Cosméticos Mais Seguros

Cosméticos

Todos os dias milhares de mulheres utilizam vários cremes e outros cosméticos para ficar ainda mais bonitas. No entanto, o que muitas dessas mulheres não sabem é que muitos desses produtos podem prejudicar mais do que auxiliar na manutenção da beleza e saúde. E não são só as mulheres: por dia, os brasileiros em geral usam em média dez produtos incluindo pasta de dentes, desodorantes, perfumes e maquiagens. No entanto esses produtos contem várias substancias ativas que muitas vezes podem provocar alguma reação adversa na pessoa, mas que não são notadas pela maioria dos usuários.

Cosméticos Mais Seguros

Nos Estados Unidos algumas pessoas se organizaram e passaram a lutar por produtos que possuíssem mais componentes orgânicos e abolissem substancias que fizessem mal à saúde. Esse movimento chega ao Brasil e as pessoas estão prestando cada vez mais atenção à formula dos produtos que vai utilizar, tanto em casa quanto em salões de beleza. O formol é um exemplo de produto que foi bastante reduzido, senão abolido de muitas fórmulas para tratamento de cabelos. Até um livro foi lançado por duas consumidoras que descobriram, após vários anos, que grande parte dos cosméticos que usavam levava substancias tóxicas em sua formulação. O livro se chama “No more dirty looks” (em uma tradução livre, “Visual Poluído Nunca Mais”). As autoras Siobhan O’Connor e Alexandra Spunt tomaram a decisão de pesquisar sobre os produtos depois de descobrir que a escova progressiva possuía formol.

Fabrica

Substancias Tóxicas

Alguns produtos foram identificados como sendo potencialmente perigosos e começaram a ser banidos ou diminuídos drasticamente na composição dos produtos. O parabeno, por exemplo, é um conservante que compõe vários xampus e outros cremes. No entanto, essa substancia está sendo associada com o câncer de mama, e até que estudos conclusivos o retirem da lista de suspeitos, muitas empresas estão banindo o parabeno de seus produtos.

O formaldeído (formol) está presente em esmaltes e tratamentos capilares como a escova progressiva. Essa substancia pode causar irritação nos olhos, na garganta e nariz e até problemas no sistema nervoso central. Outra substancia presente em esmaltes e que pode provocar dores de cabeça, enjôo e está até associado ao câncer, é o tolueno. Os ftalatos são usados na confecção de embalagens e estão associados a disfunções hormonais, assim como as fragrâncias sintéticas. O 1,4 Dioxano compõe embalagens e é um subproduto resultante da fabricação de emulsionantes e tensoativos e está associado ao câncer.

Cosméticos Mais Seguros

Como comprar com segurança

Ao comprar um produto é preciso verificar se ele possui registro na ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Sempre que possível, prefira produtos com selos comprovando a procedência orgânica do produto. Não usar produtos vencidos e respeitar as orientações do fabricante quanto a correta utilização também é importante, assim como é necessário realizar o teste de tolerância sempre que for solicitado na embalagem, como no caso das tintas para cabelo.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *