Disputa Entre Gigantes do Mundo da Moda

Uma disputa entre gigantes está agitando o mundo da moda internacional. Posto em um ringue encontrou de um lado a Hermes, que é a marca de luxo de mais prestigio do mundo contando hoje 170 anos fabricando artigos de couro enquanto que do outro lado temos o poderosíssimo grupo LVMH, que administra dezenas de grandes grifes e entre estas estão inclusas a Dior, Moet & Chandon, Marc Jacobs e ainda seu carro chefe que é a Luiz Vuitton.

Compra Secreta de Ações

Nos bastidores da bolsa de Paris uma manobra secreta em que a Luiz Vuitton comprou 17% das ações da Hermes foi à fagulha que iria causar o incêndio e incentivar a guerra que hoje se desenrola. A compra das ações foi realizada Bernard Arnault que é presidente da LVMH e também um dos homens mais ricos do mundo.

Guerra das Marcas

Essa compra somente veio a publico no mês de outubro sendo que o fato deixou os herdeiros da companhia francesa em choque. Esta é uma das ultimas casas de moda que é totalmente financiada com capital familiar e há décadas vem resistindo bravamente as investidas de poderosos conglomerados de negócios.

Pratica Não é Bem Vista no Mercado

Desde 2008 que se tornou publico o interesse da LVMH pela Hermes, pois nessa época Arnault fez uma proposta direta de compra de ações da empresa, porém Patrick Thomas, CEO que representa em torno de 70 acionistas da sexta geração da família Hermes, prontamente recusou a proposta.

Compra de Ações

Arnault que não se deu por vencido começou então a buscar meios de conseguir seu intento sem o consentimento dos sócios majoritários e numa manobra bem feita conseguiu com um agente financeiro o direito sobre a compra das ações sem que precisasse revelar que era.

Para a família nada parecia suspeito na transação uma vez que está dentro das leis de mercado financeiro, porém esse tipo de transação não é visto com bons olhos nesse meio.

Estilo Agressivo de Negócios Chama a Atenção

É notório o estilo bastante agressivo de negócios de Arnault. Já em 1999 o grupo LVMH brigou com o PPR que é outro conglomerado de moda Frances para adquirir ações da marca italiana Gucci.

Como perdesse a disputa para seu rival, Arnault tentou na justiça sem sucesso anular o contrato feito pela Gucci e PPR alegando para isso que havia sido prejudicado pela decisão.

Disputa de Poder

Agora a Hermes tem feito apelos públicos para que Arnault venda as ações recém-compradas, o magnata se nega a fazer isso afirmando serem pacificas suas intenções. Segundo ele não é admissível que o presidente de uma empresa peça a um acionista que este devolva sua parte. Ainda afirmou que a intenção é proteger a Hermes do capital chinês e suíço.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *