Looks Com Chapéu: Dicas Para Proteger A Pele Com Muito Estilo

É fato comprovado cientificamente que o chapéu protege sim a pele contra os males do Sol,  mas esse aliado da pele bonita pode ter outra função bem interessante: deixar um visual estiloso. O Brasil é o país do Sol, portanto, nada mais natural do que um acessório como esse para vestir no dia a dia, seja qual for a ocasião desde que se saiba qual modelo vestir. São muitas as cores, estampas e texturas. Mas, obviamente, existem aqueles modelos os quais fazem mais sucesso entre quem é ligado no mundo da moda.

Talvez o mais queridinho entre os tipos de chapéus são os estilo Panamá, o qual é tradicionalmente fabricado no Equador e possui uma coloração mais clara. Outro modelo considerado um clássico são os chapéus Cloche, o qual foi idealizado pela francesa Caroline Reboux, sendo que a fama desse chapéu se deve, principalmente, ao seu formato de sino. Outro modelo tradicional no mundo da moda é o chapéu Fedora, inicialmente fabricado com feltro, esse modelo possui o tamanho similar ao chapéu Panamá. Ainda há os chapéus boater e bowler. Esses nomes todos podem nos parecer estranhos a principio, mas com certeza você já deve ter visto ao menos um desses modelos de chapéus.

Na Moda Chapéu

Na Moda Chapéu

Alguns modelos protegem mais e outros menos do Sol, sendo que isso varia em função da extensão da aba de cada chapéu. Ou seja, está ai um motivo para você ter vários modelos de chapéus e, conforme for a luminosidade de cada dia e também do seu humor, você pode sair de casa super estilosa com um ou outro chapéu.

Esse acessório pode acompanhar um visual praiano, seja vestido ou shorts e regata, ou um visual mais urbano, seja jeans e camiseta ou peças de alfaiataria, ou ainda produções mais sofisticadas para eventos mais formais ou baladas. Ou seja, para se usar um chapéu deve se ter uma boa noção de como é o estilo de roupas aceito por tal ambiente ou evento. Evite vestir um chapéu, como por exemplo, no local em que você trabalha. Já os parques, as praias e os shoppings são todos ambientes adequados ao uso desse belo acessório.

Outra vantagem dos chapéus é que mesmo com tantos modelos, estampas, cores e texturas sendo produzidos em larga escala, você pode sim torná-los exclusivos. Basta colocar um lenço, um broche ou ainda fazer aplicações de tachas e desenhos, como aquelas customizações que fazemos em camisetas. Confira logo abaixo dicas sobre como vestir chapéus e acabe de vez com qualquer dúvida desse estiloso acessório:

  • • Um chapéu pode, sim, ser vestido mesmo que você tenha um penteado feito nos cabelos. É um engano acreditar que o chapéu pode ser vestido exclusivamente com os cabelos soltos. É claro que um penteado mais elaborado como um coque, por exemplo, não combina com um chapéu. A dica é fazer um penteado que não atrapalhe a acomodação do chapéu na cabeça, ou seja, os penteados baixos são os mais indicados, como por exemplo uma trança, um rabo de cavalo na altura da nuca ou o cabelo todo puxado para um só lado. Quanto mais simples for o penteado, menos bagunçado ficará seu cabelo ao tirar ou colocar o chapéu.
  • • Esse é um acessório democrático, em outras palavras, não importa qual seja a sua idade ou a sua altura ou, ainda, o seu peso. O que vale é você se sentir bem ao estar vestindo esse acessório. Pelo fato do chapéu ter sobrevivido aos modismos de muitas décadas, esse acessório quando aparece no guarda roupas de uma mulher, reflete a personalidade que ela tem. A dica para que o chapéu não fique deslocado da personalidade dessa mulher é que ele seja de um modelo proporcional ao tamanho do  rosto, assim você conseguirá uma aparência harmônica. Desse modo, um chapéu muito apertado vai valorizar ainda mais o volume da cabeça de uma pessoa e o chapéu largo irá fazer com que a cabeça fique ainda menor do que ela aparenta ser.
  • • Fique atenta ao código de vestuário do local e do evento para o qual você irá. Se você faz a linha mais discreta, experimente vestir um chapéu em uma ocasião formal, como um casamento à luz do dia. Uma dica básica é que os chapéus de abas largas deixam o visual mais elegante. Já os chapéus de abas mais curtas são mais informais e, sendo assim, são mais indicados para eventos descontraídos, como um aniversário, uma caminhada no parque ou um encontro num barzinho à noite com os amigos.
  • • Outra dica para quem tem vontade de usar chapéu, mas nunca tomou a iniciativa é aderir aos chapéus de palha em cores claras, como por exemplo os tons crus, na cor da pele, o bege, o marrom, o preto ou, ainda, o clássico azul marinho, podem ser combinados com figurinos estampados e de texturas variadas, sem medo de errar. Se você já é adepta dos chapéus em tonalidades neutras, vale aproveitar a chegada do verão para apostar em chapéus coloridos e, assim, trazer o frescor e a alegria dessa estação para o seu visual. O verde, o alaranjado e o rosa são cores que combinam facilmente com a maioria dos tons de pele, mas é claro que vale a cor que você mais gostar em você mesma.
  • • Tenha em mente que todo e qualquer visual, com ou sem acessórios, precisa de equilíbrio no todo. Um visual típico do verão para trabalhar é vestir calça jeans, uma camiseta, com ou sem estampa, e um chapéu de cor neutra. Para passear, um vestido leve e colorido com um chapéu em uma das cores da estampa do vestido que for usar. E para dar uma volta na beira da praia, vale uma regatinha canelada com um shorts jeans e um chapéu do estilo que você preferir. Essas são sugestões simples e básicas. Tenha essas informações como referencial e incorpore ao seu próprio estilo o fresco e charmoso chapéu!
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *