O mercado de cosméticos masculinos começou inicialmente de forma tímida, no entanto sabe-se que hoje é um mercado em franca expansão, e que o fenômeno que foi tão discutida na mídia no início desta década como a tendência metrossexual, a qual afirma que os homens estão preocupados com sua aparência e que também estão dispostos a investir tempo e dinheiro nela se revela verdadeiro.
Mercado de Cosméticos Masculinos no Mundo
Até algum tempo homens só usavam desodorante, perfumes masculinos fortes, creme de barbear e loção após a barba, e mesmo que quisessem algum outro produto ou cosmético tinham que apelar para o de suas mulheres, pois não existia no mercado nada desenvolvido para eles. No entanto aos poucos esses conceitos foram ficando ultrapassados e os homens passaram a assumir sua vaidade e seu cuidado com a própria aparência como uma coisa natural, e a indústria de cosméticos no mundo passou a investir nesse segmento tendo um retorno muito bom. Os números surpreendem, hoje sabemos que 1 entre cada 5 homens europeus pinta os cabelos brancos, 56% usam cosméticos masculinos e outros 82% afirmam que não tem vergonha de comprar quaisquer produtos.
Preocupação ao Extremo
Já a realidade dos sul-coreanos ainda é mais surpreendente, eles usam muito mais do que protetor solar e cremes anti-idade, muitos homens usam maquiagem nos olhos, e não é somente uma tendência dos adolescentes e jovens. A maquiagem nos olhos é usada por homens de todas as idades, assim como hidratantes com filtro solar. Os cosméticos masculinos com certeza conquistaram seu espaço no exterior, e até aqui entre os machões com sangue latino a tendência chegou e se instalou.
Comportamento Masculino
A Natura foi uma das primeiras empresas brasileiras a acreditar no potencial masculino, e criou a primeira linha para homens em 88. Desde então essa linha só tem crescido, além dos tradicionais desodorantes, xampus e cremes e loções de barba, ela tem cremes anti-rugas, hidratantes para o rosto e para o corpo e cremes para tratar acnes, além das linhas de perfumes masculinos, que fazem muito sucesso. As pesquisas demonstram que os homens estão muito mais receptivos e aceitam com facilidade a idéia de usarem cosméticos, estando dispostos a investir na própria aparência e assumindo esse cuidado ou vaidade com muita naturalidade. Um detalhe bastante interessante sobre o comportamento masculino com relação aos cosméticos revelado nas pesquisas, especialmente para os fabricantes, demonstra que os homens são muito mais fiéis que as mulheres as marcas dos produtos, e na maioria das vezes preferem não fazer experiências. Essas pesquisas também demonstram que não é só ao uso de cosméticos que os homens estão adentrando, mas também estão aderindo a tratamentos oferecidos pela medicina estética e até mesmo a cirurgias plásticas para reparar pequenas imperfeições.
Enfim já está comprovado que os homens modernos estão abertos e atentos as novidades, encarando a vaidade de forma positiva e sem preconceitos.