Durante muito tempo o piercing foi uma expressão de rebeldia.
Hoje, no entanto é moda e pessoas de todos os sexos e idades adotaram o uso do piercing em diversas partes do corpo.
Moda e estilo
Gisele Bündchen, Angélica, Luciana Gimenez, sua colega de trabalho, o vizinho ao lado na academia, na sala de aula, no salão de beleza, suas amigas…enfim, de uma hora pra outra parece que ter um piercing se tornou a coisa mais normal do mundo, todo mundo tem.
Algumas pessoas exibem o seu piercing com orgulho, em lugares bem visíveis como no rosto ou na barriga, outras pessoas, no entanto colocam piercings em locais que poucas pessoas poderão ver, o que possibilita que aquela professora chata e bem comportada possa ter um piercing muito transado e você nem imagine.
Apesar de ter se popularizado muito nos últimos anos, ainda existe algum preconceito sobre o uso do piercing, o que faz com que muitas pessoas precisem retirar o piercing ao sair em busca de um trabalho, por exemplo, pois ainda existe polemicas sobre seu uso como sinal de sensualidade ou de vulgaridade, rebeldia ou agressão ao próprio corpo. No entanto, a verdade é que o uso do piercing é cada vez mais popular, homens e mulheres de todas as idades usam, compondo um estilo moderno e atual.
O que é e onde pode colocar?
Piercing é uma palavra em inglês que significa perfuração, penetração. Assim qualquer furo que você fizer no seu corpo, mesmo para colocar um brinco é um piercing, isso significa também que, literalmente, a maioria das meninas saem das maternidades com um piercing, já que os primeiros brincos das crianças são geralmente colocados ainda na maternidade.
Na cultura popular, no entanto, conhecemos por piercing os brincos feitos de ouro ou aço cirúrgico, que são colocados em diversas partes do corpo. Muitas pessoas acham bonito, tem vontade de colocar, mas se sentem inseguras por falta de informações, afinal quais partes do corpo podem receber um piercing, é perigoso para a saúde, dói, vai inflamar????
Atualmente as mulheres colocam o piercing em diversos lugares do corpo, mas os mais comuns são no umbigo, orelhas, nariz, sobrancelha, boca, na língua e nos mamilos. Algumas pessoas, mais radicais, colocam piercings nas regiões genitais.
A perfuração e os cuidados necessários
Antes de colocar o piercing você deve refletir se é realmente seu estilo, no entanto se depois de algum tempo você não gostar ou cansar, não se preocupe, é só retirar o brinco e no período médio de 2 meses o buraco deverá fechar novamente e normalmente não ficará nenhum sinal.
Para a colocação do piercing você deve procurar um estúdio ou uma clinica de tatuagens especializada. Faça uma visita, converse com o profissional e verifique as condições de higiene, tire todas as suas duvidas certificando-se que ele tem experiência e é responsável. A perfuração normalmente é bastante rápida e o cliente não deve sentir dor, a não ser nos mamilos e regiões genitais que são mais delicadas.
O profissional deverá limpar e esterilizar a pele, marcar com uma caneta especial o local e fazer o furo. Depois ele deverá lhe explicar os cuidados necessários com a higiene e o tempo médio de cicatrização, que geralmente é de cerca de dois meses. Com a perfeita higienização e os cuidados necessários o piercing não deve inflamar.