Em época de férias, feriados, finais de semana curtinhos ou com direito a feriado na sexta ou no sábado pedem uma boa viagem para relaxar a cabeça do cansaço e estresse do trabalho, faculdade, das rotinas do cotidiano e do dia-a-dia. Ir para uma praia paradisíaca, uma cidade turística ou apenas para o campo, uma serra ou o sertão brabo, mas viajar é a escolha de 11 a cada 10 pessoas as quais querem espairecer a mente.
A Escolha do Local
Uma das primeiras dificuldades ou dúvidas que passam pela nossa cabeça é a escolha do local de destino. Querendo ou não, é importante que você avalie muita coisa como, por exemplo, o tipo de cidade que você vai (se é serra ou praia), para poder decidir quais roupas levar e até mesmo quais produtos levar.
Depois de decidir a cidade de destino, você deve decidir também a data que irá viajar. As cidades, sejam elas serranas ou litorâneas, mudam de clima e isso também influencia bastante na bagagem que você deve montar.
Depois de escolhidos a cidade e a data de viagem, só lhe resta esperar a data chegar e se preparar para descansar o máximo possível, mas curtindo a viagem. E para curtir uma boa viagem é necessário que você leve a bagagem certa.
A Viagem e A Bagagem
Algumas pessoas, quando escutam a palavra “viagem” ou algum derivado acabam tendo um pouco de dor de cabeça. Isso porque essas pessoas sabem que terão um problema logo à frente chamado: arrumar as malas. Não que viajar seja ruim mas algumas pessoas não sabem arrumar as malas para fazer tal prazer.
Algumas pessoas, ao saberem que vão viajar, pensam que devem levar a casa inteira na mala e acabam levando pencas e pencas de mala, com coisas que, muitas vezes, nem são usadas e até mesmo desnecessárias. Algumas pessoas chegam, até mesmo, a pagar por excesso de bagagem. Mas a culpa não é delas: elas apenas precisam de algumas dicas, dicas que iremos dar logo a seguir.
Bagagem Grande Ou Pequena?
Certas pessoas, principalmente as mulheres, ficam na dúvida se devem ser básicas ou se devem realmente levar “o necessário”. Às vezes é importante levar um remédio (caso aconteça algo), mas não é necessário que você leve 5 malas só para você para passar apenas um final de semana.
Entre levar tudo ou o necessário, o que você prefere? Lembre-se que, caso haja algum imprevisto e na hora de embarque e desembarque, é você quem vai carregar as suas malas (a não ser que você tenha um empregado para cuidar disso). Por isso, a maioria das pessoas, mesmo que acabem levando uma grande bagagem, tem interesse de levar uma bagagem pequena.
Dicas Para Ter Uma Bagagem Pequena
Algumas pessoas até tem a intenção de levar uma bagagem pequena, mas porque não sabem escolher corretamente, por não saberem organizar o espaço ou por algum outro motivo acabam levando uma bagagem maior. Mas não é necessário se preocupar. Acompanhe as nossas dicas e arrume uma mala pequena e que tenha tudo para a sua viagem.
-
Listinha
Uma dica muito importante para você não levar nada em demasiado é você fazer uma lista de tudo o que você precisa levar para a viagem. Vale ressaltar: que você precisa levar. Faça uma lista em cima dos dias que você vai passar fora de casa e de uma prévia programação. Coloque nessa lista realmente tudo: roupas, roupas íntimas, roupas de banho (inclusive a quantidade), objetos pessoais (celular, notebook, carregador, pen drive…), itens de higiene (escova/pente, escova e creme de dente, sabonete…), sandálias, acessórios…
Essa lista é importante para que você saiba o que vai levar e até mesmo para evitar de esquecer algo. Além do mais, se você levar a listinha para a viagem, ela lhe será útil na hora do retorno, para você conferir se está tudo na mala de volta.
-
Leve Apenas O Necessário
Para evitar excesso de bagagens, leve apenas o que você, de fato, vai precisar. Leve uma quantidade de roupas aceitável, nada muito exagerado. Nada de levar toda a sua coleção de esmalte ou variados tipos de calçados. Leve o necessário para você curtir a sua viagem despreocupada e confortável.
Se você quer levar um remédio ou uma farmacinha, prepare um estojinho com todo esse material, leve alguns poucos comprimidos. Nada de levar as caixas dos remédios, isso ocupa muito espaço e estamos fugindo de excesso de bagagem.
-
Potinhos Para Quê Te Quero
Quando vamos ajeitar as coisas de higiene pessoal, temos um susto enorme! Os potes de shampoo e condicionador são grandes e acabam, além de ocupar espaço demasiado, dando um peso maior à mala. Para que isso seja evitado, procure, ao invés de levar os potes originais, levar em miniatura, com conteúdo suficiente para ser usado na viagem. Isso também serve para protetor solar, hidratante, creme pra pentear, perfume…
Você pode comprar no centro da sua cidade uns potes de plástico e transpor o conteúdo do vasilhame original para esse novo vasilhame. Dessa forma, você pode colocar todos os potes pequenos em uma nécessaire, o que vai abrir espaço na sua mala e tirar o peso da bagagem.
-
Organizando As Roupas
Uma dica que ajuda a economizar espaço na sua mala é na hora de dobrar as roupas. A maioria das pessoas organiza as roupas para a viagem as dobrando. Uma forma de otimizar o espaço e até de evitar que as roupas fiquem amassadas é de, ao invés de você dobrar as roupas, você enrolá-las. Até mesmo as toalhas e lençóis (caso seja necessário que você leve) otimizam espaço quando enroladas.
-
Faça Uso de Nécessaires
Para que você não leve muita bagagem e a sua mala também seja organizada, procure guardar as coisas todas juntas, de preferência em nécessaires. Calcinhas e sutiãs você guarda em uma nécessaire. Material de higiene pessoal em outra. A farmacinha em uma outra nécessaire. Maquiagem, em outra. E assim sucessivamente.
Seguindo todas essas dicas, você verá que é possível viajar com pouca bagagem sem deixar nada importante para trás. Lembre-se que, para viajar, não há melhor bagagem do que a vontade de conhecer novos lugares. Curta a viagem sem grandes pesos e descanse, renovando as energias.