Lápis-Lazúli, A Pedra dos Faraós

A Pedra-lazúli

Lápis-Lazúli, A Pedra dos Faraós

Lápis-Lazúli, A Pedra dos Faraós

A pedra-lazúli é também chamada de lápis em algumas regiões do mundo, e se trata de uma rocha metamórfica de colocação azul escuro, utilizada como rocha ornamental ou como gema em vários tipos de jóias.

Os primeiros registros da utilização desta pedra datam de mais de 7 mil anos antes de Cristo, e se encontram onde hoje é o Paquistão. A associação desta pedra com a arte egípcia reside no fato de que várias descobertas arqueológicas relacionadas aos egípcios acabaram por revelar jóias e objetos confeccionados ou decorados com esta pedra.

A pedra-lazúli é considerada uma rocha pois tem elementos de vários minérios. Na composição da rocha a lazurita é o principal componente, seguido pela calcita (de cor branca), da sodalita (que lhe confere uma coloração mai azul) e a pirita (de cor amarela dourada). Existem outros componentes que aparecem na rocha em menor quantidade, como a noselita, norneblenda e mica.

Onde é encontrada

Rochas

Rochas

As melhores rochas do gênero são encontradas no Afeganistão, na região de Badakshan. Pesquisadores suspeitam que um povoado chamado Shortugai e localizado no Vale do Indo que fica no rio Amu Dária no Afeganistão seja a primeira jazida de pedra-lazúli do mundo.

A rocha pode ser encontrada também no Chile, próximo à região de Ovalle. No entanto, as pedras chilenas costumam ser mais pálidas do que suas irmãs afegãs. Além dessas duas fontes principais, a Rússia (próximo ao Lago Baikal), a Sibéria, Mianmar, Estados Unidos (especificamente nos estados do Colorado e Califórnia), Angola, índia e Canadá também possuem jazidas de menor importância.

Utilização da pedra

Método

Método

O lápis-lazúli é usado geralmente na confecção de jóias, ornamentos, mosaicos, caixas e vasos, além de outras obras de arte. Até a arquitetura se beneficiou da rocha, usando-a em suas colunas e paredes, principalmente nas Igrejas.

Artistas japoneses utilizam a rocha moída e processada, para originar um pigmento da têmpera , que é um método utilizado pelos japoneses para realizar pinturas. Em menor quantidade é usada como pigmento para tinta à óleo.

Essas tintas são feitas a partir do pó do lápis-lazúli, que depois de processado origina um pigmento chamado ultramarine. Este pigmento começou a ser cada vez menos utilizado durante a Renascença, quando pigmentos sintéticos e a pintura a óleo começaram a abundar no mercado. Os egípcios gostavam dessa pedra e a utilizavam em amuletos e outros ornamentos, principalmente em suas câmeras mortuárias.

Até como cosmético a rocha foi utilizada: quando pulverizada, servia como uma espécie de sombra para os olhos. Hoje em dia, a pedra continua sendo utilizada como adorno, mas perdeu muito de seu charme devido à concorrentes como o diamante, rubi e esmeralda. No entanto, o lápis-lazúli é atualmente a pedra oficial da formatura de psicólogos.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostei e achei lindo vou pedir para minha mae comprar um para mim.Quanto custa?kkkkkkkkkkkkkk

    joane 10 de Maio de 2011 16:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *