Não se sabe ao certo a origem dessa prática, muitos dizem que os primeiros a utilizá-la foram os habitantes da Polinésia Francesa, principalmente os Maori, mas há registro de uso de tatuagens já no Antigo Egito.
O termo tatuagem com certeza surgiu na Polinésia, onde era chamada de tatau, o que para o capitão inglês James Cook, acabou virando tattoo. Nesse período, a arte era ligada a rituais sagrados e a guerra.
A partir dos anos 60 e 70 ela passou a ser relacionada com a rebeldia e a criminalidade. Em todos os casos, tatuagem era coisa de homem. Do fim dos anos 90 para cá a tattoo vem ganhando “contornos” mais femininos. As mulheres geralmente fazem tatuagens menores, com desenhos próprios do universo feminino, e em locais não tão expostos.
Os Principais Desenhos São:
Borboletas: representa liberdade e transformação, sendo símbolo de uma nova etapa de vida ou uma lembrança de uma conquista importante. É a tatuagem feminina mais popular e a quarta mais solicitada nos estúdios, perdendo apenas para tribais, estrelas e cruzes.
Flores: um símbolo delicado e feminino, que representa a beleza natural. As mais procuradas são rosas, margaridas, lírios, girassóis e flor de cerejeira.
Estrelas: é popular entre as mulheres porque é um desenho pequeno, fácil de fazer e fica bem em qualquer parte do corpo. Estrategicamente posicionada e bem-feita, pode ser surpreendente sexy.
Fadas: ao mesmo tempo que relembram a infância, remetem a um sentimento de poder e fantasia, além de também poderem ser bem sexy.
Corações: tem forte apelo no universo feminino devido ao simbolismo romântico, o amor e a paixão. É comum a união de corações com as iniciais ou até o nome do amado.
Golfinhos: procuradas pelas mulheres devido aos traços carinhosos e a ligação desses animais com a alegria, a diversão e a inteligência.
Libélulas: apesar de ser um inseto, a silueta da libélula lembra muito a das fadas, por isso a popularidade.
Signo do zodíaco: popular entre a maioria das mulheres, que costumam gostar de astrologia.
Tribal: aplicadas principalmente em braços e tornozelos, no universo feminino evocam mistérios, força e sensualidade.
Célticas ou Celtas: tem um estilo similar ao das tribais. As imagens célticas são baseadas em elementos como nós, espirais ou cruzes. Sempre muito graciosas, elas representam principalmente a força interior de cada um.
Antes de fazer uma tatuagem é preciso levar alguns fatores em consideração, em que parte do corpo será feita é um deles, para algumas funções a arte realmente fica um pouco fora dos padrões, o que pode dificultar na hora de ser contratado.
Se sua pele é muito sensível é melhor evitar uma tatuagem convencional, faça uma de henna, que dura menos e é menos agressiva. A dica vale também para quem não está tão certa do que quer.
Tenha cuidado também com o excesso de cores, quanto mais cores uma tatuagem tiver, mas difícil será retirá-la no futuro caso seja necessário.
Em todos os casos procure estúdios de tatuagem regularizados, com autorização dos órgãos de saúde, e exija sempre agulhas e tintas novas.