status sociais.

Quem Inventou o Sapato de Salto Alto?

Uma pergunta para qual não há uma resposta exata, para se ter uma ideia foi encontrada uma versão primitiva dos sapatos de salto nos murais do Egito Antigo datando de cerca de 3.500 a.C. No contexto das pinturas o sapato de salto era usado apenas pelas classes altas.

No período da Idade Média os sapatos de salto se tornaram mais comuns entre os nobres como uma forma de evitar que os materiais caros dos seus calçados entrassem em contato com a sujeira das ruas. Os sapatos de salto eram usados por homens e mulheres com boas condições financeiras.

Há registro dos primeiros sapatos de plataforma por volta de 1.400 na Turquia, essas peças podiam ter entre 14 e 40 centímetros sendo que em muitos casos as mulheres que os utilizavam precisavam da ajuda de terceiros para caminhar. Em alguns países esses sapatos foram usados como uma forma de evitar que as mulheres de haréns fugissem, afinal não dava para correr com esse sapato.

Sapato de Salto Alto

Sapato de Salto Alto

Catarina de Médici

Casada com o rei Henrique II da França, Catarina de Médici, era bastante insegura em relação a sua estatura. Uma forma de disfarçar o fato de ser baixa era usar sapatos de salto que eram confeccionados por um artesão italiano chamado Constantino Coccinelle. Não demorou para que a aristocracia francesa quisesse copiar o calçado icônico de Catarina.

Luís XIV

Outro monarca que tinha problemas em assumir a sua baixa estatura era Luís XIV, ele media 1,60m. Para se sentir mais imponente ele apostava nos saltos altos, muitos iam bem além de apenas alguns centímetros. Por decreto de Luís XIV somente a alta nobreza podia usar salto alto.

Revolução Francesa: A Queda do Salto

O salto alto era um símbolo da nobreza e com a Revolução Industrial acabou perdendo a sua força. As classes sociais menos favorecidas estavam em busca de igualdade de condições logo o salto não era bem-quisto. Foi somente a partir do século 20 que o salto alto retornou para as tendências da moda em grande parte pela ascensão das estrelas de Hollywood.

Sapato Alto Vermelho

Sapato Alto Vermelho

Salto Agulha

Um dos grandes marcos da história do sapato de salto alto foi a invenção do salto agulha (conhecido também como stiletto) pelo estilista Christian Dior nos anos 1950. Uma curiosidade é que esse salto era tão fino que foi proibido em alguns lugares por riscar o chão.

Salto Alto na Moda Contemporânea

Os saltos entram e saem de moda desde o final da Segunda Guerra Mundial em 1945. Na década de 1990 esse movimento foi mais acentuado em decorrência da ascensão dos saltos mais baixos. Os modelos mais baixos já tinham sido febre no fim da década de 1960 e começo dos anos 1970. No fim dos anos 1980 os saltos mais altos voltaram a se destacar, algo que duraria somente até o início da década seguinte.

Os sapatos de salto alto atuais são geralmente usados por mulheres e apresentam alturas que variam de 4 cm (chamados de salto gatinho) a 10 cm ou mais (o salto agulha). Sapatos com saltos de mais de 13 cm são usados somente com finalidade estética não tendo nenhuma praticidade.

Tipos de Saltos Altos

Confira a seguir os principais tipos de salto alto que existem:

– Salto Cone

Trata-se de um salto redondo largo na parte que encontra a sola do calçado sendo mais estreito na parte de contato com o solo.

– Salto Sabrina

Esse salto se caracteriza por ser curto e fino, tem no máximo 2 cm e o diâmetro não passa de 0,4 polegadas na parte de entra em contato com o solo.

– Salto Prisma

Esse modelo de salto é formado por três faces planas que juntas formam um triângulo na parte que toca o solo.

– Salto Cubano

O salto cubano possui um bloco quadrado no calcanhar com cerca de 2 polegadas de diâmetro e altura.

– Salto Carretel

Trata-se de um salto largo na parte em que se encontra com a sola e no ponto de contato com o solo, é mais estreito no ponto médio.

– Salto Agulha

Um salto extremamente alto e fino, sua altura mínima é de 2 polegadas e o diâmetro não passa de 0,4 polegadas no ponto de contato com o solo.

– Salto Anabela

Esse salto ocupa todo o espaço sob o arco e o calcanhar.

Gostou de conhecer mais sobre a história do salto alto? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *