Fotos de Moda Chapéu

Os chapéus nunca saem de moda. Há quem diga que eles são a própria moda. Isso porque é uma peça utilizada há muitos e muitos anos na história da humanidade. Geralmente ele era utilizado na tentativa de cobrir o rosto do sol ou então proteger a cabeça do frio, mas até mesmo para quem não se expunha muito ao sol ou ao frio, como pessoas da alta sociedade, utilizavam o chapéu como peça de moda, como um toque de elegância no look.

Para o caso das mulheres, muitas delas faziam questão desse acessório, combinando sempre com o vestido e o sapato. Cada um apresentava um tipo diferente de detalhe em sua aba ou no pescoço do chapéu, como fitas, laços e flores, por exemplo.

Atualmente o seu uso está mais relacionado a um estilo de mais ousadia e personalidade. Isso porque ao longo dos anos o chapéu em si passou a ser utilizado mais em lugares abertos de extrema exposição ao sol, como na praia, por exemplo. Hoje em dia é bastante normal encontrar mulheres com chapéus caminhando pela praia ou tomando sol. Chapéus de vários tamanhos, materiais e cores, mas quase todas as mulheres cuidadosas com a pele principalmente do rosto, procuram usar o chapéu. Já nos ambientes mais fechados ou noturnos, por exemplo, é muito raro encontrar pessoas de chapéu e, ao encontrarmos, geralmente relacionamos aquela figura a uma definição de “estilo”. Além disso, podemos observar que muitas famosas ou pessoas da realeza fazem o uso do chapéu sempre que é conveniente e possível.

A grande questão é saber quando o chapéu pode ser utilizado. Principalmente nos locais fechados ele teoricamente não deve ser utilizado, de acordo com os parâmetros da moda, como em salas de cinema ou teatro e shows, locais em que o trabalho não obrigue o uso de chapéu, locais religiosos, pois ele pode ser visto como insultante ou desrespeitoso. Além disso, salas de jantares e mesas de refeições não são situações ou locais adequados para o uso de chapéu.

Geralmente o uso está liberado em locais abertos, como casamentos ao ar livre, chás, almoços e outros eventos durante o dia que apresentem pelo menos uma parte do ambiente aberta. Shows e festivais ao longo do dia, bem como passeios ao ar livre também são favoráveis para o uso de chapéus. O uso no campo e na praia, como já citado anteriormente é inclusive recomendado devido à exposição ao sol.

Com relação aos tipos de chapéus, cada um vai de encontro a algum tipo de ocasião. O que mais comumente é visto entre os brasileiros e também o que mais combina com o nosso estilo de vida é o chapéu do tipo panamenho. Esse modelo pode ser usado na praia, mas também incrementa qualquer look. No entanto, algumas consultoras de moda referem que esse modelo combina mais com pessoas que apresentem um estilo mais voltado para o esporte ou que buscam demonstrar uma linha de estilo mais causal, uma vez que esse modelo complementa bem um look com tênis, por exemplo.

Outro modelo bastante comum é o chapéu do tipo coco. A parte de cima é mais arredondada, por isso o nome coco, e remete a um estilo mais despojado do que os demais. É adequado para passeios e o ideal é usar esse modelo de chapéu com roupas estampadas ou então mais neutras, como preto e nude, por exemplo. Isso porque ele chama um pouco mais a atenção por ser diferente, equilibrando então o look com peças desse modelo.

O modelo Fedora é bastante parecido com o panamá. Antigamente ele era mais utilizado pelos homens, mas hoje pode ser adicionado a diversos tipos de looks femininos. Esse modelo é para quem busca algo com maior sofisticação, sendo ideal, portanto, para ser utilizado com saias longas e com calças, acompanhado de saltos marcantes. Se a opção for de um vestido, também se adequa, o que configura um modelo de bastante flexibilidade para o seu uso.

Já o chapéu do tipo Clochê dá um toque romântico ao visual e suas abas caídas dão um ar mais juvenil a quem está olhando. Como ele promove uma jovialidade ao look, pode ser utilizado com casaco de couro ou roupas mais sensuais caso não seja o desejo de parecer mais jovem. Se esse for o propósito, um vestidinho rodado com laços e cores promovem um aspecto mais delicado. Outro modelo romântico é o floppy, que foi bastante utilizado no auge do movimento hippie. Geralmente é usado em dias quentes, com rasteirinhas ou chinelinhos, embora ele também possa ser usado em dias frios, com casacos pesados para acompanhar o look.

É importante lembrar sempre antes de utilizar um chapéu a questão do formato do rosto. Nem todo formato se enquadra de maneira bacana com qualquer modelo de chapéu, embora todos sejam livres para utilizar os modelos que se sentem individualmente confortáveis. Pessoas com rostos ovais, por exemplo combinam mais com abas medianas, e, portanto, devem evitar chapéus do tipo floppy ou do tipo coco, porque esses modelos podem apresentar abas muito grandes ou muito pequenas, respectivamente. O modelo cloche deve ser evitado por pessoas que tenham como tipo de rosto o redondo, isso porque as abas devem ser proporcionais ao tamanho da parte de cima do chapéu, que também pode ser chamada de copa.

O rosto triangular apresenta um queixo mais estreito que o restante do rosto, o que se adequa e se equilibra com chapéus do tipo coco, por exemplo, uma vez que ele tem sua copa no formato redondo e suas abas são arredondadas também. Já o rosto quadrado é ideal para utilizar o modelo floppy, porque tem abas mais largas e copas do tipo redonda, equilibrando o queixo e a testa das pessoas com esse formato de rosto.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • vcs podiam por a onde comprar esses chapei lindos

    monique 29 de dezembro de 2009 14:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *