Para moldarmos bem o cabelo e determinar um estilo próprio a técnica mais conhecida é utilização do gel.
Quanto mais gel, mais ele fixa-se no cabelo. Algumas marcas de gel colorem o cabelo com umas cores irreverentes e temporárias.
Componentes do Gel de Cabelo
O gel é composto por água, sim, esta é a maior base de sua massa, também contem polímetro solúvel, umectante e plastificante.
Esses polímetros possuem grupos positivamente carregados, fazendo com que ele se alongue, fique mais viscoso e resista ao fluxo de solventes ao redor. A função da carga positiva é ligar o gel aos negativamente carregados aminoácidos abundantes na superfície da queratina dos fios de cabelo.
O Gel é Prejudicial ao Cabelo?
O gel em si não danifica o cabelo, isso é mito, o que pode acontecer é que o couro cabelo varia de pessoa para pessoa, e, em algumas delas pode dar alguma reação.
Cabelos oleosos, por exemplo, são os mais indicados a utilizarem gel. Já os cabelos mais secos devem optar pela pomada fixadora.
O que se deve tomar cuidado é com tipos de géis que contêm álcool, isso sim prejudica o cabelo, por isso escolha bem o produto antes de utilizá-lo.
Dicas
Para pessoas que tem o costume de usar e abusar do gel no dia-a-dia, escolha produtos sem álcool, com bloqueador dos raios de sol e que tenham queratina, ajudando assim, a tratar seu cabelo e proteger de raios solares.
Agora se você usa esporadicamente o gel de cabelo para dar um visual radical, não tem problema, use e abuse de sua criatividade ao fazer o penteado, mas não esquece que mesmo assim o gel tem que ter na fórmula o filtro solar ao menos.
Gel x Queda de Cabelo
É comum pessoas falarem que pararam com o uso do gel capilar, pois notaram que estavam tendo problemas com quedas de cabelo.
Não existem estudos que comprovem se realmente o gel tem relação ou não com a queda de cabelos. O que pode acontecer é de tanto deixar os cabelos molhados de gel, acabe causando fungos no couro cabeludo atraídos pela umidade.
Por isso vale ressaltar a importância de analisar bem os componentes do gel antes de comprá-lo, ver se não tem alergia a algum produto que é misturado no gel, e claro, escolha o gel de acordo com seu tipo de cabelo (seco, oleoso, entre outros).
Uma novidade que está em alta (principalmente nos adolescentes) é o gel que fica azul (ou verde) na presença de luz negra. Mesmo após secar o efeito continua o mesmo. Esse tipo de gel é muito usado por jovens que gostam de fazer penteados irreverentes para irem a boates, raves, festas em geral, mas lembre-se só onde tenha luz negra.
O recomendado é não utilizar esse tipo de gel por um período prolongado, para usar diariamente procure um com menos química e mais água.
Por Luiziane Acunha