Sutiã de Bojo

Atualmente a indústria de roupas íntimas femininas conta com uma grande variedade de itens para escolha das consumidoras. Contudo, você já parou para pensar em como essa peça foi criada? Se ainda não vai gostar de continuar a leitura, vamos enveredar pela história da criação do sutiã e ainda listaremos dicas para escolher o modelo mais adequado para cada tipo de corpo, afinal conforto é fundamental.

A História da Criação do Sutiã

O sutiã – em versões bem rústicas – já existia desde a Antiguidade, as mulheres utilizavam faixas presas ao corpo para dar sustentação aos seios de maneira que pudessem praticar esportes sem dificuldade. Conforme a indústria foi se desenvolvendo as peças íntimas femininas foram evoluindo, no final da Idade Média os espartilhos se tornaram comuns entre as aristocratas.

Embora o espartilho oferecer sustentação e realce para o busto era extremamente desconfortável causando inclusive episódios de asfixia. Alguns estilistas começaram a desenvolver alternativas para quem podia pagar. A primeira mudança significativa que aproximou o espartilho mais do que conhecemos como sutiã foi feita por Herminie Cadolle que dividiu a peça em duas partes. No ano de 1889 ela patenteou a sua invenção.

O Sutiã Como Conhecemos

Contudo, a invenção do sutiã como conhecemos atualmente é atribuída a Mary Polly Jacob, uma socialite nova-iorquina no ano de 1914. Jacob precisava de uma peça de sustentação para os seios mais discreta para usar com um vestido leve e com a ajuda de sua empregada criou o sistema com fitas sendo usadas como alças.

A ideia foi patenteada, mas Mary teve dificuldades de vender sua invenção para a indústria e então acabou negociando com a Warner Bros por cerca de US$ 1500 dólares. A empresa faturou mais de US$ 15 milhões. Com uma produção em larga escala o sutiã se tornou popular, especialmente pelo fato de que as mulheres precisavam de mais conforto para trabalhar fora.

O Bojo

Na década de 1920 a estilista Coco Chanel difundiu um sutiã que achatava os seios, contudo, na década seguinte as mulheres passaram a ansiar por uma peça que desse destaque e volume para o busto. É nesse momento da história do sutiã que surgiu o bojo, enchimentos e estruturas metálicas de sustentação.

Década de 1960

O desenvolvimento do náilon pela empresa norte-americana Dupont contribuiu para dar mais elasticidade para essa peça na década de 1950. O material tornou possível criar peças que deixavam o busto mais bonito. Porém, na década seguinte, os revolucionários anos 1960, o sutiã passou a ser um símbolo do movimento feminista quando mulheres queimaram a peça em protesto contra um concurso de miss.

Desenvolvimento Industrial

Hoje em dia a indústria de peças íntimas evoluiu consideravelmente de maneira que oferece uma grande profusão de tipos de sutiãs para que as consumidoras possam escolher aqueles que combinam mais com seu tipo de corpo e desejos. Há mais materiais que podem ser usados como base para a produção desses itens assim como novos recursos.

Principais Tipos de Sutiã

Confira a seguir quais são os principais tipos de sutiã existentes no mercado e quais são as diferenças entre eles.

– Sutiã Meia Taça

Sutiã Meia Taça

Sutiã Meia Taça

Modelo de sutiã que oferece sustentação para os seios e cobre cerca de ¾ do busto. Pode ou não ter bojo.

– Sutiã Push-up

Sutiã Push-up

Sutiã Push-up

Como junta os seios esse sutiã passa a impressão de que o busto é mais farto, possui reforço de bojo. Para seios pequenos e médios o bojo tem forma de bolha enquanto que para seios fartos o bojo tem formato de banana. Indicado para usar com blusas e vestidos que possuem decote em V. Ajuda a disfarçar a flacidez.

– Sutiã Triangular

Sutiã Triangular

Sutiã Triangular

Sutiã mais confortável que não oferece nenhum efeito para o busto porque mantém o visual natural sem juntar os seios ou levantar.

– Sutiã Cobertura Total

Sutiã Cobertura Total

Sutiã Cobertura Total

Peça com 100% de cobertura com taça alta, sem decotes e com as laterais grossas oferecendo mais sustentação.

– Sutiã Balconet

Sutiã Balconet

Sutiã Balconet

Uma peça que oferece sustentação para os seios e que ajuda a levantar o busto com cobertura quase total. Uma excelente alternativa de sutiã para quem tem busto farto e para uso com decote quadrado.

– Sutiã Tomara que Caia

Sutiã Tomara que Caia

Sutiã Tomara que Caia

Peça sem alças que é ideal para usar com vestidos e blusas que também não tenham alças. No momento da escolha é importante atentar para se a peça vai parada, nada mais incômodo do que um sutiã tomara que caia que fica se movendo.

– Sutiã Strappy

Sutiã Strappy

Sutiã Strappy

Um sutiã que possui tiras que criam desenhos no decote do sutiã, ideal para usar com blusas e vestidos decotados ou com transparência na área do colo.

– Top

O modelo mais democrático e mais confortável, pois não tem arames ou decotes, pode ou não ter bojo (inclusive em muitos o bojo é removível). Funciona bem para todos os tamanhos de busto.

Dicas de Como Escolher o Sutiã Ideal

A escolha do sutiã perfeito deve levar em consideração o volume, formato dos seios e o efeito desejado com a peça. Também é recomendado fazer uma medição do tórax com a fita métrica em torno do corpo na altura do colo. Em seguida se deve medir a circunferência logo acima do diafragma e por fim os seios, essa medição deve ser feita na altura dos mamilos com as costas devidamente retas.

É importante tirar essas medidas para que se saiba o tamanho correto da taça do sutiã e também para evitar peças muito apertadas ou com incômodas sobras de tecido nas laterais. Tendo o conhecimento dessas medidas fica mais fácil descobrir qual é o tamanho do sutiã perfeito para o seu tipo de corpo. O sutiã perfeito é aquele que oferece sustentação sem apertar ou murchar os seios.

Atenção Para Laterais e Tiras

Para quem tem seios pequenos ou médios a dica é apostar em peças com alças e laterais finas. Já para quem tem busto farto a recomendação é apostar em sutiãs com alças e laterais grossas. Basta considerar que quanto mais volume precisa ser sustentado mais reforçado deve ser o sutiã.

Acessórios Para Sutiãs

O bojo é um dos principais acessórios para sutiãs e podem ser usados de forma mais prática em peças com compartimento. Inclusive funciona bem para quem tem seios irregulares que pode deixar o busto mais simétrico por meio do uso de bojos que se equilibrem. O alongador de fecho é outro acessório que funciona bem para sutiãs não estruturados que estejam muito apertados nas costas. Também é possível usar o extensor para decotes nas costas uma vez que ele permite prender as alças do sutiã na calcinha.

Gostou de saber mais sobre sutiãs? Deixe seus comentários!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *