Carmen Kass é uma modelo da Estônia, ela também é uma ex-candidata politica, e uma jogadora de xadrez ávida.
Biografia
Carmen Kass nasceu no dia 14 do mês de setembro do ano de 1978, na cidade de Tallinn. Ela cresceu e foi criada na aldeia Mao, junto da família de pai e mãe e dois irmãos. Sendo seu pai Viktor Kass, um professor de xadrez, sua mãe é Koidu Põder, e seus irmãos, a mais velha Victoria e o irmão, também mais velho Kutty.
Quando Carmen Kass estava com seus 14 anos de idade, um olheiro em um supermercado a viu e a convidou para um trabalho em Milão. A família relutou um pouco até concordar na ida da filha mais nova até a cidade da moda, porém logo seus pais concordaram e ela foi se aventurar na cidade. Porém essa primeira experiência no mundo da moda foi mal sucedida, e logo ela voltou para a vida com a família.
Aos 18 anos de idade ela decidiu se mudar para Paris, para tentar novamente a carreira de modelo. Em Paris, logo após a sua chegada, já conseguiu aparecer em diversas capas de revista, como na Vogue Americana, Vogue francesa, Vogue Britânica e na Vogue Italiana, além das revistas Elle, a revista francesa Numéro, e a UK Image. Após a primeira aparição, que foi na Vogue francesa de novembro do ano de 1997, logo ela conseguiu todos esses trabalhos. No ano de 2000 ela foi nomeada a Modelo do Ano pela Vogue.
Após o lançamento de sua carreira, feito em especial por Anna Wintour, a editora da revista Vogue, ela conseguiu os mais diversos trabalhos no mundo da moda, e conheceu estilistas como Ralph Lauren, Dolce & Gabbana, Donna Karan, Calvin Klein. Michael Kors e Marc Jacobs.
Posando em anúncios para as marcas desses estilas e outras como Chanel, Gucci, Narciso Rodriguez, General Motors, Valentino, Max Mara, Fendi, Givenchy, Versace, Michael Kors, Kenzo, Just Calli, Trend Les Copains, Tommy Hilfiger, Yves Saint Laurent, Emanuel Ungaro e Dsquared2, todas as marcas mais conceituadas do mercado. Também é modelo e porta voz da Max Factor.
Logo Carmen Kass se tornou porta-voz da Revlon cosméticos, além da Sephora, e Cristian Dior perfume, o J’adore, esse último em sua imagem icônica banhada a ouro. Foi modelo rosto da marca Michael Kors por 10 anos consecutivos, e também modelo do perfume Narciso Rodriguez For Her por 14 anos seguidos. Kars se tornou modelo da Victoria’s Secret no ano de 1999, abrindo e fechando o Victoria’s Secret Fashion Show desse ano, e desfilando novamente nos anos de 2000, 2002, 2003 e novamente em 2008.
No ano de 2002 ela era estimada como a segunda modelo mais bem paga do mundo inteiro. Seu talento é conhecido pela sua caminhada diferenciada na passarela, sendo um marco da sua pessoa.
Estética de Carmen Kass
A modelo possui 1,79 de altura, belíssimos cabelos loiros e olhos verdes, com cerca de 53 kilos. Seus traços são finos, tanto a boca quanto o nariz são delicados. Possui um rosto triangular, que aufere a modelo uma aparência que vai do sexy ao extremamente delicado dependendo da sua produção. A modelo desfila de maneira única, com seus 61 cm de cintura, 87 cm de busto e 87 cm de quadril.
Carmen Kass é considerada uma das modelos que encerrou o período de Heroin Chic, um período da moda em que era comum as modelos terem aparência mórbida, com ossos aparentes e olhos saltados. Ela, junto de outras grandes modelos como Gisele Bundchen, acabou com esse período e trouxe à moda a aparência de mais saúde e sensualidade novamente.
Vida Além Das Passarelas
A modelo frequentou o Instituto Lee Strasberg, uma escola de atuação localizada em Nova York, e em 2004 conseguiu o papel principal em um filme estoniano sobre assassinato e mistério, chamado “Set Point”. A modelo também apareceu no filme “Zoolander”.
Carmen Kass cedeu sua imagem para o Partido Conservador de seu país, e em 2004 foi candidata à eleição da Estônia pelo partido “Res Pública”, quando a Estônia havia acabado de entrar para a união europeia. A modelo recebeu o total de 2315 votos, não conseguindo se eleger para o Parlamento Europeu.
Uma das maiores paixões de Carmen é o xadrez, que ela joga desde sua infância. Se tornando no ano de 2004 presidente da Federação de Xadrez da Estônia, e ficando no cargo por 8 anos consecutivos, até o ano de 2012, depois disso, ela se tornou conselheira. Como presidente da Federação de Xadrez fez campanha para que as Olimpíadas de Xadrez do ano de 2008 ocorressem em Tallinn, porém a cidade de Dresden na Alemanha é que foi escolhida.
A modelo também se incluiu no mundo dos negócios, sendo dona da agência de modelos Baltic Models, além de possuir algumas empresas privadas em seu país.
Na vida pessoal ela se manteve em um relacionamento por 10 anos, de 2004 a 2014 com Eric Lobron, um mestre de xadrez alemão. O sobrinho de Carmen, Sebastian Kass, se tornou também modelo e música. Trabalhando para tantas marcas, a modelo se tornou fluente em inglês e também conhece russo e italiano.
Aos 40 anos ela ainda faz trabalhos como modelo, além de ter se tornado uma empresária.