Como Paris se Tornou a Capital da Moda?

Paris, capital da França, conhecida como Cidade Luz é também considerada a Capital da Moda no mundo. Mas, você sabe por que a bela cidade em que está situada a Torre Eiffel se tornou uma referência nesse assunto? A seguir vamos contar um pouco sobre a relevância de Paris para a construção da moda como conhecemos hoje. A partir desse breve histórico ficará fácil entender porque essa cidade merece essa titulação fashionista.

Paris: O Luxo da Monarquia

Tudo o que vem de Paris, independente de sua simplicidade, é tido como amplamente luxuoso e elegante. A capital francesa é um sinônimo de sofisticação agregando valor a tudo o que é originário dela. Essa aura de luxo e magia remonta ao final do século 18 e está ligada especialmente a figura do monarca Luís XVI.

O reino de Luís XVI se estendeu do ano de 1774 a 1792, no período em que assumiu a coroa, a França não tinha relevância na moda. Obstinado a fazer de seu país uma superpotência mercantil diferente de seus pares europeus o rei decidiu investir num mercado muito lucrativo, o do luxo.

Estabelecendo parcerias com designers, artesãos e inventores o monarca fez com que a França criasse um novo significado para a moda e ditasse uma nova maneira de fazer compras. No final do século 17 os clientes passaram a entrar nas lojas para escolher os produtos que desejavam. Antes as compras eram realizadas por meio de pedidos num balcão que escondia um depósito de mercadorias pouco atraente para os olhos.

O Marketing de Luís XVI

Luís XVI entrou para a história como o homem que tornou a França uma potência da moda e muito desse resultado se deve aos seus planos pouco usuais de marketing. Em 1676 o monarca importou belos cines brancos para adicionar mais elegância para o rio Sena de maneira a convidar os parisienses e viajantes a desfilar por lá com seus melhores trajes durante o verão.

Luís XVI

Luís XVI

Andar por Paris era como estar num belíssimo desfile de moda, inclusive a iluminação – algo muito característico da cidade luz – ganhou reforço para deixar tudo ainda mais encantador. Nessa época dizia-se que até a mais comum das parisienses estaria mais bem vestida do que as senhoras mais refinadas de outros países. O objetivo de Luís XVI era tornar a França um sinônimo de opulência e luxo, ele conseguiu muito mais do que isso, o país e sua capital são a referência das tendências fashionistas até os dias de hoje.

O Berço da Alta Costura

Seguindo sua tradição de revolucionar o mundo da moda, Paris, é o berço da criação da alta costura (“haute couture”). O conceito surgiu no meio do século 18 a partir do trabalho do costureiro inglês Charles Frederick Worth que decidiu criar roupas feitas sob medida para seus clientes House of Worth em Paris. Na época soou como uma evolução do “prêt-à-porter” (pronto para vestir), não demorou para que se popularizasse. Ele basicamente criou o conceito de estilista.

Poucos anos depois a alta costura passou a ser procurada nas galerias de Paris por um público variado, mas seleto de todo o mundo. Grifes de luxo como Yves Saint Laurent, Valentino, Chanel entre outras nasceram nesse período. Da mesma forma como acontece com o termo champanhe, a denominação de “haute couture”, somente pode ser usado nos casos em que a marca em questão segue alguns padrões.

O Estilo Elegante dos Parisienses

Os parisienses são a prova de que para ser elegante não é necessário ter um amplo closet recheado de roupas. Algo interessante no jeito de se vestir dos moradores de Paris é a preferência pelo o que é durável e tem estilo atemporal. Peças como vestidos bem cortados, calças de corte reto ou cenoura, acessórios como boinas e gosto por estampas listradas caracterizam o visual sóbrio e imponente dos parisienses. É impressionante como peças do dia a dia de Paris se tornaram um símbolo de bom gosto e de bem vestir.

Invenções Fashion Que Aconteceram em Paris

Outro ponto que reforça Paris como a Capital da Moda é que alguns itens fashionistas foram criados na cidade luz. O básico tubinho preto (vestido curto preto que é básico no guarda-roupa de mulheres de todos os estilos) nasceu nas mãos da estilista Gabrielle Chanel em 1920. Outra peça icônica criada em Paris é o biquíni da forma como conhecemos hoje, na década de 1940 já circulava entre as parisienses.

Outras peças icônicas para a moda que nasceram em Paris são a minissaia, o jeans, a calça skinny e o sobretudo. As peças fashionistas de Paris cruzam fronteiras tornando-se referência de elegância e modernidade de maneira que não tem como negar o título de Capital da Moda para a cidade.

O Papel do Turismo

Turismo em Paris

Turismo em Paris

Paris é um centro de compras fashion e em parte a cidade se consolidou nesse quesito em decorrência do número destacado de turistas que visitam todos os anos a Torre Eiffel. O ponto turístico que foi inaugurado em 1887 atrai uma média de 35 milhões de visitantes todos os anos. Claro que muitas dessas pessoas aproveitam a passagem pela cidade luz para fazer compras. Vale a pena circular, afinal tem muito mais do que apenas lojas de grifes caras para ver e comprar.

Semana de Moda de Paris

A primeira semana de moda do mundo aconteceu em 1943 na cidade de Nova York. A Paris Fashion Week, semana de moda de Paris, somente foi criada em 1973, no entanto, logo se tornou a mais importante do universo fashion. A capital francesa atrai olhares de todo o mundo sendo o centro em que se reúnem os mais importantes designers e artesãos da alta costura.

Paris detém o título de capital da moda por ter uma história marcada por inúmeros acontecimentos relevantes para esse mercado. A cidade mudou a forma como os clientes fazem suas compras de moda e tem grande impacto no tocante a alta costura. As influências francesas são claras na constituição de um visual atemporal e refinado.

Gostou de saber mais sobre como Paris se tornou capital da moda? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *