Dicas Para Trabalhar Com Moda

A moda é antiga e sempre tomou conta de diversos locais. Para começar, a moda sempre existiu, mas foi há alguns séculos atrás que as pessoas realmente resolveram dar a devida importância para ela. Com o tempo, o mercado de trabalho foi se modernizando, especialmente nesta área, ganhando novos profissionais e aderindo a técnicas estrangeiras. Por isso, hoje me dia, o mercado de trabalho da moda está sempre bastante procurado, especialmente para quem quiser se vestir com elegância desde pequenininho. Neste artigo, veja dicas para quem quer trabalhar no mundo da moda!

No Brasil

No Brasil, as coisas estão ficando cada vez melhores em aspectos de moda. As passarelas estão cada evz mais cheias e os eventos que envolvem vestuário estão crescendo em todo território nacional. Os brasileiros são os primeiros a se interessarem quando o assunto é moda e por isso, existem milhares de estilista de origem verde e e amarela rodando o mundo com as suas ideais práticas. Muitos deles querem enaltecer a cultura tupiniquim, mas muitos outros preferem mesclar outras características internacionais ao jeitinho brasileiro de ser, sem cultivar demais essa cultura samba-funk.

Os Primeiros Passos

Para ingressas no mundo da moda, especialistas sempre gostam de falar a famosa frase: “faça sempre  a distinção entre o percurso da sua vida e o percurso profissional”. Além disso, é preciso alguns ingredientes básicos para se tornar um bom estilista: Estudo, disciplina, paixão e especialmente a pesquisa, já que o mundo da moda é bastante rotativo no que diz respeito aos seus próprios elementos. Para fazer sucesso, basta seguir os primeiros passos com cautela, respeitando as regras essenciais para que o seu ingresso neste universo não seja frustante. O mais importante de tudo isso, é saber se localizar profissionalmente, não esquecendo da sua personalidade individual. Muitos dizem que é uma colada se envolver demais com as modelos, passarelas e as tendências que vão e voltam sem nenhum pudor. É preciso estar ciente da sua própria individualidade para não se perder no caminho.

Os Primeiros Passos

Os Primeiros Passos

Especialização

Este é o segundo passo para ingressar no mundo da moda: Ela está sempre se especializando e você precisa ficar atento as mudanças bruscas e rápidas que as tendências de vestuário possam vir a ter ao longo dos anos. Dessa forma, é bom lembrar que quem gosta de moda não precisa ficar desenhando roupas eternamente, sempre podendo olhar para outras possibilidades que o universo te oferece. Alguns elementos como desenhar, criar, cortar, modelar, vender e divulgar também são trabalhos que podem ser feitos com moda. Se esta for realmente a sua vocação, todos esses ingredientes poderão ser tratados um enorme prazer.

Dicas

Para entra profissionalmente neste marcado tão funcional, é preciso seguir alguns conselhos importantes, dados por veteranos da área ou por quem já viveu algumas experiências de curto prazo. Confira logo abaixo:

  • 1. A moda é feita a partir de várias sub-área. Antes de mergulhar neste incrível mundo, é preciso saber em qual delas você se encaixa melhor. Não há nada mais especifico e direto de se dizer quando alguém abre a boca para falar que quer trabalhar com moda.
  • 2. Seja na área que for, trabalhar dá trabalho. Esta perto das modelos, roupas, tendencias e passarelas não vai fazer você ralar de menos, apesar de todo o glamour que a profissão representa. É preciso estar sempre se renovando e estudando para não deixar que outros profissionais da área passem na sua frente!
  • 3. É muito importante começar a fazer contato e circular pelos eventos da vida. Aprender com os mais especializados pode te ajudar e muito, além das festas que você poderá ser convidado. Renove o seu trabalho e esteja sempre atento ao que está por vir. Saiba a hora de aparecer e também de se esconder.
  • 4. O senso estético sempre vai contar pontos a seu favor quando é preservado pelo profissional da moda. Cuide com carinho da sua imagem pessoal e não se deixe envolver demais pelo benefícios que o mundo da moda poderá te oferecer. Tenha opinião e estilo próprio, já que não se trata de criar a bolsa mais cara do mundo. É preciso se apaixonar pela profissão por completo.
  • 5. Conheça um pouco de tudo. Comece pela história da moda e mergulhe no mundo das informações. Saiba como se iniciaram os negócios e procure conhecer sobre estilos e tecidos. É muito importante estar sempre estudando as origens da moda e como que ela poderá ser vista no futuro. Tenha um pé no presente, um no passado e olhos bem voltados para o que ainda está por vir!
Dicas

Dicas

  • 6. Mostre seu lado superprofissional e não leve a profissão como uma simples brincadeira de fazer carão. Qualquer profissão deverá ser levada a sério, especialmente aquele que você escolheu para ganhar a vida, seja ela com glamour ou não.
  • 7. Se atualizar é muito importante para o mundo da moda, mesmo que algumas vezes, as tendencias do passado voltem a tona. Bancar o desinformado, principalmente se você for calouro, não vai cair nada bem. Veja quem é o estilista do momento, a bolsa mais vendida nos eventos, os leilões, as grifes e tudo o que estiver relacionado com a moda.
  • 8. Procure conhecer mais sobre as empresas e as marcas mais famosas para não fazer feio na hora de conversar com veteranos da área. Tente descobrir como cada um dos donos das marcas conseguiram chegar ao topo e como é que eles vendem os seus produtos em todo o país. É muito importante se espelhar em alguns casos.
  • 9. No mundo da moda todo mundo se conhece e se fala. Por isso, é preciso ter um cuidado redobrado com a sua postura, atitudes e especialmente os comentários. Saiba a hora de iniciar uma conversa e procure extrair o máximo de informações necessárias para o seu próximo  trabalho. Seja sociável, especialmente para quem já se deu bem por estes caminhos.
  • 10. A pessoa que trabalha com moda não tem descanso. Já dizia a famosa Kelly Cutrone: “Se você quer ir embora do trabalho todo o dia as seis, não trabalhe com moda!”

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *